Grupo Oncológico de Pele e Estomas forma 33 novos integrantes

Publicado em: 20/12/2019 - 08:12:24
Ensino
Institucional
Aprimoramento e Aperfeiçoamento
Tumores Cutâneos

Em 2018, o GOPE realizou mais de quatro mil avaliações, que incluíram demarcações de estomas, tratamento e prevenção de lesões cutâneas
 

O Grupo Oncológico de Pele e Estomas (GOPE) do A.C.Camargo Cancer Center é uma importante iniciativa que, além de assistir o paciente no cotidiano, tem uma atuação diferenciada e especializada na segurança e tratamento dos pacientes.

Composto por enfermeiros de diferentes setores, o grupo atua na prevenção e tratamento das lesões de pele e complicações dos estomas intestinais, urinários e respiratórios. 
 
Em 2018, o GOPE realizou mais de quatro mil avaliações, que incluíram demarcações de estomas, tratamento e prevenção de lesões de pele, como dermatite associada à incontinência e outras lesões típicas de pacientes oncológicos, caso das lesões neoplásicas malignas e de final de vida.
 
A especialização é constante nos treinamentos teóricos, como o que acaba de ocorrer. Dos 66 enfermeiros participantes, 33 eram novos integrantes e os outros 33 já eram membros do grupo, portanto foram reciclar o conhecimento. 

Estomas


 

Estomas

Para Soraya Yumi Hashimoto, Enfermeira do Ambulatório da Unidade Tamandaré, é um orgulho fazer parte do GOPE: "O trabalho é (G) gratificante, pois somos (O) obstinados, possuímos (P) perseverança e nosso trabalho é (E) essencial para o paciente. Somos o GOPE". 
 
“Ser do GOPE é preparar o solo, regar e cuidar. São tarefas que requerem tempo, dedicação, amor e talento, que, quando se cruzam com a necessidade do outro, fazem nascer uma linda flor no lugar da dor", diz Larissa Mariana Zulpado dos Santos, Enfermeira da Internação da Unidade Tamandaré.
 
Já Patrícia Pereira dos Anjos, Enfermeira do Ambulatório da Unidade Antônio Prudente, diz que o GOPE é um legado herdado. “Vejo como uma árvore que foi regada com comprometimento, ciência e competência. Assim, acredito muito que o que nos compete hoje é espalhar essas sementes entre nossos colegas e preparar os frutos para as próximas gerações de enfermeiros do A.C.Camargo". 
 
Vanessa Camandoni, da área de Práticas Assistenciais, explica que o grupo tem uma atividade nobre e diferenciada. “Esse é um trabalho muito importante no cuidado dos pacientes oncológicos, traz segurança ao paciente, dentro de um contexto de melhor cuidado. Aproveito para agradecer a cada integrante do grupo e às lideranças da enfermagem, que acreditam no propósito do GOPE”, finaliza Vanessa.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Câncer de pele: Programa de Aperfeiçoamento (Fellow)
Câncer de pele: o tipo não melanoma é o mais comum no planeta e no Brasil. Por aqui, a estimativa é de 177 mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022, segundo o INCA. Isso sem contar o conhecido melanoma. Para continuar no combate...
Ambulatório SUS de ginecologia passará a funcionar na Unidade Castro Alves
O edifício, que foi inaugurado em setembro, vai trazer mais conforto para os pacientes A partir do dia 10 de fevereiro, consultas do ambulatório de ginecologia dos pacientes atendidos pelo SUS passarão para a Unidade Castro Alves, localizada na Rua Castro Alves, nº 131, a...
Werdum e Wolverine, lutadores do UFC, visitam a Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo
Uma experiência para ser levada ao octógono. Os lutadores de Mixed Martial Arts (MMA) Fabricio Werdum, da categoria peso pesado, e Hugo "Wolverine" Viana, peso galo, alegraram a manhã da última quinta-feira dos pacientes da Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo, centro de referência mundial em ensino...
Dia Nacional da Saúde
O cenário de pandemia mostra como medidas de saúde pública e educação sanitária são importantes para o bem-estar de toda a população No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. A data foi criada em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Gonçalves...