CR de Tumores do Aparelho Digestivo Alto: tecnologia e atenção com o paciente no centro do cuidado

Publicado em: 03/05/2021 - 13:05:55
Institucional
Tratamento
Serviços ao Paciente
Tumores do Aparelho Digestivo Alto
Linha Fina

 

Centro de Referência é dedicado no tratamento e prevenção de tumores de estômago, esôfago, fígado, vesícula biliar, intestino delgado e pâncreas

 

Aparelho digestivo alto: contar com um grupo multidisciplinar de especialistas em oncologia no diagnóstico e tratamento do câncer é peça chave na recuperação e melhor desfecho clínico ao paciente.

Ter à disposição um Centro de Referência (CR) especializado em cada tipo de câncer é contar com médicos, pesquisadores, enfermeiros e equipe multidisciplinar dedicados a oferecer o melhor cuidado na prevenção, diagnóstico, tratamento personalizado e reabilitação.

Atualmente, o A.C.Camargo Cancer Center conta com nove CRs (conheça mais aqui), como o dedicado aos Tumores do aparelho digestivo alto, e deve inaugurar mais três ainda neste ano.

"Sabemos que as melhores chances de cura e controle da doença estão nos pilares de um tratamento único. Portanto, o cuidado integrado e dedicado para cada paciente, assim como o acolhimento deles(as) e de seus familiares, é fundamental", diz o Dr. Felipe Coimbra, líder do CR de Tumores do Aparelho Digestivo Alto.


Jornada do paciente

Ao iniciar o tratamento no CR, o paciente pode contar com o acompanhamento integral – desde a primeira consulta até a reabilitação – dos(as) enfermeiros(as) navegadores(as), que estão presentes em todos os momentos, auxiliando na marcação de consultas, exames e terapias, assim como em dúvidas pertinentes ao câncer.

O tratamento “global”, como é feito em um CR, traz uma recuperação mais rápida ao paciente, aliado com tecnologia de ponta, como a cirurgia robótica, radioterapia intra-operatória e técnicas menos invasivas, que podem ampliar as chances de cura do paciente e trazer uma recuperação melhor: menos dor no pós-operatório e menos tempo de internação.

"Atuamos de forma multidisciplinar, especificamente para o cuidado de pacientes com tumores do aparelho digestivo alto. Desta forma, oferecemos uma solução única e personalizada para nossos pacientes. Além do cuidado assistencial, nossa equipe também é responsável pela produção de conhecimento científico de nível internacional que pode beneficiar diretamente nossos pacientes com tratamentos e decisões terapêuticas mais atualizadas e inovadoras”, diz Dr. Felipe.

Os casos mais difíceis são discutidos em reuniões semanais, chamadas de tumor boards. Os encontros traçam um plano único de cuidado para os pacientes que precisam de tratamento de alta complexidade, além de oferecer a possibilidade de segunda opinião em casos complexos.

Medicina em tempos de pandemia

O acompanhamento das consultas médicas pode ser feito por telemedicina. "Na pandemia, a telemedicina está encontrando cada vez mais seu papel na prevenção, seguimento e durante primeira avaliação dos pacientes com câncer", explica o especialista.

O câncer não espera. Fique atento aos sinais e sintomas do câncer do aparelho digestivo alto e marque sua consulta. Estamos à disposição para atender você com toda segurança e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.
 
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Mitos & verdades sobre o câncer ginecológico
A ginecologia é a especialidade médica dedicada ao sistema reprodutor feminino e estuda as principais alterações que podem ocorrer no organismo da mulher. Para esclarecer alguns mitos e verdade sobre o desenvolvimento do câncer, Dr. Glauco Baiocchi Neto, diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do...
Ensino em oncologia: assista ao vídeo e saiba tudo sobre nossa Residência Médica
Ensino em oncologia: o Dr. José Augusto Rinck, Vice-Líder do Centro de Referência em Tumores Urológicos e Coordenador do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica, destaca os principais diferenciais da nossa Residência Médica. O processo seletivo para o Programa em Residência Médica em Citopatologia...
Estudos retrospectivos em parceria elevam qualidade dos resultados
Com maior número de casos, colaborações entre instituições fazem com que os achados se tornem muito mais precisos Estudos retrospectivos: são várias as colaborações científicas entre médicos do A.C.Camargo e especialistas de outras entidades do exterior e do Brasil. Oncologista clínico do A.C.Camargo, o Dr...
A.C.Camargo Cancer Center é premiado no Healthcare Innovation Show (HIS)
O Healthcare Innovation Show (HIS), evento de tecnologia e inovação focado no mercado de saúde na América Latina, premiou o A.C.Camargo Cancer Center em sua sétima edição. A Instituição foi reconhecida na categoria Gestão de Pessoas. De acordo com Wiliam Souza, gerente de segurança do...
Fonoaudiologia em Vídeo: como funciona a residência
Assista a este capítulo da série Os Bastidores da Luta contra o Câncer e entenda como essa especialidade é fundamental na reabilitação dos pacientes A residência multidisciplinar em fonoaudiologia do A.C.Camargo Cancer Center prima pela excelência, conforme atesta a residente Rebeca Torezim. Ela encontrou na...