Amor à Vida encerra o ano com encontro para reforçar a autoestima

Publicado em: 08/01/2013 - 22:01:00
Institucional
Foco do paciente
Eventos

O Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer Amor à Vida já existe há três anos e tem o objetivo de levar informações que desmistificam os mais variados tipos de câncer, proporcionando aos pacientes e acompanhantes a troca de informações e experiências em um ambiente descontraído e confortante.

Para o grupo, o ano de 2012 foi especial. Os encontros, organizados pela Enfermeira Simone Navarro, reuniram cada vez mais pessoas e os desfiles foram sempre especiais. No dia 13 de dezembro, não foi diferente. Pacientes e acompanhantes se reuniram, no Auditório do A.C.Camargo, para o quarto desfile de 2012 e participaram da campanha Encontro com a Autoestima, realizada pela farmacêutica AstraZeneca, criada para dar apoio à mulher diagnosticada com câncer de mama.
 
A gerente de Enfermagem, Isabel Bonfim, abriu o evento com um desejo de feliz Natal e ótimo ano-novo aos presentes e falou sobre o que espera para o grupo no próximo ano. "Queremos cada vez mais melhorar e trazer mais atividades para vocês, não só na parte lúdica e de descontração, mas também na parte do conhecimento e informação. O mais importante e mais interessante desse grupo é que conseguimos trocar experiências e integrar todas as fases do tratamento, ajudando muito uns aos outros. Esperamos que 2013 seja ainda melhor".

Os participantes ainda tiveram a surpresa de ouvir algumas palavras do Dr. Humberto Torloni, um dos médicos mais antigos do Hospital. "Vocês são um grupo de vencedores, que tiveram a coragem de enfrentar muita coisa na vida. Nós sabemos muito da medicina, mas quem nos ensina o valor da vida são vocês."

Os encontros do Amor à Vida também contam com a participação dos acompanhantes. Eduardo Sanches Martins, marido de uma das participantes, tocou o coração de todos cantando a música italiana Champagne, de Peppino Di Capri.

Dona Hirde, colaboradora do Hospital desde 1959, afirmou que o A.C.Camargo é uma escola de vida, onde se aprende a viver e a respeitar o ser humano.

Em seguida, a psicóloga e integrante da campanha da AstraZeneca, Elisabete Duarte, palestrou sobre sua experiência na luta contra o câncer de mama e enfatizou a importância de manter a autoestima e acreditar na cura. "Hoje somos ligadas a um fato que aconteceu nas nossas vidas. Quando descobri que tinha câncer, parei para pensar e cheguei à conclusão de que eu tinha algo na minha mama que não me pertencia e que precisava ser tirado. Eu comecei a prestar atenção em mim, a ter o meu tempo, independentemente do tempo dos outros. As coisas acontecem e se sucedem no momento certo da nossa vida, para a gente aprender a interagir e reagir àquilo." Elisabete terminou a conversa pedindo que todos se levantassem e se abraçassem, "o abraço exprime tudo de bom que a gente quer na vida".

Depois de muita emoção, tradicionalmente, a cantora lírica Gisele Leite encantou com sua voz, interpretando uma música italiana, e ensinou aos amigos alguns exercícios de relaxamento.

Durante o intervalo, as participantes puderam desfrutar de um momento de modelo. Todas foram maquiadas por profissionais e fizeram poses para o fotógrafo criar o antes e depois de cada uma. Todas ganharam um presente da AstraZeneca.

Encerrando o encontro após o período de descontração, as participantes puderam desfilar no tapete vermelho as roupas que haviam separado para a ocasião.

Aguarde a programação de 2013!

Veja também

Baixe nosso e-book repleto de dicas práticas!
Como parte das nossas ações com os pacientes, elaboramos um material em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O dia 7 de abril é muito especial para nós. É uma ocasião para relembrar a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde, proporcionando, assim...
Time de Práticas assistenciais participa de debate com o Conselho Federal de Enfermagem
A equipe de Práticas Assistenciais do A.C.Camargo participou de um evento promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Comissão Nacional de Qualidade (CNQ). A data reuniu enfermeiros, gestores da qualidade e segurança do paciente de instituições de saúde certificadas e que estão em...
Pesquisador do A.C.Camargo participa de descoberta de Sarcoma na Cavidade Nasal
Quando um paciente de 53 anos apresentou quadro de recidiva de um rabdomiossarcoma, câncer no músculo, comum em jovens e crianças, seu médico decidiu enviar o caso para a investigação de um patologista. Era o primeiro passo para o estudo que descobriria um novo tipo...
Conheça nossos grupos assistenciais com atendimento diferenciado e especializado ao paciente
Dessa forma, é importante que ele conte com serviços assistenciais especializados em oncologia, para que suas reais necessidades sejam atendidas, aumentando o bem-estar e continuidade da sua rotina de vida, com qualidade, autocuidado e adaptação de cada um. Para isso, o A.C.Camargo Cancer Center conta...
O desafio do diagnóstico precoce do câncer de pele em homens
Diagnosticar precocemente o câncer de pele pode parecer difícil para muitas pessoas, seja pela quantidade de pintas espalhadas pelo corpo, seja pelas diversas características que elas podem apresentar (aparência, tamanho, cor, espessura, entre outras). Para os homens, o desafio é ainda maior. Isso porque o...