Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus

Publicado em: 23/03/2020 - 11:03:07
Prevenção
Diagnóstico
Hábitos saudáveis

Seis passos para ter em mente durante a pandemia da Covid-19

Quem passa pelo tratamento de câncer já enfrenta um momento delicado. Em meio a tudo isso, ainda surge uma epidemia do novo Coronavírus, a Covid-19. 

O momento traz incertezas, medos, inseguranças. Mas, além de manter o tratamento e seguir as recomendações que estão sendo passadas para prevenir o contágio, é importante manter a saúde mental. 

Por isso, montamos uma lista de coisas para se lembrar nesse momento. Confira:

1-    Você não está sozinho. Esse é um problema mundial
Em um momento como esse, em que o isolamento é indicado para a grande maioria das pessoas, é comum que a gente se sinta só. Então é importante lembrar: estamos todos juntos nesse momento. Com a participação de todos, vamos conseguir passar por essa situação.

2-    Cuidado com as informações falsas e em excesso
Se apegue a fontes seguras de informação. Nossos canais de comunicação (portal e redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e o site do Ministério da Saúde são espaços nos quais você pode encontrar notícias verdadeiras e se informar com tranquilidade. Fez isso? Pronto. Não precisa ficar conectado o tempo inteiro com as notícias, isso aumenta a ansiedade.

3-    Faça coisas que você gosta
Aproveite o tempo em casa para ler, assistir a filmes e séries, ouvir músicas, fazer um curso online, cozinhar, meditar. Ocupe a cabeça com aquilo que te dá prazer.

4-    Não deixe de falar com amigos e familiares
Vivemos uma época privilegiada: mesmo em tempos de isolamento, podemos interagir com outras pessoas por meio das plataformas digitais. As redes sociais e os aplicativos de troca de mensagem e vídeo conferência são grandes aliados nesse momento. Aproveite para conversar com parentes e amigos com os quais você não tinha tempo para falar antes.

5-    Estabeleça uma nova rotina
Organizar seu dia ajuda a tornar esse período de isolamento mais tranquilo. Estabelecer horários para cada atividade e procurar segui-los diariamente pode fazer toda a diferença.

6-    Cuide de você
Busque se alimentar de forma saudável, praticar exercícios (mesmo que dentro de casa) e não interromper seu tratamento. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico. Essa fase irá passar e você estará bem. 

Mais Coronavírus:
- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante
- Coronavírus: é seguro viajar de avião?
- Como se proteger
- Coronavírus e o paciente oncológico

- Nova política para visitas e acompanhantes
- Recomendações importantes
- Dúvidas mais frequentes
- O que é
- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Importante: orientação para pacientes cirúrgicos
No contexto da pandemia de Covid-19, muitas pessoas são portadoras assintomáticas da doença. Diversos estudos nacionais e internacionais já demonstraram que pode ser perigoso para o paciente realizar uma cirurgia se for um portador assintomático do vírus ou estiver na fase inicial da Covid-19. Por...
Bebida alcoólica e câncer: excesso contribui para a formação de tumores
Bebida alcoólica e câncer: esta relação aumenta a probabilidade de desenvolvimento de tumores. E não só para os bebedores pesados (que consomem mais de 21 doses de álcool por semana): qualquer quantidade ingerida contribui para o aumento do risco de desenvolver certos tipos de câncer...
Podcast Rádio Cancer Center #19 - Julho Verde e a reabilitação de um câncer de cabeça e pescoço
Conheça mais as possibilidades terapêuticas da fonoaudiologia e da estomatologia Neste Julho Verde, mês de conscientização para o combate aos tumores de cabeça e pescoço (leia mais a seguir), é importante falar de reabilitação. É fundamental ressaltar as possibilidades de tratamento e até mesmo conhecer...
Novembro Azul e a radioterapia no tratamento de tumores urológicos
Assista ao vídeo e compreenda como essa terapia age durante o tratamento Novembro Azul está aí e nunca é demais falar sobre radioterapia. Ela desempenha um papel importante no tratamento dos tumores urológicos. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, é cada vez mais possível...
Existe exame “preventivo” para o câncer de ovário?
Embora o câncer de ovário seja incomum, atualmente ocupa no mundo a oitava posição entre as causas de morte por câncer entre as mulheres. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a incidência estimada para 2019 no Brasil é de 5,79 casos por 100.000...