Dia Internacional da Enfermagem: conheça a curiosa primeira turma de enfermeiras do A.C.Camargo

Publicado em: 12/05/2022 - 14:05:33
Linha Fina

Para marcar o dia 12 de maio, saiba também como funciona o trabalho das enfermeiras navegadoras na Instituição e como essa profissão surgiu

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado em 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, uma enfermeira nascida na Itália no mesmo dia, em 1820. Criada na Inglaterra, Florence foi uma das enfermeiras pioneiras no tratamento a feridos de guerra. 

No Brasil, outra profissional que se doou numa guerra foi Ana Néri, enfermeira que se voluntariou para cuidar dos soldados brasileiros na Guerra do Paraguai (1865-1870) – por causa dela, no dia 20 de maio, é comemorado o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem. 

Fato é que a saúde de todos os pacientes passa pela enfermagem. Da prevenção à reabilitação, a equipe de profissionais sempre está a postos para cuidar e para acolher o paciente e seus familiares. 

Dos campos de batalha ao cuidado integral ao paciente, de lá para cá, muita coisa mudou, mas a coragem das pioneiras e a dedicação à vida humana permeiam a profissão até os dias atuais. 


Dia Internacional da Enfermagem: as lendárias Schwestern

A história da profissão também se funde com a própria trajetória do A.C.Camargo. Inaugurada em 23 de abril de 1953, a Instituição teve como primeira equipe de enfermagem um grupo de 35 mulheres alemãs que fizeram história: as lendárias Schwestern. 

Sob o comando da enfermeira-chefe, Marga Kasig, as profissionais foram formadas pela Cruz Vermelha da Alemanha, entidade humanitária que se tornara referência desde a Segunda Guerra Mundial. Como era comum na época, as enfermeiras residiam no hospital, realidade que se manteve até meados dos anos 1970. 


Escola Técnica de Enfermagem 

A valorização da carreira sempre foi uma das bandeiras do A.C.Camargo. De olho nisso, foi criada, em 1987, a Escola de Enfermagem voltada ao ensino técnico, com cursos de especialização em enfermagem oncológica reconhecidos como uns dos mais importantes do país.


Referência em enfermagem oncológica 

O comprometimento alinhado à competência técnica, o atendimento humanizado e apoio psicoemocional se destacam como diferenciais fundamentais da equipe de Enfermagem da Instituição. 

Conhecida como referência em todo o país por ser especializada no atendimento oncológico, hoje é composta por mais de 1.500 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que se dedicam com carinho à vida humana. Destaca-se o programa de navegação.


Programa de navegação: benefícios para pacientes

O processo de tratamento do câncer consiste em várias etapas que compreende exames, consultas e procedimentos, exigindo atenção e conhecimento para que tudo seja realizado de forma coordenada e conjunta. Realizar todo o processo sozinho e o mais rápido possível pode ser um grande desafio.

Com essa perspectiva, o programa de navegação do A.C.Camargo Cancer Center foi iniciado em 2017 e é composto por um grupo de enfermeiros que conduzem o paciente ao longo da jornada de tratamento. O enfermeiro navegador surge como um elo entre as áreas – assistenciais e administrativas, a fim de coordenar as etapas de atendimento de forma sincronizada e ágil, tendo o paciente no centro do cuidado.

Após o diagnóstico de câncer, o paciente é encaminhado ao enfermeiro navegador. O contato inicial é feito pessoalmente nos ambulatórios ou por vias remotas.

São funções do enfermeiro navegador:

  • Promover o bem-estar e favorecer a melhor experiência ao paciente e familiares após o diagnóstico do câncer;
  • Orientar o paciente e a família sobre o diagnóstico e as etapas do tratamento;
  • Conduzir o paciente durante todo o tratamento, auxiliando em todos os processos e etapas que envolvem o combate ao câncer;
  • Atuar na redução dos tempos entre exames, consultas e tratamentos, favorecendo melhores desfechos e sobrevida;
  • Facilitar a comunicação entre o paciente e as equipes de saúde do A.C.Camargo envolvidas no tratamento.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...