Arte gráfica em fundo rosa claro com a silhueta do rosto de uma mulher sob flores.

Dia Nacional da Mamografia: confira dicas para o exame ser mais confortável

Publicado em: 05/02/2021 - 10:02:42
Diagnóstico
Foco do paciente
Exames
Tumores de Mama
Linha Fina

Em comemoração à data, selecionamos algumas recomendações de consultório para diminuir o incômodo na hora do procedimento

O Dia Nacional da Mamografia é lembrado todos os anos em 5 de fevereiro. A data reforça a conscientização da população sobre a importância do exame que ajuda a detectar alterações na mama.

Uma das formas de se diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia, um exame feito por um equipamento de raio-x, chamado mamógrafo, capaz de identificar lesões nos estágios iniciais.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente em mulheres, e que possui uma alta taxa de cura se detectado ainda no início.

Contudo, a mamografia pode assustar algumas pacientes – há quem alegue dores e desconforto na hora de fazer o exame.

Conversamos com a Dra. Fabiana Makdissi, líder do Centro de Referência de Tumores da Mama, que deu algumas dicas para a hora da mamografia se tornar menos desconfortável.

  • Programe a sua mamografia. Evite a semana que antecede a menstruação, pois, como a mama estará mais inchada, as dores podem ser maiores. Por isso, dê preferência para fazer o exame após o ciclo menstrual.
  • Pacientes com mamas muito sensíveis podem conversar com o médico. Ele pode indicar um analgésico para tomar antes do exame para aliviar a dor.
  • Alguns alimentos podem tornar a mama mais sensível. Por isso, se você percebe que você tem maior sensibilidade nas mamas quando ingere café, chocolate, bebidas energéticas ou outros alimentos com cafeína, evite-os próximo da data do seu exame.
  • Tente relaxar. Com uma postura tensa, os músculos do peitoral podem ficar contraídos e tornar o exame mais dolorido. Respire fundo e tente manter a postura ereta, com ombros e braços relaxados.
  • Fique de olho na sua posição. Qualquer movimentação pode interferir na captura da imagem e, se for necessário, o técnico pode pedir para repetir a mesma posição.
  • Prefira roupas com duas peças, como blusa com calça ou saia. É preciso ficar nua da cintura para cima, usando apenas o avental fornecido pela equipe de enfermagem.

Mamografia: para quem é indicado?

A mamografia, como forma de rastreamento do câncer, é indicada anualmente para mulheres acima dos 40 anos, como recomendação da nossa Instituição e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).O Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos.

Abaixo dos 40 anos, a mamografia pode ser indicada para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar essa necessidade.  
Em caso de mamas muito densas, o médico poderá solicitar exames complementares, como o ultrassom. Em nossa Instituição, em caso de mama densa, faz parte do protocolo fazer o ultrassom complementar de rotina.

Fique atenta aos sinais e sintomas

Os sinais e sintomas do câncer de mama variam de mulher para mulher. Mas é importante estar atenta a mudanças na mama, seja na cor, espessura ou no tamanho.

Nossa Instituição está preparada para recebê-la e atende a todos os protocolos sanitários da Covid-19. Não deixe seu tratamento para depois!
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Ressonância magnética auxilia na identificação do prognóstico do câncer de mama em mulheres jovens
Publicada na revista Scientific Reports, a análise ratificou a eficiência do Centro de Referência em Tumores de Mama do A.C.Camargo Cancer Center É fato notório que o câncer de mama é o tipo que tem maior incidência em mulheres no Brasil e no mundo. Costuma...
Coronavírus: é seguro viajar de avião?
Entenda os riscos de voar em tempos de pandemia O novo Coronavírus mexeu fortemente também com os voos no Brasil e no mundo. Quem tem viagem de avião marcada deve rever essa ideia. “Não somente o paciente oncológico, mas qualquer pessoa, neste momento de surto...
Câncer de pulmão: prevenção e fatores de risco
Especialista do A.C.Camargo ensina a se proteger da doença, que é evitável em 90% dos casos O câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e o quarto entre as mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma), segundo o...
Saiba tudo sobre câncer de pulmão
No mundo, o câncer de pulmão está entre os principais em incidência, ocupando a primeira posição entre os homens e a terceira posição entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só no Brasil, estima-se 17.760 casos novos em homens e 12.440 em...
Você sabe o que é a Estomatologia?
Entenda o papel dessa especialidade no diagnóstico, tratamento e reabilitação do paciente com câncer Quando identificamos algum problema na boca, procuramos o dentista, certo? Certo. O que poucas pessoas sabem é que dentro da odontologia existem várias especialidades, cada uma responsável por uma questão específica...