Coronavírus: sou cuidador de um paciente com câncer. Como devo proteger a mim e a ele?

Publicado em: 26/03/2020 - 17:03:01
Prevenção
Diagnóstico
Epidemiologia

É importante seguir alguns cuidados especiais para quem faz parte do grupo de risco da Covid-19

O Coronavírus ataca principalmente o sistema respiratório e imunológico, e causa sintomas como tosse seca, febre e, em casos mais graves, dificuldade para respirar.

Fazem parte do grupo de risco (aqueles que são mais vulneráveis ou suscetíveis a contrair o vírus) os idosos, diabéticos, hipertensos, quem possui alguma insuficiência renal ou respiratória crônica, doença vascular e, também, pacientes oncológicos.


O Coronavírus e a atenção dos cuidadores

Aqueles pacientes que necessitam de uma atenção especial, e precisam de cuidadores sempre próximos a eles, devem tomar mais cuidado.

Segundo o Dr. Helano Carioca Freitas, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center, as orientações de etiqueta da tosse e higienização frequente das mãos devem ser seguidas à risca.

Os cuidadores também devem se comprometer com alguns cuidados adicionais, ainda mais para aqueles que compram alimentos e medicamentos fora de casa.

“A atenção dos cuidadores com a higiene deve ser redobrada ao retornar à residência do paciente, higienizando bem as mãos e trocando a roupa ao chegar, antes de ter contato com ele”, aconselha o especialista.

Caso o cuidador apresente algum sintoma gripal, como tosse, febre, dores no corpo e outros, deve imediatamente comunicar o paciente e se autoisolar.

“Recomendamos também que todos os cuidadores se atentem à campanha nacional de vacinação contra a gripe, pois eles podem transmitir o vírus para o paciente e agravar o sistema imunológico do paciente”, diz o Dr. Helano.

Mais Coronavírus:
- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?
- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia
- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia
- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus
- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante
- Coronavírus: é seguro viajar de avião?
- Como se proteger
- Coronavírus e o paciente oncológico

- Nova política para visitas e acompanhantes
- Recomendações importantes
- Dúvidas mais frequentes
- O que é
- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Existe exame “preventivo” para o câncer de ovário?
Embora o câncer de ovário seja incomum, atualmente ocupa no mundo a oitava posição entre as causas de morte por câncer entre as mulheres. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a incidência estimada para 2019 no Brasil é de 5,79 casos por 100.000...
Câncer de testículo é altamente curável e predominante em jovens
Considerado raro, o câncer de testículo, curiosamente, é mais comum em jovens na faixa dos 15 aos 40 anos – predominantemente entre 20 e 34 anos. “Pega o homem no auge de sua vida sexual, reprodutiva e de sua capacidade de trabalho, então causa um...
Mamografia e covid-19: posso tomar a vacina e fazer o exame?
A mamografia é o exame mais importante para se diagnosticar o câncer de mama. Realizada via mamógrafo, um equipamento de raio-x, a mamografia é capaz de identificar lesões nos estágios iniciais. Mas, em tempos de covid-19, é preciso ter atenção em relação ao momento de...
Dia Nacional do Laringectomizado Total: inspire-se com os integrantes do Coral Sua Voz
A data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de laringe - se for descoberto e tratado em fase inicial, o câncer de laringe pode chegar a 90% de chance de cura Para celebrar o Dia Nacional do Laringectomizado Total, o...
Mitos & verdades sobre tumores abdominais
O sistema digestório é fundamental na absorção de nutrientes dos alimentos para o funcionamento do organismo. Conhecer os sinais ou possíveis fatores de risco para doenças, como o câncer, pode ajudar a desmitificar alguns mitos e esclarecer dúvidas sobre a saúde de órgãos situados na...