Certificação Internacional Qmentum: A.C.Camargo garante o reconhecimento

Publicado em: 24/09/2019 - 18:09:43
Institucional
Foco do paciente
Reconhecimento

Acreditação mantém o Cancer Center no patamar das melhores instituições de saúde do mundo

O A.C.Camargo obteve renovação do reconhecimento da Acreditação Canadense Qmentum, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança do paciente nas principais instituições de saúde de 50 países do mundo. 

O Cancer Center garantiu sua primeira certificação da Qmentum em 2015, válida por três anos. Trata-se de uma chancela que atesta a melhoria contínua dos processos nas instituições.

Agora, em 2019, a certificação foi feita com novos critérios e com um nível ainda mais alto de exigências, descritas em um manual que traz novas ferramentas de avaliação e reestruturação de processos de trabalho.  

“Ser certificado pela Qmentum demonstra o cumprimento de maturidade institucional, tendo como principais critérios avaliativos: gestão de acesso, segurança do paciente, segurança dos profissionais, cuidado coordenado, paciente e familiares no centro do cuidado e melhor utilização de recursos. A auditoria confere se nossas condutas estão coerentes com as exigências pautadas nesses critérios considerados de excelência assistencial e de gestão, e o reconhecimento do compromisso e adesão dessas práticas é através desse selo de Qualidade”, explica Kelly Alves, Supervisora de Qualidade. 


Melhoria contínua

Na prática, isso significa que as certificações estimulam o aprimoramento contínuo e um engajamento para as melhores práticas, estudadas e instituídas como padrão pelas instituições certificadoras, que são associadas com órgãos de pesquisa e estudo.  

“Um dos critérios que vem demonstrando a melhoria sucessiva com essa certificação se refere ao Cuidado Centrado no Paciente e no Familiar. Nesse conceito há o estímulo de uma cultura sólida referente à dignidade e ao respeito ao ponto de vista e às escolhas do paciente e do familiar; do compartilhamento de informações completas e no momento adequado para o paciente; da parceria e participação do paciente e parente em seu atendimento", diz Kelly.

Os avaliadores passaram cinco dias no A.C.Camargo checando protocolos de atendimento, evidências em prontuários e entrevistando profissionais de saúde de todas as áreas (médicos, enfermeiros, equipe de multiprofissionais, colaboradores em geral), além de pacientes e familiares. Áreas de apoio como laboratórios, ou administrativas, incluindo os fornecedores, também foram analisadas. 

“A Qmentum avalia se nossa visão de liderança se reflete em toda a Instituição, se temos coerência na prática diária com a nossa visão estratégica, se todos os nossos processos estão alinhados”, conta Simone Hiratsuca, Gerente de Processos, Qualidade, Riscos, Práticas Assistenciais, SCIRAS e SAME. 

Indicadores de performance, gestão de recursos, ações sustentáveis, tudo isso é analisado. “A certificação internacional da Qmentum confirma a maturidade da nossa Instituição na cultura da segurança, da transparência e da busca pela melhoria contínua”, encerra Kelly.  

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Dia Internacional do Câncer Infantil
Quinze de fevereiro é marcado para conscientizar sobre a doença em pacientes pediátricos Em 2002, 15 de fevereiro foi instituído como o Dia Internacional do Câncer Infantil pela Childhood Cancer International (CCI). O câncer em crianças é diferente dos tumores em adultos, pois não existem...
Dia Internacional da Enfermagem: na linha de frente no combate ao câncer e à Covid-19
Dia Internacional da Enfermagem: em tempos de pandemia, o profissional que ganha cada vez mais destaque na luta pela vida são os da equipe de enfermagem. São pessoas que todos os dias dedicam seu tempo para curar e salvar vidas, sempre com muita atenção e...
Lucas Santos e Guilherme Seta, atores da novela "Carrossel", visitam Pediatria do A.C.Camargo
Ansiedade, alegria e emoção descrevem os sentimentos desta manhã de sexta-feira, 15 de março, nos corredores e quartos da Oncologia Pediátrica do Hospital A.C.Camargo, centro de referência mundial em tratamento, ensino, pesquisa em câncer. As crianças e os adolescentes internados para tratamento do câncer receberam...
Dicas de segurança e manutenção dos cuidados nesta nova fase da quarentena - Por Dr. Ivan França
video { width: 100%; height: auto; } * Clique aqui caso tenha problemas para visualizar o vídeo.
Gente do Banco de Sangue: conheça Eloir Domingos
Uma conversa tira-dúvidas com a enfermeira que está à frente desse departamento Há quanto tempo você trabalha no Banco de Sangue? Cinco anos e 11 meses, porém já atuo há 10 anos como enfermeira especialista em hemoterapia. A agulha de doação de sangue dói mais...