Inscrições para 17 bolsas de Iniciação Científica do A.C.Camargo Cancer Center estão abertas até dia 19

Publicado em: 06/07/2017 - 21:07:00
Release

Alunos matriculados em programas de Graduação podem concorrer a uma das dezessete vagas da nova turma de Iniciação Científica (PIBIC) do A.C.Camargo, com apoio do CNPq. Objetivo é estimular a inclusão de jovens cientistas em projetos de pesquisa básica e clínica em Oncologia  

Uma oportunidade para que alunos de Graduação ingressem em projetos de pesquisa básica ou clínica em Oncologia. O Centro integrado em diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, A.C.Camargo Cancer Center, está com edital aberto e recebendo inscrições para a nova turma do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Para concorrer a uma das dezessete bolsas oferecidas o candidato deve se inscrever até o dia 19 de julho.

Com duração de 12 meses, as bolsas são disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os beneficiados podem ser alunos de graduação que queiram se dedicar integralmente às atividades de pesquisa em uma das dezoito linhas de pesquisa básica e clínica listadas no edital.

As abordagens das linhas de pesquisa vão desde a investigação no âmbito da biologia molecular até a avaliação da qualidade de vida do paciente com câncer, incluindo temas como testes genéticos, biópsia líquida, caracterização de síndromes hereditárias, diagnóstico por imagem, marcadores prognósticos e de resposta ou resistência ao tratamento, suicídio em paciente oncológico, dentre outras (lista abaixo).

Para se inscrever, o candidato deve reunir a documentação necessária e entregar na secretaria da Pós-Graduação, que fica na Rua Prof. Antônio Prudente, 109, em São Paulo. A aceitação do candidato será baseada na disponibilidade de vagas e estará associada ao projeto de pesquisa previamente aprovado pela Comissão de Iniciação Científica. Também serão consideradas a documentação apresentada e a entrevista. As atividades terão início em 1 de agosto.

O objetivo do programa é estimular o envolvimento de novos pesquisadores na atividade de formação e promover maior articulação entre a graduação e a pós-graduação, além de ser uma forma de incentivar os jovens talentos, que estão começando a ter contato com o método científico, a compreender a importância de cada etapa de um projeto de pesquisa, o que poderá norteá-los durante toda a carreira acadêmico-científica.

Os projetos a serem apresentados devem estar inseridos em uma das dezessete linhas de pesquisas descritas no edital, cujos títulos e professores orientadores são:

1 - Avaliação da expressão de claudinas em tumores de glândula salivar - Dra. Cláudia Malheiros Coutinho Camillo

2 - Suicídio na população oncológica: Validação para o português - Brasil do Questionário de Necessidades Interpessoais (Interpersonal Needs Questionaire - INQ) e da Escala de Capacidade Adquirida para Suicídio (Acquired Capability for Suicide Scale - ACSS - FAD) em pacientes oncológicos - Dra. Maria Teresa D. P. da Cruz Lourenço

3 - Caracterização molecular de uma família com fenótipo não-usual de sarcoma associado à Síndrome de Lynch - Dra. Giovana Tardin Torrezan.

4 - Análise das Reconvocações para exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética em um Centro Oncológico. - Dr. Marcos Duarte Guimarães.

5 - Influência da Stress Inducible Phosphotein One (STI1) na Proliferação de Células GL-261 - Dr. Tiago Góss dos Santos.

6 - Caracterização da Primeira Linhagem Celular de Glioblastoma Estabelecida no A.C.Camargo Cancer Center - Dra. Gláucia Noeli Maroso Hajj.

7 - Investigação do papel da variante de splicing alternativo do gene TRIM37 na progressão de câncer de mama em células ER+ - Dra. Dirce Maria Carraro.

8 - Validação de padrões de metilação de DNA como marcador prognóstico em câncer de tireóide - Dr. Mateus de Camargo Barros Filho.

9 - Neoplasias na adolescência: caracterização epidemiológica, clínica e evolutiva. - Dra. Cecília Maria Lima da Costa.

10 - Implante de Filtro de Veia Cava Inferior em Pacientes com Neoplasia Maligna: a Experiência de um Cancer Center - Dr. Kenji Nishinari.

11 - Diagnóstico Precoce de Tumores de Pele por Teledermatologia - Dr. Thiago Celestino Chulam.

12 - Papel da Ressonância Magnética na Avaliação de Urgências e Emergências Oncológicas - Dr. Marcos Duarte Guimarães.

13 - Desfecho dos nódulos tireoidianos com Punção Aspirativa por Agulha Fina não diagnóstica - Dra. Marcela Pecora Cohen.

14 - Análise dos materiais didáticos utilizados pelos radiologistas e residentes de radiologia - Dr. Almir Bitencourt.

15 - Geração de células "knockin" para estudar os efeitos do mutante de p53 (R337H) que está associado à síndrome de Li-Fraumeni. - Dr. Martin Roffé.

16 - Avaliação da expressão de PD-L1 em células tumorais circulantes (CTC) de pacientes com câncer de cabeça e pescoço e gástrico tratados em uma única instituição - Dra. Ludmilla T.D.Chinen.

17 - Transferência de resistência a cisplatina mediada por vesículas extracelulares em linhagem de adenocarcinoma gástrico. - Dra. Michele Christine Landemberger

18 - Avaliação da dupla leitura e seu impacto na qualidade da informação fornecida pelos laudos radiológicos em um centro Oncológico - Dr. Marcos Duarte Guimarães.

 

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

 



Moura Leite Netto - Mtb 44.949 - moura@comunique.srv.br 

Veja também

Congresso internacional promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center discute novas abordagens para o câncer de pâncreas
Oito entre dez casos de câncer de pâncreas são diagnosticados em fase mais avançada, o que resulta em abordagens mais complexas e menos efetivas. Com o desafio de ampliar o entendimento sobre esta doença, cientistas do Brasil e exterior se reúnem em São Paulo de...
Imunoterapia prolonga a sobrevida de pacientes com câncer de rim
A combinação de dois medicamentos imunoterápicos leva a uma taxa de resposta superior a 40% para pacientes com carcinomas de células claras, o tipo mais comum de câncer renal- um resultado sem precedente na história do combate à doença. Estudo que levou à aprovação por...
OdontoPrev e A.C.Camargo firmam parceria com foco no diagnóstico precoce do câncer de boca
Ação visa auxiliar o cirurgião-dentista na identificação de lesões que podem resultar em diagnóstico precoce do câncer bucal. Com alta incidência no Brasil, a doença é diagnosticada em fase avançada em cerca de 8 entre 10 casos.São Paulo, 22 de julho de 2016 - O...
Estudo do A.C.Camargo Cancer Center aponta evolução na sobrevida de pacientes com metástase cerebral
A implementação e difusão de uma técnica de radioterapia cranial focal precisa que possibilita administração de uma alta dose de radiação restrita à lesão em fração única (radiocirurgia) ou poucas frações (radioterapia estereotática fracionada), assim como o aumento das opções de tratamento sistêmico (novas classes...
Personalização do tratamento de câncer de próstata estará em pauta em Congresso promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center
Avanços das técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e dos tratamentos focalizados de lesões malignas na próstata, assim como o papel da imunoterapia em tumores uroteliais, serão algumas das abordagens do painel de Urologia do Next Fronteiras to Cure Cancer, evento promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center. Congresso...