Arte gráfica em fundo verde escuro com uma foto cortada de uma criança branca loira segurando um urso. Uma mulher está ao fundo desfocada.

Dia Internacional do Câncer Infantil: pais devem estar atentos aos sinais e sintomas da doença

Publicado em: 15/02/2021 - 10:02:31
Prevenção
Tratamento
Efemérides
Tumores Pediátricos
Câncer Infantil
Linha Fina

Data é lembrada pela conscientização sobre o surgimento de tumores em pacientes pediátricos e consequente diagnóstico precoce

Dia 15 de fevereiro é Dia Internacional do Câncer Infantil. A data foi instituída pela Childhood Cancer International (CCI) e reforça a importância de pais e responsáveis estarem atentos aos sinais e sintomas do câncer em crianças.

O câncer em crianças e adolescentes costuma ter um comportamento diferente daqueles vistos em adultos. O tumor tende a crescer mais rapidamente, entretanto, responde melhor à quimioterapia, com chances de cura que podem chegar em 80%.

Os tipos de tumores mais frequentes em crianças são leucemias, tumores do sistema nervoso central (SNC), linfomas e tumores sólidos como o neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms.


Câncer infantil: atenção aos sintomas

Em crianças, na maior parte dos casos, o câncer não está ligado à exposição a fatores que podem desencadear em doenças oncológicas, como tabagismo, álcool e até mesmo envelhecimento, por exemplo.

Ou seja, a doença não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida, como ocorre no câncer em adultos. Por isso, é importante estar atento(a) aos sinais e sintomas em seu pequeno e não hesite em consultar seu médico pediatra de confiança.

Conheça alguns sinais e sintomas para câncer infantil:

  • Perda de peso contínua e inexplicável
  • Dores de cabeça com vômito especialmente de manhã
  • Inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações
  • Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local
  • Desenvolvimento de uma mancha esbranquiçada em um ou ambos os olhos
  • Febres recorrentes
  • Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos
  • Palidez perceptível ou cansaço prolongado


Você sabia?

O A.C.Camargo Cancer Center criou o primeiro serviço de Oncologia Pediátrica do Brasil, em 1964. Somos a única Instituição de saúde do país a operar jovens pacientes com cirurgia robótica, um procedimento menos invasivo e com melhor recuperação para os pequenos. Temos uma UTI pediátrica com ampla experiência no controle e tratamento das intercorrências do câncer e seu tratamento. 

Além disso, as crianças internadas no A.C.Camargo não perdem o ano letivo. A Escola Especializada Schwester Heine (EESH) foi a primeira escola em instituição hospitalar privada do Brasil, e professores desenvolvem um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico.

Após o término do tratamento, os pacientes são monitorados no GEPETTO, grupo com abordagem multidisciplinar que atua para identificação e tratamento precoce de efeitos tardios relacionados ao tratamento.

Infográfico com informações sobre câncer infantil

 

Clique aqui para saber mais sobre sinais e sintomas.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Corrida e Caminhada A.C.Camargo: inspire-se com nossos pacientes neste vídeo
Assista e entenda melhor o papel da atividade física no âmbito oncológico A 9ª Corrida e Caminhada do A.C.Camargo Cancer Center reuniu milhares de pessoas na Cidade Universitária (USP). Os participantes puderam optar por percursos de 3km de caminhada ou de 5km ou 8km para...
Adenocarcinoma de pulmão: a transformação nos últimos 15 anos
O adenocarcinoma de pulmão, um dos tipos de câncer mais comuns do mundo, foi mais um dos temas discutidos no Next Frontiers to Cure Cancer. Durante a aula A Transformação do Adenocarcinoma de Pulmão nos Últimos 15 Anos – Perspectiva do Oncologista, o Dr. Helano...
Mitos & verdades sobre Câncer de Pulmão
A incidência de tumores no pulmão e na parede torácica, apesar de estritamente ligada ao tabagismo, também pode ter outros fatores de risco. Para esclarecer dúvidas sobre as causas de doenças pulmonares, Dra. Carolina Salim, médica titular do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo...
Câncer de colo de útero: o que fazer para erradicar a doença
O câncer de colo de útero é um tipo de tumor que afeta a parte inferior do órgão reprodutor feminino, e que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil teve mais de 16 mil novos...
A reabilitação de pacientes com câncer de mama
Dra. Fabiana Makdissi explica as diferentes formas de reabilitação para as mulheres com este tipo de tumor Todo paciente com câncer passa pela reabilitação. As pacientes com câncer de mama, em especial, passam por diversas etapas reabilitadoras, entre elas a física, social e emocional. “Na...