Descalonamento de terapia em câncer de orofaringe com HPV relacionado

Publicado em: 01/06/2020 - 19:06:41

Por Thiago Bueno de Oliveira, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

Com a utilização de tratamento inicial com cirurgia transoral robótica (TORS), técnica minimamente invasiva, disponível no A.C.Camargo Cancer Center e na qual a Instituição é pioneira e tem alta expertise, foi possível desintensificar o tratamento pós-operatório, reduzindo a dose de radioterapia e suprimindo a quimioterapia combinada em pacientes de risco intermediário, ou mesmo suprimindo tanto radioterapia quanto quimioterapia em pacientes de baixo risco de recidiva, sem prejuízo em sobrevida ou taxa de recidiva do tumor.

Trata-se de um estudo preliminar, que conseguiu comprovar a premissa de que seria possível esta desintensificação da terapia, sem prejuízo em chance de cura. Com essa estratégia, espera-se diminuir efeitos colaterais agudos e a longo prazo no tratamento, melhorando a qualidade de vida dos pacientes curados. 

Esse estudo traz uma perspectiva inovadora, num tumor que tem tido aumento de sua incidência nos últimos anos: o câncer de orofaringe relacionado ao HPV. 

São tumores que apresentam boas taxas de cura, mas em geral às custas de uma combinação de tratamento com radioterapia e quimioterapia, que traz toxicidade aguda, bem como a possibilidade de sequelas tardias. 

Com esta nova estratégia foi possível reduzir a intensidade do tratamento e de seus efeitos colaterais, sem prejuízo na curabilidade do tratamento. Isso foi possível graças à incorporação da cirurgia robótica como tratamento inicial, retirando o tumor de maneira completa, de maneira minimamente invasiva, com recuperação completa e rápida. 

Após a análise do tumor retirado, se estima qual o risco de recidiva relacionado a algumas características de agressividade presentes ou não. A partir dessa análise, se avalia a necessidade de complementação do tratamento de maneira preventiva ou não, e utilizando a menor intensidade de tratamento possível quando ele é necessário.

Esta visão de prover maior chance de cura com menos sequelas já é empregada em nossa Instituição, a partir da discussão individual dos casos em reuniões multidisciplinares semanais, o tumor board, dentro de nossa estrutura logística de Centro de Referência no Tratamento do Câncer de Cabeça e Pescoço. 

Nessa discussão, nossa equipe – composta de cirurgiões de cabeça e pescoço, oncologistas clínicos, radioterapeutas, patologistas e todas as especialidades envolvidas no cuidado do paciente – define a melhor estratégia de tratamento, incluindo a possibilidade de cirurgia transoral robótica.

Para conferir mais (em inglês) sobre o estudo E3311, clique aqui.

Saiba mais:

- Acompanhe aqui o melhor do ASCO Annual Meeting 2020

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
7 passos para pacientes com câncer manterem a mente calma
Pacientes com câncer são afetados em qualquer idade. Existem, porém, formas de eles se manterem calmos e positivos, conforme se vê nas dicas abaixo. São ideias que valem não apenas para quem está em tratamento, mas também para quem faz parte desses pacientes com câncer...