A CAR-T Cell no tratamento do câncer – Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Publicado em: 31/05/2021 - 15:05:59
Institucional
Tratamento
Eventos
Next Frontiers
Linha Fina

Por Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center

CAR-T Cell: você já ouviu falar? A terapia com CAR (chimeric antigen receptor)-T cell é considerada um grande avanço científico e uma evolução sem precedentes na imunoterapia contra o câncer. 

CAR-T consiste em linfócitos T geneticamente modificados para reconhecer e eliminar células que expressam um antígeno-alvo específico.

Seu processo de fabricação consiste em 3 etapas principais:

  1. Células T autólogas são isoladas por meio de leucoaférese.
  2. DNA viral que codifica o CAR é incorporado a estas células, transformando-as em CAR-T Cell.
  3. Reinfusão das células T modificadas no paciente. 

A ligação do CAR aos antígenos alvo é independente do complexo principal de histocompatibilidade (MHC), resultando em ativação vigorosa das células T e poderosas respostas antitumorais. 


+ Podcast Rádio Cancer Center - CAR-T Cells, a terapia que reprograma as células do paciente


O sucesso da terapia com células CAR-T anti-CD19 em doenças malignas de células B resultou em sua aprovação pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em 2017. 

No entanto, podem existir algumas limitações para a terapia com células CAR-T, como toxicidades, eficácia limitada contra tumores sólidos, inibição e resistência, escape de antígeno, persistência limitada, infiltração tumoral pobre e o microambiente tumoral imunossupressor.

Aprofunde-se mais neste assunto durante o Next Frontiers to Cure Cancer 2021. No dia 25/6, sexta-feira, às 17 horas, será apresentada a aula Factors Governing Outcomes of CD19 CAR-T Cell Immunotherapy, pelo Doutor Cameron Turtle, do Fred Hutchinson Cancer Research Center.

Trata-se de mais uma Conferência Magna do evento.

Sobre o palestrante

Cameron Turtle, branco, cabelo raspado

O Doutor Cameron Turtle é professor associado do departamento de Medicina, divisão de Oncologia, da Universidade de Washington, Seattle, estado de Washington (WA).

Catédra Anderson para imunoterapia, Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson em Seattle, com suporte do Core Center Support Grant, Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson Universidade de Washington e Seattle Children’s Hospital, Seattle, WA.

Doutor Daniel Garcia, branco e de óculos, sorri de jaleco
"
A terapia CAR-T Cell é considerada um grande avanço científico e uma evolução sem precedentes na imunoterapia contra o câncer. 
Doutor Daniel Garcia, oncologista clínico do A.C.Camargo

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Lucas Santos e Guilherme Seta, atores da novela "Carrossel", visitam Pediatria do A.C.Camargo
Ansiedade, alegria e emoção descrevem os sentimentos desta manhã de sexta-feira, 15 de março, nos corredores e quartos da Oncologia Pediátrica do Hospital A.C.Camargo, centro de referência mundial em tratamento, ensino, pesquisa em câncer. As crianças e os adolescentes internados para tratamento do câncer receberam...
Histórias reais sobre o câncer: conheça Amanda Benites
Assista ao quarto capítulo da série de vídeos em parceria com a Revista Claudia: são vivências inspiradoras de mulheres que lutam contra o câncer Quando se tem 21 para 22 anos, é difícil imaginar um revés na saúde. Era o caso da professora paranaense Amanda...
Tumores neuroendócrinos: pesquisa indica ligação entre Everolimo e infecções oportunistas
Doenças causadas por fungos são as principais causas infecciosas entre pacientes diagnosticados com esse tipo de câncer que fazem uso do medicamento Uma pesquisa realizada com 111 pacientes da América Latina, diagnosticados com tumores neuroendócrinos e em tratamento com Everolimo, mostrou que o medicamento pode...
Podcast Rádio Cancer Center #11 - Covid-19, fake news, mitos e verdades
Vitaminas ajudam na blindagem do organismo? Garganta úmida resolve? Atletas estão protegidos? Vinagre substitui álcool em gel? Entenda o que é real e o que não é A Covid-19 não está imune a uma torrente de afirmações desencontradas que se proliferam pelas redes sociais. Em...
Câncer de mama também atinge homens
Eles representam apenas 1% dos casos; apesar de raro é importante ficar de olho Ao contrário do que se pode pensar à primeira vista, o câncer de mama não atinge somente mulheres: os homens também podem desenvolvê-lo. Isso se deve ao fato de que eles...