Covid-19 e imunoterapia em pacientes com câncer em tratamento

Publicado em: 08/04/2020 - 17:04:19

Conheça os cuidados que essas pessoas devem manter para garantir a proteção contra o vírus

Covid-19 e imunoterapia. As pessoas que fazem tratamento contra o câncer a partir desse tipo de terapia devem ter os mesmos cuidados da população em geral.

A imunoterapia, que estimula o organismo a identificar as células cancerosas e atacá-las com medicamentos que modificam a resposta imunológica, é menos agressiva para o organismo do que outras formas de combate ao câncer, como a quimioterapia.


Imunoterapia x Covid-19

"Os pacientes oncológicos já são grupo de risco por terem o diagnóstico do câncer e também por estarem em tratamento ativo. Mas a imunoterapia não prejudica a imunidade nem apresenta mais vulnerabilidade para o novo Coronavírus", explica o Dr. Helano Carioca Freire, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center.

O especialista também explica que o principal fator de risco, para os pacientes que fazem imunoterapia, é muitas vezes a idade da pessoa e o tipo de câncer.


Converse com seu médico

Não interrompa seu tratamento. A imunoterapia é uma forma importante de tratamento para os pacientes oncológicos obterem maior sucesso de cura.

"Por isso recomendamos: converse com seu médico. Pergunte sobre os riscos de se interromper um tratamento, quais os cuidados na hora de ir ao hospital para dar continuidade à medicação ou até sobre sintomas do novo Coronavírus", aconselha.

Cada caso deve ser tratado individualmente e a interrupção do tratamento só deve ser feita se for realmente necessário.

"Jamais interrompa o tratamento por conta própria. Mantenha seu médico informado sobre seus receios e medos. Só ele pode dizer qual a melhor orientação a ser seguida", diz o especialista.


Estrutura preparada

Para os pacientes oncológicos que precisam de atendimento geral ou para a Covid-19, o A.C.Camargo Cancer Center está preparado para oferecer um ambiente seguro e protegido.

Os casos suspeitos de Covid-19 recebem um fluxo de atendimento separado daqueles que estão em tratamento para outras doenças. Confira mais informações na nossa página sobre o novo Coronavírus.

Algumas orientações relevantes para o paciente oncológico evitar:
- Aglomerações e ambientes fechados
- O cumprimento com apertos de mão, beijos e abraços, mesmo nos médicos e outros profissionais de saúde
- Visitas desnecessárias.

Mais sobre o novo Coronavírus:
- Os cuidados com a traqueostomia

- Saiba como preservar o cateter

- Podcast Rádio Cancer Center #10 - Como manter a calma durante a Covid-19


- 7 mitos e verdades

- Podcast Rádio Cancer Center #9 - Covid-19, leucemias e outros cânceres hematológicos

- Coronavírus: cuidados para quem toma hormônio contínuo

- Coronavírus: como proteger cuidadores e pacientes com câncer

- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?

- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia

- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia

- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus

- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante

- Coronavírus: é seguro viajar de avião?

- Como se proteger

- Coronavírus e o paciente oncológico


- Nova política para visitas e acompanhantes

- Recomendações importantes

- Dúvidas mais frequentes

- O que é

- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer


- Coronavírus: veja um vídeo dos colaboradores do A.C.Camargo

- Escute no Spotify

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
O papel do enfermeiro navegador e seu impacto na jornada oncológica
Durante a jornada oncológica, pacientes do A.C.Camargo Cancer Center podem contar com a expertise dos enfermeiros navegadores. São profissionais altamente especializados em oncologia que atuam como um elo entre o paciente e todas as equipes (assistenciais e administrativas), desenvolvendo um trabalho fundamental para melhorar os...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...