Fundo branco com ilustração chamando pro evento

Conferência Magna Next Frontiers to Cure Cancer 2021 – Carga Global do Câncer: Prioridades de Pesquisa para a Prevenção

Publicado em: 31/05/2021 - 12:05:39
Institucional
Prevenção
Eventos
Next Frontiers
Linha Fina

Saiba mais sobre a aula de Elisabete Weiderpass, Diretora da International Agency for Research on Cancer (IARC); acontece no dia 25/6, ao meio-dia – Por Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo

Em todo o mundo, cerca de 19,3 milhões de novos casos de câncer (18,1 milhões se excluirmos o câncer de pele não melanoma) ocorreram em 2020. Destes, quase 10 milhões, infelizmente, vieram a óbito – 9,9 milhões se não contarmos os diagnósticos de câncer de pele não melanoma.

A título de comparação, o número total de infecções pela Covid-19 contabilizado até maio de 2021 soma 165 milhões, com 3,42 milhões de mortes.

Nos Estados Unidos, um dos países mais afetados pela pandemia, as principais causas de morte em 2020 foram as doenças cardiovasculares (690 mil) e o câncer (598 mil), seguidos pelas infecções pela Covid-19, que ocuparam o terceiro lugar (345 mil).

Ainda em 2020, o câncer de mama feminino ultrapassou o câncer de pulmão como o tipo mais comumente diagnosticado a nível mundial, com uma estimativa de 2,3 milhões de novos casos (11,7%), seguido por pulmão (11,4%), colorretal (10,0%), próstata (7,3%) e estômago (5,6 %). 

Ainda sobre o câncer de pulmão, ele permaneceu como a principal causa de morte por câncer, com uma estimativa de 1,8 milhão de mortes (18%), seguido por câncer colorretal (9,4%), fígado (8,3%), estômago (7,7%) e câncer de mama feminino (6,9%).

Entre 30% e 50% das mortes por câncer poderiam ser evitadas ao modificar ou evitar os principais fatores de risco, implementando estratégias de prevenção baseadas em evidências – tabagismo, infecções (HPV, hepatites, H.pylori, HIV etc.), álcool, obesidade e poluição ambiental são alguns exemplos. A prevenção também oferece a estratégia de longo prazo mais econômica para o controle do câncer.3

Saiba mais sobre o assunto durante o Next Frontiers to Cure Cancer 2021. No dia 25/6, entre 12h e 13h, a Doutora Elisabete Weiderpass, Diretora da IARC (International Agency for Research on Cancer), apresentará a aula Global Cancer Burden: Research Priorities for Cancer Prevention (Carga Global do Câncer: Prioridades de Pesquisa para a Prevenção do Câncer). Não perca!

Sobre a palestrante

Elisabete Weiderpass, branca, cabelos curtos e castanhos

Elisabete Weiderpass é médica, com mestrado e doutorado. Pesquisadora sobre câncer, é brasileira naturalizada sueca com cidadania finlandesa. É especialista em epidemiologia e prevenção do câncer.

Em janeiro de 2019, a Doutora Weiderpass assumiu o cargo de diretora da International Agency for Research on Cancer, a Agência Internacional para Pesquisas sobre o Câncer (IARC), uma agência especializada da Organização Mundial de Saúde (OMS), baseada em Lyon, na França. 

A IARC conta com 350 funcionários dedicados à pesquisa sobre o câncer. Vinte e sete países (ou “estados participantes”) integram e são responsáveis pela governança da IARC, inclusive o Brasil.

Anteriormente, a Doutora Weiderpass foi chefe do Departamento de Pesquisa no Registro de Câncer da Noruega do Grupo de Epidemiologia Genética no Centro de Pesquisa Folkhälsan na Finlândia. Foi professora de Epidemiologia Clínica no Instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia, e professora de Epidemiologia do Câncer na Universidade do Ártico da Noruega.

Atuou ainda como professora adjunta de Epidemiologia do Câncer no Brasil, na China e no Irã, além de ser professora visitante no Kuwait.

É autora de mais de 800 artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares.

Doutor Daniel Garcia, branco e de óculos, sorri de jaleco
"
Entre 30% e 50% das mortes por câncer poderiam ser evitadas com estratégias de prevenção ante os principais fatores de risco. Caso do tabagismo, de infecções como o HPV e a H.pylori, do consumo de álcool e da obesidade.
Doutor Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Podcast Rádio Cancer Center #15 - Atendimento Oncológico Protegido
Ouça e entenda como o A.C.Camargo está preparado para receber e cuidar de seus pacientes com total segurança, excelência e agilidade em tempos de Covid-19 Atendimento Oncológico Protegido, uma causa do A.C.Camargo Cancer Center. Nunca é demais relembrar: o sucesso de uma terapia oncológica depende...
Câncer em crianças x câncer em adultos
Muitas pessoas não sabem, mas o câncer em crianças é diferente do câncer em adultos em diversos pontos. Os fatores ambientais, o modo de formação e crescimento da célula cancerígena, a possibilidade de prevenção e a sensibilidade ao tratamento são os principais pontos de diferenciação...
A.C.Camargo Cancer Center apresenta nova unidade na Aclimação e anuncia expansão
Com investimento de R$ 360 milhões, rede de unidades ambulatoriais reorganiza os serviços no modelo cancer center para melhorar acesso, conforto e comodidade do paciente. Complexo hospitalar na Liberdade passa a concentrar alta complexidade. O A.C.Camargo Cancer Center apresentou nesta semana a Unidade Pires da...
Tumores cerebrais e do sistema nervoso central: tudo sobre esses tipos de câncer
Tumores cerebrais são pouco comuns: as estatísticas mundiais apontam que, do total de tipos de câncer que existem, menos de 2% se localizam no cérebro. Mais frequentes, porém, são as metástases cerebrais de outros tumores mais incidentes, como mama ou pulmão. Já os sintomas, o...
Novo horário de atendimento da Central de Relacionamento
Com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento aos nossos pacientes, a Central de Relacionamento ampliou o horário de atendimento. Com o novo horário, teremos 14 horas a mais durante a semana: passa a ser de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e...