Arte gráfica em verde escuro e azul esverdeado.

Conheça nossos grupos assistenciais com atendimento diferenciado e especializado ao paciente

Publicado em: 12/04/2021 - 09:04:04
Institucional
Tratamento
Suporte e Reabilitação
Linha Fina

 

O paciente oncológico sempre vai precisar de cuidados especializados durante seu tratamento em vários momentos (incluindo diagnóstico, tratamento e seguimento). A complexidade da doença requer atenção redobrada, desde a primeira consulta

 

 

Dessa forma, é importante que ele conte com serviços assistenciais especializados em oncologia, para que suas reais necessidades sejam atendidas, aumentando o bem-estar e continuidade da sua rotina de vida, com qualidade, autocuidado e adaptação de cada um.

Para isso, o A.C.Camargo Cancer Center conta com grupos de trabalho assistenciais compostos por especialistas multiprofissionais certificados em tratar o câncer.

Esses serviços estão presentes desde o primeiro dia de atendimento em nossa Instituição e têm como objetivo atender as necessidades exigidas pela proposta terapêutica a partir do conhecimento científico. Além disso, suportam as necessidades físicas e psíquicas dos pacientes a partir de evidências científicas.

Atualmente, esses grupos seguem dois modelos de atuação: suporte científico e suporte assistencial.

Para o primeiro grupo, as atividades buscam o conhecimento científico para melhorar as práticas assistenciais. A diferença deste grupo é que a atividade é indireta para o paciente.

A equipe é responsável por ofertar conhecimentos aos profissionais que lidam diariamente com o paciente, auxiliando na orientação do melhor cuidado e melhor prática.

São grupos importantes que se baseiam no estímulo à pesquisa e fortalecem a busca pela prática profissional baseada na melhor evidência científica, melhorando atendimento em diferentes contextos e diminuindo cuidados desnecessários, eventos adversos e consequentemente em custos.

Alguns exemplos de grupos de trabalho que fazem suporte científico: Grupo de Quimioterapia, Grupo de Sistematização da Assistência de Enfermagem e Grupo de Cuidados Paliativos, composto por uma equipe multiprofissional de enfermeiros, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, entre outros.

Já os grupos de suporte assistencial, o cuidado é direcionado ao paciente e acompanhante. A equipe coloca em prática os melhores cuidados discutidos e estabelecidos pela Instituição. É composto por especialistas em um determinado tema e são capazes de propor intervenções para melhor atender o paciente dentro da sua necessidade.

São exemplos de grupos de trabalho do suporte assistencial: Grupo de Cateter e Terapia Infusional, Grupo Paraquedas e Grupo Oncológico de Pele e Estomas.

Conheça o GOPE

O Grupo Oncológico de Pele e Estomas atua na prevenção e no tratamento de lesões de pele que podem aparecer durante o tratamento e também com a instalação e manutenção dos estomas.

É um grupo multiprofissional e conta com enfermeiros para avaliação dos pacientes com tal necessidade. É um time especialista e engajado com o tema, que além da atividade principal, trabalha com a incorporação de novas tecnologias para auxiliar na melhor resolução do problema, novas condutas e outros modelos de cuidados envolvidos na prevenção e no tratamento de lesões de pele e complicações nos estomas.

“Para que o paciente tenha o melhor atendimento oncológico possível, os(as) enfermeiros(as) do grupo devem, obrigatoriamente, participar do treinamento teórico e prático sobre cuidados com pele e estomas, incluindo curativos de alta complexidade. Após essa etapa, o enfermeiro está apto para atender às solicitações assistenciais e deve participar de reuniões periódicas com o grupo”, explica Juliana Schunck, Gerente de Operações do A.C.Camargo Cancer Center.

Segundo Vanessa Camandoni, Supervisora de Práticas Assistenciais, “não é possível falar de segurança do paciente sem pensar na atuação dos grupos assistenciais. São essenciais no processo de cuidado e atendimento contínuo do paciente”.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

No A.C.Camargo Cancer Center, a tecnologia salva vidas
Para garantir as melhores práticas em oncologia, não basta ter um corpo clínico de excelência, ainda que isso seja essencial. A tecnologia é uma grande aliada e tem de se fazer presente para ajudar a melhorar as vidas dos pacientes. Quando se fala em tecnologia...
Dieta hipercalórica: milk-shake de abacate com castanha-do-pará
Assista ao vídeo e aprenda, em 1 minuto, a preparar esta receita saudável, prática e proveitosa para quem precisa ganhar peso Dieta hipercalórica tem a ver com oncologia. É que é comum os pacientes perderem peso durante o tratamento do câncer. Para essas pessoas é...
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, comemorada entre 14 e 18 de dezembro, tem como objetivo a conscientização para a importância desse gesto que salva vidas. Para fazer parte do time de doadores, é preciso fazer o cadastro no Registro Nacional...
Dia Mundial do Câncer de Rim: terapia-alvo é um dos pilares do tratamento
Publicada na Urologic Oncology, a pesquisa identificou biomarcadores tumorais que determinam se esse procedimento é indicado Um estudo realizado no A.C.Camargo reuniu uma das maiores quantidades de casos de metástases de tumores de rim já publicadas na literatura mundial. Esse trabalho foi veiculado na revista...