Dia Mundial da Saúde Digestiva: H.pylori pode ter relação com o câncer de estômago – aprenda a diminuir os riscos

Publicado em: 01/04/2022 - 13:04:13
Linha Fina

Neste 29 de maio, saiba que controlar bactérias que causam infecções é importante para prevenir doenças e tumores digestivos – assim como evitar álcool, fumo e o consumo em excesso de sal, conservas, defumados e carne vermelha

O Dia Mundial da Saúde Digestiva, que é lembrado em 29 de maio, tem por objetivo destacar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção das doenças do aparelho digestivo, que é composto por 10 órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.‬ ‬

Nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, os tumores de estômago estão entre os mais incidentes. De acordo com o INCA, é o quarto mais comum entre homens e, em mulheres, é o sexto. 

É importante ficar atento sobre o assunto, já que infecções e hábitos alimentares são os principais fatores para o desenvolvimento de doenças e tumores na região.


Câncer de estômago versus H.pylori

Um dos fatores mais frequentemente relacionados a esse tumor é a infecção pela bactéria H.pylori, que também pode causar gastrite e úlcera.

A bactéria causa um processo infeccioso crônico, que pode levar à modificação das células do estômago, gerando mutações nos genes responsáveis pelo desenvolvimento do tumor.

A contaminação por H.pylori acontece pela ingestão de alimentos contaminados e crus, ou mesmo de pessoa para pessoa. Geralmente, esse contágio acontece na infância e pode acompanhar o paciente a vida toda, sem manifestar sintomas. 

É importante destacar que a maioria das pessoas que possui a bactéria nunca vai desenvolver câncer. O tumor aparece pela combinação de fatores, que incluem uma predisposição genética, hábitos e fatores alimentares também.

Os sintomas do câncer de estômago, no início, podem ser inespecíficos. Por isso, ao sentir dor, queimação, refluxo, indigestão ou qualquer desconforto, é importante procurar ajuda de um médico para uma avaliação e investigação. Há diversos exames para realizar o diagnóstico da bactéria, como endoscopia, exame de sangue e até testes respiratórios.


Dia Mundial da Saúde Digestiva: vida saudável e equilibrada

A prevenção de tumores digestivos começa pela adoção de bons hábitos de vida. Uma alimentação adequada, com sódio reduzido e alimentos pouco ou não processados; a prática de exercícios físicos, além de evitar o fumo, o álcool e a obesidade são medidas eficazes que podem garantir maior qualidade de vida e conter o aparecimento de doenças e tumores.

É importante também manter as vacinas em dia, principalmente contra a hepatite B, que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado.

Controlar o diabetes e ficar de olho na gordura do fígado (esteatose hepática) também são medidas importantes para a saúde digestiva.


Fonte: Doutor Felipe Coimbra, líder do Centro de Referência em Tumores do Aparelho Digestivo Alto do A.C.Camargo 

 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

Como eu me tornei uma oncologista
Para marcar este 9 de julho, Dia do Oncologista, saiba mais sobre a profissão com o depoimento da Dra. Maria Nirvana da Cruz Formiga, oncologista clínica do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo “A oncologia é uma área que me encantou desde o 5° ano da...
Julho Verde: 9 mitos & verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde: os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Incluindo todas as áreas da cavidade oral, como a língua e boca, e órgãos como laringe, faringe, seios...
Dia Mundial do Câncer de Rim: atividade física ajuda a reduzir o risco da doença
A adoção de hábitos saudáveis durante o dia diminui a incidência de tumores renais e ainda atua na melhoria de problemas cardiovasculares ou diabetes Câncer de rim e prevenção. Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência de câncer renal no...
O que importa para você?
Movimento internacional busca aprofundar o diálogo entre profissionais da saúde e pacientes Nove de junho é o dia da campanha mundial “O que importa para você?”, que estimula conversas importantes e significativas entre profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, criando um elo de compaixão e...
Podcast Rádio Cancer Center #14 - O cigarro eletrônico
Ouça e compreenda melhor este hábito que tem alcançado muita gente, sobretudo os jovens Cigarro eletrônico faz mal? Ele surgiu para ajudar o fumante convencional a parar? O ato pode ser considerado tabagismo? Ele representa perigo? Fato é que, atualmente, os sabores variados e o...