Decisões colegiadas e baseadas na oncologia de precisão contribuem para tratamentos personalizados e mais assertivos

Publicado em: 23/06/2021 - 16:06:49
Tratamento
Institucional
Genética
Linha Fina

Essa é a atuação do Tumor Board Molecular, um fórum de discussão formado por uma equipe de especialistas e cientistas do A.C.Camargo Cancer Center

A oncologia personalizada deixou de ser o futuro da medicina para estar cada vez mais presente no dia a dia dos pacientes oncológicos por meio de uma grande quantidade de testes genéticos disponíveis. 

Por isso, para discutir as alterações genéticas dos tumores e sua influência na decisão dos tratamentos recomendados, o A.C.Camargo criou o Tumor Board Molecular em agosto de 2020, pioneiro no Brasil para este tema de discussão.

Composto por oncologistas clínicos, oncogeneticistas, patologistas e cientistas do Centro Internacional de Pesquisa (CIPE), a equipe reúne-se semanalmente. 

“É um fórum no qual são discutidos casos refratários ao tratamento, com sítio tumoral primário desconhecido, com indicação de drogas off label, tumores raros molecularmente definidos, casos com resultados de testes genômicos complexos, discussões de protocolos pesquisa clínica, entre outros”, explica Dra. Rachel Riechelmann, Head do Departamento de Oncologia Clínica do A.C.Camargo.

O Tumor Board Molecular não é restrito a nenhum sítio tumoral específico, mas também atua como suporte para os outros tumor boards da Instituição.

Benefícios na prática

Com um olhar individualizado, por meio da genômica e das análises moleculares, as etapas da linha de cuidado podem ser ajustadas e as ações ficam mais precisas e na medida certa para cada paciente.

 “A equipe do Tumor Board Molecular atua na avaliação do teste realizado ou na indicação do mesmo, na escolha da melhor medicação para cada caso e, no caso de indicação de medicamentos que não constam no rol da ANS, preparam uma justificativa colegiada e baseada em evidência científica para que a equipe do comercial e de autorizações possam negociar com as operadoras, mostrando que é uma decisão personalizada, baseada em literatura e com bom custo-efetividade, evitando a judicialização do tratamento”, explica Bárbara.

Conheça nosso Núcleo de Diagnóstico Genômico e Molecular

Contamos com testes genômicos e moleculares de vanguarda no nosso extenso portfólio para o diagnóstico complementar e monitoramento do câncer.

Nossa equipe de especialistas, composta por oncologistas clínicos, hematologistas, oncogeneticistas, patologistas e biologistas moleculares está pronta para auxiliar na interpretação dos laudos e nas discussões de casos com médicos e outros profissionais de saúde.

Clique aqui para saber mais.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Câncer de cabeça e pescoço: programa científico – Next Frontiers to Cure Cancer 2021
O câncer de cabeça e pescoço será o foco de dois dias intensos de debates no Next Frontiers to Cure Cancer 2021. Um total de 56 especialistas renomados nessa área, incluindo 10 palestrantes internacionais, abordarão as principais novidades no tratamento desses tumores, além de aspectos...
Coronavírus: saiba como preservar o cateter
Dispositivo para infusão de quimioterápicos, ele é muito utilizado por grande parte dos pacientes oncológicos Neste cenário de pandemia do novo Coronavírus, é comum que o paciente oncológico, que já precisa de um cuidado diferenciado com a saúde, tenha dúvidas específicas. Coisas como a forma...
Genômica, a ciência que faz diferença
Assista ao vídeo e entenda melhor como ela contribui para o combate ao câncer A Genômica é uma prova que, ao longo dos anos, os avanços científicos não apenas proporcionaram um maior número de tratamentos contra o câncer, mas também uma maior personalização, que considera...
A.C.Camargo recebe o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial
Silvia Voullieme, gerente de experiência do paciente, também foi premiada na categoria Profissionais Mais Hospitaleiros de 2019 O A.C.Camargo Cancer Center recebeu o Prêmio IBHE Hospitalidade Empresarial, concedido pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE). Junto com a Instituição, outras quatro empresas que também receberam...
Quimioterapia de consolidação traz benefício para pacientes com câncer de colo de útero
Estudo feito por pesquisadores do A.C.Camargo mostra que aquelas que têm maior risco de metástase em outros órgãos são as mais favorecidas pelo tratamento Nos últimos 15 anos, houve poucos avanços nos estudos para tratamento do câncer de colo do útero, uma doença frequente em...