Montagem com as fotos dos convidados do Next: Nelson Teich, Dr. Victor Piana e Marcia Makdise

Custo-efetividade em oncologia: criando modelos assistenciais baseados em valores

Publicado em: 26/06/2021 - 15:06:57
Linha Fina

Novos padrões para gestão de instituições de saúde é tema da sessão “Custo-efetividade em oncologia” do Next Frontiers to Cure Cancer 2021 do A.C.Camargo Cancer Center

Custo-efetividade é um tema recorrente quando se fala sobre administração e gerenciamento de hospitais e instituições de saúde. Mas e quando o assunto é especificamente câncer, uma doença cujo tratamento e diagnóstico pode ter valores financeiros bastante consideráveis?

Nelson Teich, médico oncologista e ex-ministro da saúde, foi um dos palestrantes da mesa “Modelos assistenciais baseados em valor: viabilidade, sustentabilidade e resultados”, e falou sobre o assunto. Ele ressaltou a necessidade de acompanhar a evolução da saúde não somente na parte da tecnologia e gestão institucional. É preciso gerir o sistema como um todo.

"Quando falamos de oncologia, temos grandes desafios, pois cada caso é um caso e é preciso encontrar a combinação ideal de tratamento e diagnóstico. Isso demanda estratégia, planejamento e trabalho de informação", explica Nelson Teich.

Ele explicou também que, em suas experiências profissionais recentes, atuou com pareceres em oncologia e incorporação tecnológica, como uma "agência de inteligência" dentro da instituição de saúde. "Percebemos que, sem um trabalho de análise, a locação de gastos é destinado para o que é mais rentável, quando deveríamos focar na necessidade de sociedade no momento", diz.

Custo-efetividade em oncologia

O principal problema do modelo praticado pela maioria hoje é o custo de oportunidade, segundo Teich. "Quando não temos certeza, as escolhas não são feitas. Então, começamos a atuar sob demanda, o que não é sustentável. O gestor de saúde tem que trabalhar com o que tem em suas mãos", explica.

Marcia Makdisse, médica cardiologista e consultora na MAK Valor, destacou a importância de medir desfechos clínicos como forma de se manter o custo-efetividade de uma instituição.

"Por exemplo, o registro de novas drogas contra o câncer deve ser aprovado com base em seu valor clínico, pois terapias com pequenos efeitos sobre os desfechos custam basicamente o mesmo que outras que conferem melhora significativa", explica.

Makdisse também comenta sobre a competição no setor de saúde, que, na opinião da especialista, é "demasiado amplo e restrito": "os rankings de melhores hospitais que vemos têm como base somente 15% da experiência do paciente e 30% de KPIs médicos dos hospitais. Isso é efetivo para o nosso paciente?", questiona.

Desfecho clínico

O que importa para o paciente também foi debatido na sessão. "Quais desfechos devemos medir? A sobrevida, desfechos substitutos (biomarcadores) e reportados são fundamentais para equilibrar as necessidades do paciente com o custo-efetividade da instituição”, diz.

Confira a cobertura completa do Next Frontiers to Cure Cancer 2021 e conheça as principais novidades e destaques do maior congresso sobre câncer da América Latina.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam

Veja também

O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
1º lugar Qualihosp na categoria Educação
Estamos felizes em anunciar o reconhecimento do A.C.Camargo na edição 2021 do QualiHosp, um importante congresso internacional de qualidade em serviços e sistemas de Saúde, que reúne profissionais e hospitais renomados do Brasil. Recebemos o prêmio de primeiro lugar na categoria Educação em Saúde com...
2020, O Ano do Profissional de Enfermagem
Saiba mais sobre essa especialidade vital para o cuidado. Clique aqui caso tenha problemas para acessar o vídeo abaixo. video { width: 100%; height: auto; }
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco alerta para os riscos do fumo à saúde pulmonar
A data, criada para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, é uma inciativa global da Organização Mundial de Saúde Sob o tema “Tabaco e saúde pulmonar”, a campanha alerta sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao...