Tubos de ensaio

Estudo multicêntrico latino-americano avalia desfechos em pacientes com câncer de canal anal metastático

Publicado em: 12/01/2021 - 01:01:47
Linha Fina

Por Bruna Raphaeli S. Mattos, residente na Oncologia Clínica do A.C.Camargo Cancer Center
 

O câncer de canal anal, apesar de ser considerado uma neoplasia rara, vem apresentando um aumento de sua incidência, mas conta com poucos dados na literatura a respeito do prognóstico e de um melhor tratamento. 

Ele apresenta como fatores de risco a infecção pelo HPV, a imunossupressão, a infecção pelo HIV e o tabagismo.

Assim, foi realizado um estudo multicêntrico internacional, conduzido pela oncologia do A.C.Camargo, que teve a cooperação de dois centros da Argentina e um outro do México, com coleta de dados sobre características e tratamento de pacientes com câncer de canal anal metastático. 

Apresentado no congresso europeu de oncologia da ESMO (European Society for Medical Oncology), esse trabalho ganhou o seguinte nome: Desfechos em Pacientes com Câncer de Canal Anal Metastático: Estudo Retrospectivo Multicêntrico.

O objetivo do estudo foi caracterizar esse grupo de pacientes, analisar dados de tratamento e sobrevida, bem como comparar o resultado de pacientes HIV positivos, que costumam ser pouco representados nos trabalhos.

A população geral do estudo foi, em sua maioria, do sexo feminino e com idade mediana de 58 anos. Nas comparações conforme status HIV, os pacientes positivos apresentaram menor idade mediana ao diagnóstico e maior proporção de pacientes do sexo masculino. 

Os pacientes HIV positivos tiveram numericamente uma menor sobrevida, porém não foi algo significativo estatisticamente.

O estudo trouxe dados importantes sobre os pacientes HIV positivos com câncer de canal anal metastático e reforçou a importância de incluí-los em mais pesquisas.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...