Estudo aprofunda tratamento para o câncer esofagogástrico ressecável HER2 positivo

Publicado em: 04/06/2020 - 13:06:10
Pesquisa
Tratamento
Quimioterapia
Tumores do Aparelho Digestivo Alto

Por Victor Hugo Fonseca de Jesus, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

O PETRARCA/FLOT6 é um estudo randomizado de fase II, concebido por múltiplos centros acadêmicos na Alemanha, que envolveu 81 pacientes com câncer esofagogástrico ressecável HER2 positivo.

O trabalho comparou o tratamento habitual de quatro ciclos de quimioterapia – com esquema FLOT antes da cirurgia seguido de mais quatro ciclos do mesmo esquema – com o mesmo tratamento acrescido de Trastuzumabe e Pertuzumabe antes e depois da cirurgia. 

É uma evolução, pois representa o primeiro estudo randomizado de terapia anti-HER2 em pacientes com adenocarcinoma esofagogástrico localizado.


Como funciona

A combinação de Trastuzumabe e Pertuzumabe exibe um efeito sinérgico, evitando os efeitos biológicos da ativação da proteína HER2 nos tumores esofagogástricos.


Objetivo 

Pacientes com tumores esofagogástricos com hiperexpressão da proteína HER2 apresentam um prognóstico desfavorável quando comparados àqueles que não apresentam tumores expressando a mesma. 

Em outros cenários, como no câncer de mama, a combinação de terapias anti-HER2, como Trastuzumabe + Pertuzumabe, é uma pratica consolidada. 


Principal novidade e benefícios 

O aumento de taxa de resposta patológica e os dados iniciais de sobrevida livre de doença apontam para benefícios significativos desta combinação. Além disto, o uso de FLOT + Trastuzumabe + Pertuzumabe parece ser seguro.

Apesar de ser necessário aguardar dados mais maduros de sobrevida global, dados preliminares apontam para uma maior chance de cura para estes pacientes.

Esse estudo traz novos insights sobre o papel da proteína HER2 no câncer esofagogástrico e aponta para o papel do tratamento com terapia anti-HER2 em casos de pacientes com doença não metastática.


Pontos de atenção 

O estudo foi fechado precocemente após resultados negativos de um outro estudo, que avaliou a combinação de quimioterapia + Trastuzumabe + Pertuzumabe no cenário da doença metastática. 

Então, apesar de promissor, vale lembrar que o número de pacientes neste estudo é pequeno para se chegar a conclusões definitivas. Além disso, apesar de bem tolerada, a combinação que envolveu o uso de Trastuzumabe + Pertuzumabe esteve associada a um aumento do risco de algumas toxicidades – notadamente, diarreia, fadiga e queda de glóbulos brancos.


Conclusão 

Os dados são promissores, mas devem ser confirmados por estudos mais robustos antes da utilização ampla desta estratégia de tratamento. 

Novamente, este estudo traz novos insights sobre o papel da proteína HER2 no câncer esofagogástrico e aponta para o papel do tratamento com terapia anti-HER2 em casos de pacientes com doença não metastática.

Victor Hugo Fonseca de Jesus

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Brasileiros com Li-Fraumeni teriam menos chance que americanos com a síndrome de ter câncer colorretal precoce
Explicação seria a mutação R337H, presente apenas em pacientes nascidos em nosso país A Síndrome de Li-Fraumeni é uma doença hereditária de predisposição ao câncer relacionada a mutações germinativas: quem as tem é suscetível a um grande risco de desenvolver cânceres infantis e adultos de...
Uma revisão da literatura científica sobre genética que ajuda a identificar os melhores candidatos e os diversos tratamentos no câncer de cabeça e pescoço
Os cientistas analisaram artigos de 2008 a 2016 sobre microRNAs – sequências que regulam a expressão de vários genes – para entender como essas sequências podem ajudar no prognóstico. O grupo de tumores do carcinoma de células escamosas é heterogêneo: laringe, faringe, cavidade oral, cavidade...
Estudo sobre custo-efetividade mostra as vantagens da cirurgia robótica para câncer de próstata
A introdução de novas tecnologias revolucionou a área da saúde, principalmente a oncologia. Para o tratamento do câncer de próstata, por exemplo, a cirurgia robótica impactou positivamente, trazendo melhores resultados para pacientes com doença localizada. Mas quais são os resultados de custo-efetividade para este tipo...
Covid-19: nova política de visitas para os pacientes internados
Com o objetivo de aumentar a segurança dos nossos pacientes e conter o avanço do novo Coronavírus, a política de visitas aos pacientes internados mudou UTIs Unidades Antônio Prudente e Tamandaré - Quando a visita for para um paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19...
Sob o tema Convergência, o Next Frontiers 2019 discutirá os avanços no tratamento do câncer
De 16 a 18 de maio, acontecerá a quarta edição do Next Frontiers do Cure Cancer, congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas como...