Como manter sua saúde mental em tempos de Coronavírus

Publicado em: 23/03/2020 - 11:03:07

Seis passos para ter em mente durante a pandemia da Covid-19

Quem passa pelo tratamento de câncer já enfrenta um momento delicado. Em meio a tudo isso, ainda surge uma epidemia do novo Coronavírus, a Covid-19. 

O momento traz incertezas, medos, inseguranças. Mas, além de manter o tratamento e seguir as recomendações que estão sendo passadas para prevenir o contágio, é importante manter a saúde mental. 

Por isso, montamos uma lista de coisas para se lembrar nesse momento. Confira:

1-    Você não está sozinho. Esse é um problema mundial
Em um momento como esse, em que o isolamento é indicado para a grande maioria das pessoas, é comum que a gente se sinta só. Então é importante lembrar: estamos todos juntos nesse momento. Com a participação de todos, vamos conseguir passar por essa situação.

2-    Cuidado com as informações falsas e em excesso
Se apegue a fontes seguras de informação. Nossos canais de comunicação (portal e redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e o site do Ministério da Saúde são espaços nos quais você pode encontrar notícias verdadeiras e se informar com tranquilidade. Fez isso? Pronto. Não precisa ficar conectado o tempo inteiro com as notícias, isso aumenta a ansiedade.

3-    Faça coisas que você gosta
Aproveite o tempo em casa para ler, assistir a filmes e séries, ouvir músicas, fazer um curso online, cozinhar, meditar. Ocupe a cabeça com aquilo que te dá prazer.

4-    Não deixe de falar com amigos e familiares
Vivemos uma época privilegiada: mesmo em tempos de isolamento, podemos interagir com outras pessoas por meio das plataformas digitais. As redes sociais e os aplicativos de troca de mensagem e vídeo conferência são grandes aliados nesse momento. Aproveite para conversar com parentes e amigos com os quais você não tinha tempo para falar antes.

5-    Estabeleça uma nova rotina
Organizar seu dia ajuda a tornar esse período de isolamento mais tranquilo. Estabelecer horários para cada atividade e procurar segui-los diariamente pode fazer toda a diferença.

6-    Cuide de você
Busque se alimentar de forma saudável, praticar exercícios (mesmo que dentro de casa) e não interromper seu tratamento. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico. Essa fase irá passar e você estará bem. 

Mais Coronavírus:
- Coronavírus: por que tomar a vacina da gripe é importante
- Coronavírus: é seguro viajar de avião?
- Como se proteger
- Coronavírus e o paciente oncológico

- Nova política para visitas e acompanhantes
- Recomendações importantes
- Dúvidas mais frequentes
- O que é
- Estudo avalia relação do Coronavírus com o câncer

Veja também

A mamografia e o tumor de intervalo: entenda a relação
Em 5 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional da Mamografia. Esta data precisa mesmo ser comemorada, pois a mamografia é o exame capaz de diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais e salvar vidas de mulheres. O câncer de mama está em primeiro...
15 de setembro - Dia mundial de conscientização sobre linfomas
Como se prevenir deles? Indo ao médico assim que perceber os sintomas. Então apareceu um gânglio diferente no pescoço, ou na axila, ou na virilha, que não dói, mas você sente extremo cansaço, febre, está suando à noite e também perdendo peso sem razão aparente...
15/09 - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
A conversa de hoje é sobre linfomas. Entre os 10 tipos de câncer mais frequentes na população brasileira está o linfoma, que é caracterizado pelo aumento de um gânglio linfático, causando um "inchaço" no local. Existe até um Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, que...
25/09 - Palestra Segurança do Paciente: participe!
A importância do paciente, acompanhante e cuidador no atendimento hospitalar Convidamos você para participar de uma palestra especial, onde falaremos sobre a importância de cada pessoa nas questões relacionadas à segurança de nossos pacientes. Será uma tarde de compartilhamento de muito conhecimento e experiências. Você...
29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo: como parar de fumar?
Apoio psicológico, medicamentos e algumas atitudes simples podem ajudar quem deseja largar o vício O tabagismo é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. Os malefícios incluem um aumento significativo nas chances de adquirir ou morrer por doenças cardíacas, pulmonares...