Coronavírus: sou cuidador de um paciente com câncer. Como devo proteger a mim e a ele?

Publicado em: 26/03/2020 - 17:03:01

É importante seguir alguns cuidados especiais para quem faz parte do grupo de risco da Covid-19

O Coronavírus ataca principalmente o sistema respiratório e imunológico, e causa sintomas como tosse seca, febre e, em casos mais graves, dificuldade para respirar.

Fazem parte do grupo de risco (aqueles que são mais vulneráveis ou suscetíveis a contrair o vírus) os idosos, diabéticos, hipertensos, quem possui alguma insuficiência renal ou respiratória crônica, doença vascular e, também, pacientes oncológicos.


O Coronavírus e a atenção dos cuidadores

Aqueles pacientes que necessitam de uma atenção especial, e precisam de cuidadores sempre próximos a eles, devem tomar mais cuidado.

Segundo o Dr. Helano Carioca Freitas, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center, as orientações de etiqueta da tosse e higienização frequente das mãos devem ser seguidas à risca.

Os cuidadores também devem se comprometer com alguns cuidados adicionais, ainda mais para aqueles que compram alimentos e medicamentos fora de casa.

“A atenção dos cuidadores com a higiene deve ser redobrada ao retornar à residência do paciente, higienizando bem as mãos e trocando a roupa ao chegar, antes de ter contato com ele”, aconselha o especialista.

Caso o cuidador apresente algum sintoma gripal, como tosse, febre, dores no corpo e outros, deve imediatamente comunicar o paciente e se autoisolar.

“Recomendamos também que todos os cuidadores se atentem à campanha nacional de vacinação contra a gripe, pois eles podem transmitir o vírus para o paciente e agravar o sistema imunológico do paciente”, diz o Dr. Helano.

Mais Coronavírus:
- Coronavírus: radioterapia e quimioterapia devem ser suspensas?
- Podcast Rádio Cancer Center #8 - Coronavírus e oncologia
- Vídeo: o Coronavírus e a oncologia
- Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus
- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante
- Coronavírus: é seguro viajar de avião?
- Como se proteger
- Coronavírus e o paciente oncológico

- Nova política para visitas e acompanhantes
- Recomendações importantes
- Dúvidas mais frequentes
- O que é
- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
"O homem não pode se descuidar de jeito nenhum!"
Sou Carlos Levy, tenho 75 anos, funcionário público aposentado e pai de cinco filhos. Também sou avô dos meus quatro queridos netos e casado com o amor da minha vida, Amália. Desde meus 50 anos tenho um compromisso comigo mesmo: fazer meus exames periódicos. Sigo...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
25/09 - Palestra Segurança do Paciente: participe!
A importância do paciente, acompanhante e cuidador no atendimento hospitalar Convidamos você para participar de uma palestra especial, onde falaremos sobre a importância de cada pessoa nas questões relacionadas à segurança de nossos pacientes. Será uma tarde de compartilhamento de muito conhecimento e experiências. Você...