Em ação de prevenção de câncer em SP, A.C.Camargo convida população a dizer o que ela faz para que sua vida a leve mais longe

Publicado em: 07/04/2016 - 21:04:00

A origem de 9 em cada 10 casos de câncer está ligada à interação do ser humano com o meio ambiente, seja por comportamentos nem sempre saudáveis ou pela exposição a fatores e agentes de diferentes origens. Desta forma, a estratégia mais eficaz contra o câncer é conscientizar a população sobre os hábitos de vida que auxiliam na prevenção da doença. Com base nisso, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, o A.C.Camargo Cancer Center realiza na sexta, 8 (Dia Mundial de Combate ao Câncer) e na segunda, 11, das 9 às 18 horas, a ação "Sua vida quer te levar mais longe".

Em três pontos da cidade de São Paulo, o público será convidado a interagir com uma grande estrutura em forma de cubo que possibilitará a cada um escrever, utilizando giz, os hábitos que adota ou que gostaria de adotar para ter uma vida mais saudável. Ilustrando os fatores de risco para câncer e a melhor maneira de evitá-los, um grupo teatral composto por doze atores fará intervenções ao longo da ação. Haverá distribuição de material informativo e de um álbum com espaço para fotografias dos momentos mais marcantes da vida. O participante também poderá tirar fotos segurando uma placa de sua escolha com mensagem alusiva a uma vida com saúde. Os internautas também poderão aderir à essa campanha, publicando fotos em seu perfil no facebook e instagram com as mesmas mensagens, que estarão disponíveis no site da Instituição para impressão, usando a hashtag #combateaocancer. Essas fotos serão publicadas posteriormente em um álbum nos perfis oficiais do A.C.Camargo nas mídias sociais. Os pontos escolhidos para receber a ação são a Praça Alex Freua Netto e a Praça Dr. João Mendes, ambas no dia 8, das 10 às 17 horas e a Praça da Liberdade, no dia 11, no mesmo horário.

A expectativa de vida da população em países desenvolvidos ou em desenvolvimento supera os 70 anos e, paralelamente, o câncer é hoje considerado uma doença crônica, estimando-se que 32,6 milhões de pessoas vivem após terem recebido o diagnóstico. Os dados são do Globocan 2012, levantamento feito pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC), que é o braço da Organização Mundial de Saúde nas questões relacionadas com câncer. No Brasil, são estimados para 2016, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), quase 600 mil novos casos de câncer.

"Quando falamos sobre vida, estamos lidando com sonhos e planos e, com essa campanha, queremos mostrar que o processo de envelhecimento pode ser mais saudável a partir de medidas simples que cada um de nós podemos adotar dia após dia", ressalta o Superintendente de Negócios do A.C.Camargo, José Marcelo Amatuzzi de Oliveira

COMO EVITAR OS FATORES DE RISCO? - Os agentes causadores de câncer esporádico (adquirido durante a vida) são organizados como agentes físicos, químicos e biológicos. Dentre os agentes físicos estão, por exemplo, a exposição excessiva a raios solares. Dentre os químicos, o tabagismo se destaca e nos biológicos, alguns vírus, como o HPV. Por sua vez, conforme explica o cirurgião oncológico e vice-presidente do A.C.Camargo, Ademar Lopes, entre os hábitos de vida que previnem o câncer estão: realizar caminhadas e atividades físicas regularmente; manter uma alimentação equilibrada, sem exageros; ficar longe do cigarro e beber com moderação. "O consumo de carne vermelha está relacionado ao risco aumentado para câncer de intestino e deve ser moderado também. É válido evitar ou diminuir o consumo de carnes processadas, que contêm conservantes e agentes químicos de poder cancerígeno. Consumir frutas e verduras tem efeito protetor, reduzindo os riscos de desenvolvimento do câncer. Além disso, é importante evitar exposição excessiva ao sol e contaminação por vírus, por exemplo, HPV (relacionado ao câncer de colo do útero, pênis, ânus e de cabeça e pescoço) e Hepatite B (fator de risco para câncer de fígado). É crescente também a preocupação com a obesidade como fator de risco", orienta Ademar.

AÇÃO NO PÁTIO DO COLÉGIO - O A.C.Camargo Cancer Center é um dos apoiadores da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que promove na quinta, 7, a 18ª edição da Feira da Saúde, no Pátio do Colégio, no centro da capital paulista. Entre 9 e 17 horas será oferecida assistência médica gratuita à população em diversas áreas da saúde, feita por mais de 20 entidades. O evento será realizado em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia Mundial da Atividade Física. O A.C.Camargo participará, em seu estande, com orientações sobre prevenção de câncer.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center - Fundado em 1953 e referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center atua na prevenção e tratamento de pacientes, no ensino a médicos e profissionais da saúde, na pesquisa básica a translacional.

Com serviços de assistência oncológica para a Saúde Suplementar e para o Sistema Único de Saúde é uma Instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Antonio Prudente, um modelo sustentável que combina atuação social e geração de valor.

Para realizar sua missão de combater o câncer paciente a paciente, oferece assistência oncológica ampla, multidisciplinar e integrada. Sua equipe é composta por aproximadamente 5 mil profissionais que inclui mais de 650 médicos, equipe especialista multidisciplinar, enfermeiros e nutricionistas. As práticas da oncologia baseada em evidências e diretrizes diagnósticas e terapêuticas institucionalizadas permitem atingir os melhores resultados clínicos e custo-efetividade.

Em 2015, realizou mais de 3,7 milhões de atendimentos, sendo 62% dos atendimentos ambulatoriais dedicados aos pacientes do Sistema Único de Saúde, além do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer. Sua infraestrutura dispõe de rede com 480 leitos hospitalares, serviços de cirurgia oncológica e robótica, radioterapia, quimioterapia, anatomia patológica e diagnóstico por imagem especializados em Oncologia.

A formação de especialistas e disseminação do conhecimento científico estão na essência do A.C.Camargo desde o início de sua história. Em 1953 instituiu o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do País com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, já formou 579 mestres e doutores, celeiro de especialistas e cientistas para o corpo assistencial e de docentes da Instituição para o Brasil e Exterior. Em 1987 foi pioneiro na implementação da primeira escola hospitalar, Escola Especializada Schwester Heine, com o objetivo de dar continuidade aos estudos regulares das crianças e adolescentes durante o tratamento.

As atividades de pesquisa do câncer são realizadas no Centro Internacional de Pesquisa em conjunto com o corpo clínico e assistencial, por meio da pesquisa translacional. Possui parcerias e acordos de colaboração com os principais centros oncológicos e acadêmicos internacionais e seus projetos também contam com programas de fomento da FAPESP, do CNPq e PRONON.

O A.C.Camargo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do SCIMAGO entre as instituições de saúde brasileiras que mais publicam nas revistas científicas de maior influência e impacto. Em 2015 esse trabalho resultou em 168 artigos publicados.

Possui certificações e acreditações para os programas de qualidade e segurança assistencial, governança e gestão ambiental, sendo as mais importantes Acreditação ONA nível III - Excelência, Certificação Qmentum International - Padrão Diamante - pelo Canadian Council on Health Services Accreditation e Certificação ISO 14001 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/


 

 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

7 entre 10 casos de câncer de Cabeça e Pescoço são diagnosticados em fase avançada da doença, alerta A.C.Camargo Cancer Center
Negligencia dos sintomas e demora no encaminhamento por parte de dentistas, médicos e demais profissionais da saúde são alguns dos fatores que retardam o diagnóstico de tumores na região de Cabeça e PescoçoOs tumores de cabeça e pescoço, segundo o Globocan 2012, levantamento da Organização...
9ª Corrida e caminhada A.C.Camargo Cancer Center
Com largada em frente ao Cepeusp, na Cidade Universitária, evento quer mostrar a importância da prática esportiva na prevenção do câncer e recuperação do pacienteA Corrida e Caminhada A.C.Camargo Cancer Center, que une a prática do esporte à conscientização de hábitos saudáveis, chega à nona...
A evolução do modelo Cancer Center no A.C.Camargo
A cada ano aproximadamente 600 mil pessoas são diagnosticadas com câncer no Brasil. Combater o câncer é uma causa da humanidade. Seu progresso é fruto do esforço de pessoas e instituições no mundo inteiro que, comprometidas com esse movimento, dedicam suas vidas a criar melhores...
A.C.Camargo amplia a relevância da ciência no propósito de combater o câncer
Com atuação em pesquisa básica, clínica e translacional em tumores específicos, a Instituição contribui ainda mais para aumentar o conhecimento sobre oncologiaO A.C.Camargo Cancer Center vai aumentar as atividades em linhas de pesquisa translacionais ligadas ao estudo dos carcinomas de cabeça e pescoço, tumores de...
A.C.Camargo apóia movimento global que une forças contra o câncer via redes sociais
Liderado pela Union for International Cancer Control (UICC), o movimento do Dia Mundial do Câncer - 4 de fevereiro - traz o tema WeCanICan - Nós Podemos... Eu Posso. Campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância de cada pessoa na desmistificação e disseminação de...