GAP 2016: Especialistas de todo o mundo se reúnem em São Paulo e Barretos para debater assuntos relacionados ao câncer

Publicado em: 07/04/2016 - 21:04:00
Institucional
Pesquisa
Eventos

Em 2016, o Global Academic Programs (GAP) acontecerá pela primeira vez no Brasil, em São Paulo e em Barretos (SP), entre os dias 24 e 28 de abril. Criado pelo MD Anderson Cancer Center, esse congresso mundial, voltado a profissionais de saúde, aborda temas relacionados à pesquisa e à educação em oncologia, com o objetivo de reduzir o impacto do câncer em todo o mundo.
 
A.C.Camargo Cancer Center, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital de Câncer de Barretos, centros considerados Sisters Institutions do MD Anderson, são os organizadores da edição brasileira, que traz o tema "Diversidade, Inovação, Humanização e Integração". 
 
Essa iniciativa reforça o posicionamento do A.C.Camargo como um Centro Integrado para prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer em âmbito internacional e sua contribuição para a formação de profissionais, disseminação de conhecimento sobre oncologia e inovação no setor.

A realização do GAP 2016 no país é um reconhecimento do atual cenário da produção científica brasileira, de acordo com Dra. Vilma Regina Martins, superintendente de Ensino e Pesquisa do A.C.Camargo. "O mérito está em reunir renomadas instituições de todo o mundo voltadas para a oncologia, com nível de Excelência. No âmbito da pesquisa, temos projetos de alta relevância que são patrocinados por essas instituições e com importante suporte de agências de fomento estaduais, como FAPESP, e federais, como CNPq, CAPES e FINEP, o que nos faz avançar em ciência translacional, diminuindo o abismo entre a ciência básica e a ciência aplicada".

PROGRAMAÇÃO

Entre os principais assuntos a serem abordados, a cirurgia robótica será o mote em duas plenárias moderadas pelo A.C.Camargo: uma com foco em câncer de próstata, com o chefe do Núcleo de Urologia, Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, e outra com foco em tumores de cabeça e pescoço, com o diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço, Dr. Luiz Paulo Kowalski. 

Outras importantes plenárias serão dedicadas ao papel das amostras de tumores para o desenvolvimento de pesquisas, com moderação do patologista e coordenador do Biobanco do A.C.Camargo, Antônio Hugo Fróes Campos; às biópsias líquidas e ao microambiente tumoral, com moderação da superintendente de Ensino e Pesquisa, Vilma Regina Martins.

Outros painéis também trarão como moderadores especialistas do A.C.Camargo, casos do cirurgião oncológico e vice-presidente, Dr. Ademar Lopes (painel sobre sarcomas e tumores de partes moles); do cirurgião oncológico e diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax, Dr. Jefferson Luiz Gross (câncer de pulmão); do cirurgião oncológico e diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal, Dr. Felipe Coimbra (tumores gastrointestinais e câncer hepatobiliar); da médica geneticista e diretora de Oncogenética, Dra. Maria Isabel Achatz (tumores hereditários); do cientista e coordenador do Laboratório de Genômica Médica, Dr. Emmanuel Dias-Neto (banco de dados e privacidade do paciente); da psiquiatra e diretora do Núcleo de Psicologia/Psiquiatria, Dra. Maria Teresa Lourenço (sobrevivência e suporte psicológico para pacientes e familiares); da epidemiologista e coordenadora do Grupo de Epidemiologia, Dra. Maria Paula Curado (ciência populacional e epidemiologia do câncer); da cientista e coordenadora do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular, Dra. Dirce Maria Carraro (medicina personalizada e genética); do patologista e diretor do Departamento de Anatomia Patológica, Dr. Fernando Augusto Soares (novos marcadores em patologia molecular); do radio-oncologista e diretor do Departamento de Diagnóstico por Imagem, Dr. Rubens Chojniak (diagnóstico por imagem); e do cirurgião oncológico e coordenador do Programa de Prevenção do Câncer, Dr. Thiago Celestino Chulam (prevenção do câncer e diagnóstico precoce). 
 
Acesse a programação completa e mais informações no site oficial.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Produção científica: um dos importantes pilares de atuação do A.C.Camargo Cancer Center
A pesquisa – ao lado do diagnóstico, tratamento e ensino – constitui um dos importantes pilares de atuação do A.C.Camargo Cancer Center. A produção de conhecimento científico é considerada fundamental e traz benefícios para o paciente, na medida em que os estudos resultam em práticas...
Dia do médico 2020
video { width: 100%; height: auto; }
Câncer de cabeça e pescoço: artigo científico traz recomendações para cirurgias oncológicas
Estudo internacional teve a contribuição do Dr. Luiz Paulo Kowalski, líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço Câncer de cabeça e pescoço e Covid-19. Em artigo divulgado pela revista científica The Lancet Oncology, especialistas representando mais de 30 sociedades médicas do...
Tumores Cutâneos no Next Frontiers to Cure Cancer 2021
O Next Frontiers to Cure Cancer é um congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, o...
Pesquisa do A.C.Camargo avalia tolerância de medicamentos em 430 mulheres idosas com câncer de mama
Apresentado na ASCO 2019, o trabalho analisou a eficácia de tratamentos com Trastuzumab e Lapatinib Um estudo desenvolvido por pesquisadores do A.C.Camargo, que foi apresentado em Chicago durante a sessão de pôsteres de Survivorship e Supportive Care da ASCO 2019, analisou a capacidade de tolerância...