Dia Mundial da Saúde Mental – 10/10: cuidar da mente faz parte do tratamento oncológico

Publicado em: 10/10/2019 - 15:10:35
Foco do paciente
Prevenção
Efemérides

O corpo é importante, mas a saúde mental não pode ficar de lado

Mente sã, corpo são, já dizia a sabedoria popular. Por outro lado, quando pensamos em cuidar da saúde, a primeira ideia que pode vir à mente é ir ao médico, fazer exames, checar a pressão arterial etc., ou qualquer outra medida que tenha a ver com a saúde física.

Raramente lembramos de avaliar a nossa saúde mental, que é tão importante para o bem-estar como um todo de um indivíduo. No caso do paciente com câncer, olhar para o lado emocional é necessário e deve fazer parte do tratamento desde o início. 

“É um momento muito especial: enfrentar o diagnóstico de câncer leva a gente pensar em finitude, em ter medo de sofrer... É um momento de estresse, que traz um mundo novo, uma rotina nova, que a princípio é assustadora e preocupante”, comenta Maria Teresa Cruz Lourenço, head da Psico-Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center. 

De olho nisso, cuidar da saúde mental deve ser prioridade para que o paciente possa atravessar o período de tratamento de forma tranquila e confortável. “Precisamos falar cada vez mais sobre isso para não termos medo e sim, tratarmos e cuidarmos para que tudo fique bem e a pessoa possa viver da melhor forma possível”, complementa. 

Atenção aos sintomas de que algo não vai bem com a saúde mental 

Por estar mais fragilizado, o paciente com câncer está mais predisposto a desenvolver quadros de depressão e de ansiedade, além de um risco duas vezes maior para suicídio.  É importante ficar atento aos primeiros sintomas que do ponto de vista psíquico algo não vai bem: quanto mais cedo o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, melhor será para o paciente e seus familiares. 

“Os principais sintomas incluem desânimo, tristeza, sensação de vazio, pensamentos negativos, angústia, agonia, sensação de falta de ar, medo de passar mal, entre outros. Esses são os sinais de um quadro depressão ou ansiedade. Ao notar isso, é importante que o paciente ou seus familiares procurem ajuda”, destaca Maria Teresa. 
Aqueles pacientes que possuem algum transtorno mental prévio ao diagnóstico de câncer também precisam de cuidados desde o começo.

“Pacientes com transtorno bipolar, esquizofrenia ou outra doença mental precisam ser acompanhados para que se mantenham estáveis para que o transtorno psiquiátrico não comprometa o tratamento do câncer e vice-versa”, finaliza doutora Maria Teresa. 

Como é feito o tratamento

Após o diagnóstico, a equipe irá definir o tratamento que poderá incluir acompanhamento com o psiquiatra, com a psicóloga ou ambos. Além disso, há a possibilidade de participar de grupos de apoio com outros pacientes. 

“No A.C.Camargo temos alguns grupos de apoio para pacientes, como o Grupo da Mama, o grupo Espaço da Mulher, e o grupo Espaço do Homem e o Grupo de Apoio ao Tabagista.  É muito importante e encorajador que os pacientes possam compartilhar e expor seus sentimentos, experiências, dúvidas, discutir seus medos e trocar ideias de como enfrentar esse momento difícil”, explica a especialista. 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Câncer colorretal, prevenção e diagnóstico precoce
Confira um infográfico com medidas preventivas e curiosidades Câncer colorretal: quem o descobre precocemente conta com até 90% de chances de sucesso no tratamento. E isso é muita coisa, já que um tumor colorretal, também conhecido como câncer de cólon e reto, é o segundo...
Tumores ginecológicos: uma seleção de conteúdos para você saber tudo sobre a saúde da mulher
Tumores ginecológicos: mais de 30 mil mulheres são diagnosticadas anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Uma vez que os sintomas são ausentes ou inespecíficos na fase inicial do tumor, muitas vezes fica complicado perceber precocemente um câncer de colo de útero...
A.C.Camargo Cancer Center - todos na rua em alerta contra o câncer
Promovida pelo A.C.Camargo, a 8ª edição da Corrida e Caminhada Saúde e Prevenção reforçou a importância da prática de atividade física e do controle do peso para o bem-estar e a prevenção do câncer. Com circuitos de 3 km, 5 km e 8 km, a...
Dia do Fonoaudiólogo: inspire-se com os integrantes laringectomizados do Coral Sua Voz
Nove de dezembro é o Dia do Fonoaudiólogo, especialista fundamental em vários tratamentos, caso do paciente laringectomizado total. Trata-se de pessoas que tiveram um câncer avançado e, por isso, passaram por uma cirurgia que retirou toda a laringe, incluindo as cordas vocais. Para homenageá-los, veja...
Certificação Internacional Qmentum: A.C.Camargo garante o reconhecimento
Acreditação mantém o Cancer Center no patamar das melhores instituições de saúde do mundo O A.C.Camargo obteve renovação do reconhecimento da Acreditação Canadense Qmentum, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança do paciente nas principais instituições de saúde de...