Câncer em crianças x câncer em adultos

Câncer em crianças x câncer em adultos

Publicado em: 29/09/2020 - 11:09:29
Diagnóstico
Prevenção
Epidemiologia
Tumores Pediátricos
Linha Fina

Você conhece a diferença?


Muitas pessoas não sabem, mas o câncer em crianças é diferente do câncer em adultos em diversos pontos. Os fatores ambientais, o modo de formação e crescimento da célula cancerígena, a possibilidade de prevenção e a sensibilidade ao tratamento são os principais pontos de diferenciação.

A Dra. Cecília Maria Lima da Costa, líder do Centro de Referência em Tumores Pediátricos do A.C.Camargo Cancer Center, explica cada um desses pontos.

Fatores ambientais

Na maioria das vezes, os tipos de cânceres em adultos ocorrem por exposição cumulativa a produtos do meio ambiente como cigarro, bebidas alcoólicas, poluição ou consumo de embutidos, entre outros. Mas, são necessários muitos anos de exposição aos produtos cancerígenos para que eles provoquem uma mutação na célula, que poderá desenvolver um câncer. Para uma criança, a formação do tumor não depende destes fatores, pois o tempo de exposição aos produtos cancerígenos não é relevante.

Formação e crescimento da célula cancerígena

Enquanto tumores em adultos podem surgir por interferência de fatores ambientais, os cânceres em crianças podem surgir quando há um defeito celular na formação do embrião. Por isso, muitas vezes, crianças com pouca idade são diagnosticadas com câncer.

“Os cânceres mais frequentes em adultos são denominados carcinomas e têm como característica clínica um crescimento lento. Já em crianças, os carcinomas são muito raros e os principais cânceres são leucemias agudas, tumores com características embrionárias e os sarcomas, que são doenças de crescimento rápido e mais agressivo”, explica Dra. Cecilia. 

Prevenção x Detecção precoce

Muitos dos carcinomas de adultos apresentam uma fase pré-maligna. Por isso, exames de prevenção, como nos casos de carcinomas de mama, colo do útero e próstata, devem ser realizados periodicamente conforme orientação médica. 

Entre crianças e adolescentes não costuma ocorrer essa fase pré-maligna; por isso, não é possível adotar medidas de prevenção em massa. Nestes casos, é importante estar atento aos sinais e sintomas apresentados pela criança para que o diagnóstico seja precoce, o que garante maiores chances de cura e tratamentos menos tóxicos.

Sensibilidade ao tratamento

Outra característica dos diversos tipos de cânceres em crianças é a grande quantidade de pacientes que apresentam tumores com alta sensibilidade ao tratamento quimioterápico e radioterápico. Dessa forma, quando esses pacientes são tratados em centros especializados com protocolos modernos, as chances de cura podem chegar a 80%.

No A.C.Camargo, contamos com uma equipe altamente especializada, além de investir em um ambiente humanizado e acolhedor sempre pensando nos impactos psicológicos, físicos e sociais não só durante o tratamento, mas também por toda a vida.

Incidência do câncer em crianças

A frequência do câncer em adultos é muito maior quando comparado ao câncer infantil, que representa de 1% a 3% de todos os cânceres.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), espera-se mais de oito mil novos casos de câncer infantil para cada ano do triênio 2020-2022. É uma doença rara, que corresponde a um risco estimado de 277 casos novos por milhão de crianças.
 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Podcast Rádio Cancer Center #16 - Os sinais e sintomas do câncer de mama
Câncer de mama: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Assim, é vital que as pessoas se atentem a sinais e sintomas e, ao notá-los, procurem ajuda médica. Com a palavra, o Doutor Renato Cagnacci Neto...
Dicas das nossas nutricionistas: salada grega
Receitas desenvolvidas pela equipe de Nutrição do A.C.Camargo Cancer Center Um importante caminho para a prevenção do câncer e outras doenças é ter hábitos de vida saudáveis. Por meio da união dos conceitos nutricionais e das técnicas gastronômicas, a equipe de Nutrição e Dietética do...
9 fatores que podem contribuir para o câncer de boca
O câncer de boca pode se desenvolver no seu revestimento interno (mucosa bucal), nas gengivas, nos dois primeiros terços da língua, no soalho bucal (a parte que fica embaixo da língua), no céu da boca e na área atrás dos dentes do siso, chamada trígono...
Next Frontiers to Cure Cancer 2021: Radiologia intervencionista terapêutica
O Next Frontiers to Cure Cancer é um congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. Voltado para médicos, cientistas e multiprofissionais de diversas áreas, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, o...
Pesquisa integrada aponta alterações em genes que podem estar relacionadas ao desenvolvimento do carcinoma de pênis
Se os dados coletados forem confirmados em estudos futuros, será possível criar terapias personalizadas para esse tipo de tumor. Durante seu doutorado, o pesquisador Fabio Marchi, do CIPE, cruzou uma imensa quantidade de dados moleculares sobre o carcinoma de pênis. Seu foco era entender como...