Imunoterapia em Tumores de Cabeça e Pescoço: uma Nova Esperança de Tratamento

Publicado em: 23/07/2020 - 17:07:43
Pesquisa
Tratamento
Imunoterapia
Tumores de Cabeça e Pescoço

Por Marcelo Corassa, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço sempre foi extremamente complexo, sobretudo quando não há a possibilidade de realizar um tratamento curativo. Quando esses tumores já se apresentam com metástases ou voltam após a cirurgia, o tratamento usado até hoje não apresentava resultados promissores, com benefício apenas para uma parte dos pacientes e muitos efeitos colaterais. 

A imunoterapia trouxe uma nova e interessante perspectiva, tornando-se uma realidade contra a doença. O estudo KEYNOTE-048, publicado na revista The Lancet, em 2019, demonstrou que o uso da imunoterapia em pacientes com cânceres recidivados ou metastáticos de cabeça e pescoço levou a um ganho significativo em sobrevida. 

O KEYNOTE-048 foi um estudo que aconteceu em diversos locais diferentes ao redor do mundo, incluindo o Brasil. O A.C.Camargo foi um dos centros de pesquisa em que o estudo aconteceu. De 2015 a 2017, os pacientes do A.C.Camargo que cumpriam os critérios de inclusão no estudo poderiam optar por participar do estudo ou seguir o tratamento convencional. Os candidatos elegíveis passavam por um processo chamado randomização, sendo alocados de forma aleatória em três grupos: uso de imunoterapia isolada, uso de imunoterapia com quimioterapia ou uso de quimioterapia. 

No total, 21 pacientes foram incluídos no KEYNOTE-048 no A.C.Camargo e 882 pacientes no mundo inteiro. Graças ao estudo, alguns pacientes tiveram a oportunidade de realizar o tratamento com imunoterapia de forma experimental precocemente, colhendo os potenciais benefícios derivados dessa estratégia. Os pacientes que não fizeram uso da imunoterapia receberam o melhor tratamento considerado pela equipe de investigadores do A.C.Camargo.

No A.C.Camargo, o responsável pelo estudo foi o Dr. Ulisses Ribaldo Nicolau, um dos oncologistas clínicos que compõem o time do Centro de Referência no Tratamento de Tumores de Cabeça e Pescoço. 

O KEYNOTE-048, assim como outros estudos em andamento, ocorreu dentro do A.C.Camargo devido à nossa Unidade de Pesquisas Clínicas, onde estudos com medicamentos inovadores e indicações precisas são conduzidos no intuito de compreender quais são os melhores tratamentos para os nossos pacientes. Além da contribuição para a melhora da sobrevida e da qualidade de vida dos pacientes, os estudos clínicos também garantem o acesso a tecnologias que serão utilizadas no futuro dentro do consultório dos nossos médicos.

Há diversos estudos em fase de abertura com medicamentos inovadores, como novas propostas de terapias-alvo e imunoterapia, incluindo imunoterapia para injeção intra-tumoral, tanto para pacientes que nunca foram tratados quanto para aqueles que já receberam tratamento anterior.

Para saber mais sobre os nossos estudos clínicos, acesse esta página, onde são encontrados todos os detalhes sobre nossos estudos abertos. Lá, você poderá entrar em contato diretamente com a nossa equipe para a retirada de dúvidas.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Os efeitos da radioterapia na pele
Importante método terapêutico que utiliza radiação para destruir células tumorais, a radioterapia pode provocar alguns sintomas, como cansaço e fadiga. No entanto, os efeitos colaterais mais perceptíveis dessa modalidade terapêutica – hoje minimizados com os novos avanços tecnológicos – manifestam-se na pele. Como recebe altas...
Radioterapia: o Programa de Residência Médica do A.C.Camargo
A radioterapia é um importante método de combate ao câncer. O procedimento utiliza a radiação para destruir as células tumorais. Neste vídeo, o Dr. Elson Santos Neto, médico radioterapeuta e Coordenador do Programa de Residência Médica em Radioterapia, apresenta o programa e destaca os principais...
Coronavírus: saiba como preservar o cateter
Dispositivo para infusão de quimioterápicos, ele é muito utilizado por grande parte dos pacientes oncológicos Neste cenário de pandemia do novo Coronavírus, é comum que o paciente oncológico, que já precisa de um cuidado diferenciado com a saúde, tenha dúvidas específicas. Coisas como a forma...
Exame de sangue oculto nas fezes ajuda a diagnosticar câncer de intestino precocemente
Ele funciona como uma espécie de triagem em grandes populações, indicando quem deve fazer a colonoscopia Pouca gente se lembra de fazer – e às vezes até mesmo os médicos se esquecem de pedir – o exame de sangue oculto nas fezes. Entretanto, ele é...
Câncer de mama, estudos e seus achados
Confira os resultados promissores de três publicações realizadas pelos especialistas A.C.Camargo Cancer Center Câncer de mama, o tipo de tumor que mais acomete mulheres no Brasil – está atrás do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para...