Doutor Fernando Gentil, branco, calvo e de óculos

Fernando Gentil, um pioneiro em cirurgia oncológica

Publicado em: 18/01/2021 - 09:01:29
Institucional
Tratamento
Cirurgia
Tumores de Mama
Linha Fina

Conheça o legado deste visionário no combate ao câncer 

O cirurgião Fernando Campello Gentil (1921-1989), que hoje empresta seu nome a um de nossos ambulatórios, teve papel muito relevante na Cirurgia Oncológica no A.C.Camargo e no Brasil. 

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez Residência Médica no Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSKCC) de Nova York, onde também foi médico assistente. 

Retornou ao Brasil no final da década de 1950 e, após rápida passagem pelo Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, veio para o A.C.Camargo a convite de Prudente. 

Com sólida formação em Cirurgia Oncológica, Gentil foi um dos primeiros brasileiros a receber treinamento formal nessa área de atuação sob a forma de Residência Médica. Trouxe do MSKCC para o A.C.Camargo e para o Brasil procedimentos cirúrgicos arrojados para o tratamento do câncer nos diversos compartimentos anatômicos. 

Também foi pioneiro ao introduzir no país uma cirurgia conservadora para o tratamento do câncer de mama no início da década de 1970, quando a mastectomia radical idealizada por Halsted, no final do século 19, era considerada padrão ouro. 

Recebeu duras críticas por essa conduta, de eminentes figuras da mastologia, que um pouco mais tarde passaram a adotá-la, inclusive de maneira mais conservadora. 

Ao falecer, em 1989, tinha mais de 400 casos de câncer de mama tratados conservadoramente. 

O primeiro caso em que esse procedimento foi aplicado, batizado como “Cirurgia de Gentil”, está publicado no Journal of Surgical Oncology, 14:173-93 (1980). 

Gentil dedicou a vida profissional ao seu consultório e ao A.C.Camargo, onde operava praticamente todos os seus pacientes – dentre eles, figuras ilustres da sociedade paulistana e brasileira. 

Um homem que deixou um grande legado.

Veja também

Fizemos a primeira transposição uterina para câncer de colo do útero no mundo
O trabalho é importantíssimo pelo ineditismo e a contribuição para a qualidade de vida de pacientes. “A capacidade criativa de cirurgiões, a fusão de novas ideias e as novas tecnologias fazem com que a medicina possa ir além das fronteiras em busca das melhores escolhas...
A.C.Camargo fornece tecnologia e treinamento para impulsionar pesquisa do câncer no Uruguai
Em um acordo inédito firmado em dezembro durante solenidade promovida pelo Instituto Nacional del Cáncer, em Montevidéu, o A.C.Camargo Cancer Center, instituição paulista que é referência mundial em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, vai compartilhar com instituições governamentais uruguaias o seu conhecimento e...
Exame de sangue oculto nas fezes ajuda a diagnosticar câncer de intestino precocemente
Ele funciona como uma espécie de triagem em grandes populações, indicando quem deve fazer a colonoscopia Pouca gente se lembra de fazer – e às vezes até mesmo os médicos se esquecem de pedir – o exame de sangue oculto nas fezes. Entretanto, ele é...
AACR 2019: Estudo aponta diferenças na mortalidade por câncer de mama na população afrodescendente e branca
Dados apresentados no encontro anual da AACR mostram que variante do gene DARC pode explicar maior agressividade do tumor Por Dra. Vilma Regina Martins, superintendente de pesquisa no A.C.Camargo Cancer Center Um estudo apresentado no encontro anual 2019 da American Association for Cancer Research (AACR)...
Coronavírus: recomendações importantes
O novo Coronavírus foi classificado como pandemia em 11 de março, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número...