Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante

Publicado em: 19/03/2020 - 17:03:30
Prevenção
Diagnóstico
Diagnóstico, epidemiologia e prevenção

Campanha nacional de imunização deve proteger os idosos na primeira fase da vacinação

Como forma de prevenir o Coronavírus (Covid-19), a campanha nacional de vacinação contra a gripe – vírus Influenza – será antecipada em todo território nacional.

Pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde terão prioridade na primeira fase da vacinação, que será em 23 de março.

A partir de 16 de abril, o público-alvo se estende para professores, profissionais das forças de segurança e de salvamento e pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, asma, diabetes, entre outras.

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos completos devem se vacinar contra a gripe no dia 9 de maio, dia D da campanha.

Nesta data, a vacinação engloba também toda a população, e grupos como adultos entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas (aquelas que deram à luz recentemente) e indígenas devem se proteger.

A campanha se estenderá até 23 de maio em todos os postos de saúde do Brasil e toda a população tem de tomar a vacina.


Protege contra o Coronavírus?

A vacina contra a gripe não protege contra o Coronavírus. Mas é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções.

“A vacina contra a gripe é muito importante e a antecipação da campanha em um momento de pandemia do Covid-19 se dá para diminuir a incidência de infectados com Influenza. Essas pessoas deixam de procurar os prontos socorros dos hospitais, diminuindo a transmissão e aumentando o diagnóstico preciso do Coronavírus”, diz Dr. Ivan França, head do Departamento de Infectologia e do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) do A.C.Camargo Cancer Center.

Segundo o infectologista, o paciente imunocomprometido (ou seja, aquele que possui alguma doença que diminui a imunidade, como o câncer, por exemplo) é prioridade na hora de tomar a vacina.

“Assim como as pessoas que moram com um paciente em tratamento, elas também devem ser vacinadas, pois podem levar a gripe para casa”, alerta.

A recomendação também se estende para pacientes que estão em quimioterapia, radioterapia, pós-operatório ou qualquer outro tipo de tratamento oncológico.

Mais Coronavírus
- Coronavírus: é seguro viajar de avião?
- Como se proteger
- Coronavírus e o paciente oncológico

- Nova política para visitas e acompanhantes
- Recomendações importantes
- Dúvidas mais frequentes
- O que é
- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer

Veja também

Vídeo: entenda os tumores cerebrais
Doutor Jean de Oliveira, head do Departamento de Neurocirurgia do A.C.Camargo Cancer Center, fala sobre os tumores que afetam um dos órgãos mais vitais do corpo humano: o cérebro. Assista ao vídeo abaixo e compreenda melhor os sintomas, além de saber mais sobre o tratamento...
Anemia: o doce bolo de feijão que a combate
Assista ao vídeo e, em 1 minuto e meio, aprenda esta inusitada receita que reforça o ferro no organismo Anemia, um efeito colateral conhecido dos pacientes oncológicos, que, durante o tratamento, muitas vezes passam a apresentar deficiência de ferro (esta é a causa que leva...
Dermatoscopia, dermatoscopia digital e microscopia confocal, os exames que ajudam a diagnosticar o câncer de pele
Conheça os procedimentos de imagem que auxiliam na identificação de tumores cutâneos Dermatoscopia, dermatoscopia digital e microscopia confocal são exames de imagem complementares que auxiliam no diagnóstico do câncer de pele. Essa associação de técnicas permite a identificação de lesões ainda sem critérios clássicos de...
Exames de prevenção por faixas etárias
Além de manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e atividade física, uma forma de proteger sua saúde é realizar estes exames – outros testes de rastreamento podem ser indicados pelo médico, de acordo com a análise do histórico familiar e as queixas de cada paciente...
Semana da Saúde e Prevenção
A Semana da Saúde e Prevenção do A.C.Camargo Cancer Center, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, terá uma programação com uma série de atividades e ações de promoção à saúde. O objetivo é ampliar a discussão sobre hábitos saudáveis, qualidade de...