Logotipo Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Câncer de cabeça e pescoço: programa científico – Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Publicado em: 08/06/2021 - 08:06:21
Institucional
Tratamento
Eventos
Tumores de Cabeça e Pescoço
Next Frontiers
Tireoide
Boca
Laringe
Glândulas Salivares
Linha Fina

Por Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço será o foco de dois dias intensos de debates no Next Frontiers to Cure Cancer 2021. Um total de 56 especialistas renomados nessa área, incluindo 10 palestrantes internacionais, abordarão as principais novidades no tratamento desses tumores, além de aspectos relacionados à prevenção, ao diagnóstico e à ciência translacional. 

O programa está dividido em oito sessões – a maioria delas, com um formato que traz, além de palestras, discussões interativas de casos clínicos com profissionais de diversas especialidades da equipe multidisciplinar envolvida no cuidado ao paciente.

Baseado na experiência de nosso Centro de Referência em Tumores de Cabeça e Pescoço, no qual diversas especialidades atuam de maneira integrada, buscamos refletir essa integração em nosso programa científico, trazendo em cada tema abordado diversos profissionais envolvidos na cadeia de cuidado, para enfatizar a importância deste modelo multidisciplinar centrado no paciente.

No primeiro dia (25/6) serão discutidos temas como o descalonamento de terapia em tumores de orofaringe relacionados ao HPV, com o intuito de maximizar as taxas de cura e minimizar efeitos colaterais e potenciais sequelas do tratamento, culminando numa melhor qualidade de vida. 

Na sequência, o tratamento atual dos tumores de cavidade oral e as estratégias de preservação de função de órgão nos tumores de laringe e hipofaringe serão debatidos, mais uma vez buscando curabilidade e proporcionando melhor reabilitação funcional e qualidade de vida. 

Por fim, os tumores sinonasais ganham os holofotes, trazendo a expertise de nossa equipe no tratamento destas neoplasias e a troca de experiência com outros centros mundialmente reconhecidos no tratamento do câncer.

No segundo dia (26/6), os temas serão o tratamento atual das recidivas do câncer de cabeça e pescoço, com foco na cirurgia de resgate, e no papel fundamental da imunoterapia, que veio revolucionar a terapêutica neste cenário da doença e já faz parte do arsenal de tratamento em nosso centro. 

Depois, abordaremos os tumores de tireoide e de glândulas salivares, mais uma vez unindo nossa expertise com a de grandes centros mundiais. 

Finalizando o nosso programa científico, teremos uma sessão de medicina translacional em câncer de cabeça e pescoço, no qual abordaremos o que acreditamos ser o futuro do cuidado aos nossos pacientes, ou seja, as novas fronteiras para a cura do câncer, fazendo jus ao nosso grande congresso anual.
 

Doutor Thiago Bueno de Oliveira, branco, traços orientais, sorri de jaleco
"
O programa está dividido em 8 sessões: a maioria delas, com um formato que traz, além de palestras, discussões interativas de casos clínicos com profissionais de diversas especialidades da equipe multidisciplinar envolvida no cuidado ao paciente.
Doutor Thiago Bueno de Oliveira, vice-líder do CR em Tumores de Cabeça e Pescoço

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

Vacinação Covid-19: neste primeiro momento, não faremos aplicação no A.C.Camargo
A vacina para proteger da Covid-19 é segura e muito importante para pacientes oncológicos. Assim, listamos a seguir informações relevantes para este grupo. As vacinas foram aprovadas pelos órgãos federais após os estudos demonstrarem que a maioria dos efeitos adversos foram leves – como dor...
Covid-19 e imunoterapia em pacientes com câncer em tratamento
Conheça os cuidados que essas pessoas devem manter para garantir a proteção contra o vírus Covid-19 e imunoterapia. As pessoas que fazem tratamento contra o câncer a partir desse tipo de terapia devem ter os mesmos cuidados da população em geral. A imunoterapia, que estimula...
No A.C.Camargo Cancer Center, a tecnologia salva vidas
Para garantir as melhores práticas em oncologia, não basta ter um corpo clínico de excelência, ainda que isso seja essencial. A tecnologia é uma grande aliada e tem de se fazer presente para ajudar a melhorar as vidas dos pacientes. Quando se fala em tecnologia...
21/09: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. O procedimento servirá para o transplante, um tipo de tratamento que visa substituir uma medula óssea doente...
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, comemorada entre 14 e 18 de dezembro, tem como objetivo a conscientização para a importância desse gesto que salva vidas. Para fazer parte do time de doadores, é preciso fazer o cadastro no Registro Nacional...