A.C.Camargo Cancer Center e Grupo Fleury: parceria para fortalecer a pesquisa em câncer

Publicado em: 13/11/2019 - 21:11:00
Release

Parceria estudará a identificação de marcadores para a maior eficácia na aplicação da Imunoterapia, a detecção precoce de tumores ou sua recidiva e a identificação de tumores primários quando há metástase de origem desconhecida.

São Paulo, agosto de 2018 – O A.C.Camargo Cancer Center e o Grupo Fleury anunciam parceria para fortalecer a pesquisa em câncer e colaborar com o desenvolvimento da oncologia no Brasil e no mundo. São três projetos que visam ao diagnóstico precoce e à maior personalização do tratamento oncológico, perfis metabólicos e do sistema imune e aprimoramento no diagnóstico de tumores primários desconhecidos.

“Essa parceria soma expertises e tecnologias para um melhor desenvolvimento da pesquisa em câncer, além de agilizar o processo de transferência do conhecimento gerado para a prática clínica e benefícios diretos ao paciente com câncer. O paciente terá melhores estratégias de rastreamento de risco de desenvolver a doença, a melhor abordagem no tratamento com a Imunoterapia e na garantia de um diagnóstico adequado que permita o tratamento correto”, afirma Vilma Regina Martins, superintendente de Pesquisa do A.C.Camargo Cancer Center.

“A parceria entre as duas Instituições iniciou-se em fevereiro deste ano, quando o Fleury passou a ser o responsável pelos exames de análises clínicas dos pacientes do A.C.Camargo Cancer Center. A sinergia foi naturalmente estendida para a pesquisa científica, com um potencial em inovação no diagnóstico e tratamento oncológico que favorecerá a conduta médica, o paciente e a sustentabilidade do setor de saúde”, explica o diretor executivo Médico e Técnico do Grupo Fleury, Edgar Gil Rizzatti.

Imunoterapia

Entre os projetos aprovados está um voltado para a imunoterapia, linha que tem sido considerada o quarto pilar no tratamento do câncer, junto com a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. As imunoterapias, conhecidas como inibidores de “checkpoint”, trazem novas opções aos pacientes com câncer e são recomendadas para uso como primeira linha de tratamento em alguns tumores específicos, como o melanoma, e secundários em vários outros casos. Elas ativam o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. No entanto, existem duas questões que dificultam seu uso. Primeiro, nem todos os pacientes respondem às terapias e, segundo, alguns pacientes desenvolvem efeitos colaterais, como reações auto-imunes.

Portanto, no âmbito dos medicamentos imunoterapicos, o grande desafio é buscar nas células informações que indicam quais pacientes irão responder ou não ao tratamento. Para isso, o A.C.Camargo e o Grupo Fleury irão trabalhar com análise do perfil imune e metabólico do paciente.

“Com isso, podemos ver o que há em comum entre quem responde e quem não responde dentro dessas duas perspectivas e, assim, concentrar o uso do medicamento em quem realmente vai se beneficiar dele”, diz Kenneth Gollob, Líder do Grupo de Imuno-Oncologia do A.C.Camargo.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação. No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. Possui o mais importante centro privado de Pesquisa sobre o Câncer do País. No Ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.

Conheça nossos perfis nas redes sociais

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

Clique aqui para acessar o formulário de atendimento à imprensa ou ligue para (11) 2189-5000 - ramal 2136

Sobre o Grupo Fleury

Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência técnica, médica, em atendimento e em gestão. Com 8,8 mil colaboradores e 2 mil médicos, a empresa conta com cerca de 170 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Laboratório Weinmann, Labs a+, Clínica Felippe Mattoso, Diagnoson a+, Serdil e Instituto de Radiologia de Natal. Além de serviços de medicina diagnóstica, operações diagnósticas em hospitais e de laboratório de referência, o Grupo Fleury tem avançado fortemente em novos serviços relacionados à medicina personalizada e de precisão.

Acesse e conheça o Fleury Genômica:
www.fleurygenomica.com.br

Site do Grupo Fleury:
www.grupofleury.com.br

Mais informações para Imprensa - A4&Holofote

Comunicação - https://www.facebook.com/a4eholofote/
Verena Souza - verenasouza@a4eholofote.com.br - (11) 3897-4124 / (11) 99917-3208
Mariana Bertolini - marianabertolini@a4eholofote.com.br - (11) 3897-4133 / (11) 99916-8091
Fernanda Maranha - fernandamaranha@a4eholofote.com.br - (11) 3897-4123

Veja também

Inscrições para 17 bolsas de Iniciação Científica do A.C.Camargo Cancer Center estão abertas até dia 19
Alunos matriculados em programas de Graduação podem concorrer a uma das dezessete vagas da nova turma de Iniciação Científica (PIBIC) do A.C.Camargo, com apoio do CNPq. Objetivo é estimular a inclusão de jovens cientistas em projetos de pesquisa básica e clínica em Oncologia Uma oportunidade...
Patologistas discutem tratamento de novas classificações de câncer do trato gastrointestinal
Entre os dias 16 e 18 de junho, São Paulo receberá alguns dos mais renomados patologistas gastrointestinais do mundo, responsáveis pela atualização da classificação histológica dos tumores de esôfago, estômago, intestino, apêndice, pâncreas e fígado. Evento reunirá mais de 500 participantesOs avanços no entendimento das...
Congresso internacional promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center discute novas abordagens para o câncer de pâncreas
Oito entre dez casos de câncer de pâncreas são diagnosticados em fase mais avançada, o que resulta em abordagens mais complexas e menos efetivas. Com o desafio de ampliar o entendimento sobre esta doença, cientistas do Brasil e exterior se reúnem em São Paulo de...
Avaliação genética poderá prever perda auditiva em crianças tratadas por câncer
Estudo publicado na Clinical and Translational Oncology por pesquisadores do A.C.Camargo Cancer Center descobriu que a variante genética c.313A>G do gene GSTP1 aumenta o risco das crianças tratadas com cisplatina e carboplatina virem a perder a audição a ponto de terem a fala comprometida.Um grupo...
OdontoPrev e A.C.Camargo firmam parceria com foco no diagnóstico precoce do câncer de boca
Ação visa auxiliar o cirurgião-dentista na identificação de lesões que podem resultar em diagnóstico precoce do câncer bucal. Com alta incidência no Brasil, a doença é diagnosticada em fase avançada em cerca de 8 entre 10 casos.São Paulo, 22 de julho de 2016 - O...