462 anos de São Paulo: conheça alguns destaques da maior cidade do país

Publicado em: 24/01/2016 - 22:01:00
Notícias

A cidade mais populosa de toda a América celebra hoje 462 anos. São Paulo não só é um município de grande influência política e econômica, mas também local de ricas histórias, com locais e personagens marcantes. Como homenagem à cidade sede do A.C.Camargo, conheça alguns destaques na área da cultura, do esporte, da história, do lazer e da saúde de São Paulo.
 

Cultura

Inaugurado em 12 de setembro de 1911, o Theatro Municipal de São Paulo é um dos principais símbolos culturais da cidade. A casa de espetáculos tornou-se patrimônio histórico na década de 1980 e é considerada um dos cartões postais da capital paulista. O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi foram os responsáveis pela arquitetura e construção dessa estrutura modernista.

Por toda a sua história, o Theatro Municipal abrigou grandes eventos, com importantes nomes da ópera e da música clássica, além de sediar a Semana de Arte Moderna de 1922. Atualmente, conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, do Coral Paulistano Mário de Andrade, entre outras opções culturais. Acesse o site para conferir a programação completa.
 

Esporte

O futebol é um dos principais fenômenos esportivos e culturais do Brasil. Para reviver a história e os principais acontecimentos do ludopédio, conheça o Museu do Futebol. Localizado na Praça Charles Miller, ao lado da entrada principal do estádio Pacaembu, o Museu comporta um grande acervo: da história de todas as Copas do Mundo às curiosidades dos principais clubes brasileiros.

Além da exposição de fotos e imagens da bola rolando, há atrações interativas, com vídeos e áudios dos principais radialistas do país. É possível também testar a habilidade de bater um pênalti e avistar o gramado do Pacaembu. Para mais informações, acesse o site do Museu do Futebol.
 

História

Em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil perante Portugal. Em homenagem a esse marco histórico nacional, surgiu o Parque da Independência, ponto turístico da cidade de São Paulo. É possível caminhar pelo jardim francês à frente do Museu Paulista e conhecer a Casa do Grito ou o Monumento da Independência e Cripta Imperial. Mais informações no site da Prefeitura.

A história do país também pode ser conhecida na Pinacoteca. O museu, localizado na Praça da Luz, possui um acervo com cerca de nove mil peças, além de exposições temporárias. Cerca de 50 esculturas estão localizadas no Jardim da Luz, um dos mais antigos e clássicos parques públicos, onde há também diversas espécies de animais e um aquário subterrâneo. Acesse o site da Pinacoteca para mais informações e confira a programação completa.
 

Lazer

Áreas de lazer para ginástica, caminhada e bicicletas, além de quadras, campos de futebol e bosques inspirados na Mata Atlântica. Esse é o Parque Villa-Lobos, espaço de 732 mil m² na zona oeste paulistana, inaugurado em 1989 em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos.

Destaque para atrações como o "Circuito das Árvores" e o "Vai pela Sombra", trechos de caminhada para conhecer melhor a fauna e a flora local. Outros espaços interessantes do Villa-Lobos são o Orquidário Ruth Cardoso e o Ouvillas, áreas de descanso do parque ao som de obras do compositor brasileiro. Mais informações sobre o espaço, clique aqui.
 

Saúde

Referência na prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, o A.C.Camargo Cancer Center foi fundado pelo casal Antônio e Carmen Prudente em 23 de abril de 1953. O embrião da Instituição surgiu em 1934, com a criação da Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC) pelo professor doutor Antônio Cândido de Camargo, com a proposta de oferecer assistência hospitalar contra tumores malignos, disseminar informação para a sociedade e aperfeiçoar o conhecimento dos médicos na área da Oncologia, além de proporcionar um atendimento humanizado ao paciente, tornando o acolhimento uma das principais características do A.C.Camargo.

Grandes referências na área da oncologia atuaram na Instituição, como Jorge Fairbanks e Fernando Gentil. Hoje, o A.C.Camargo está entre os maiores centros de tratamento oncológico do mundo. Navegue pelo nosso site, conheça um pouco mais da história e tenha acesso a informações referenciadas por especialistas da área da oncologia.

Imagens: <http://www.fcvb-sp.org.br/bancodeimagens/index.php>.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?

Veja também

O que o paciente com câncer deve saber sobre interações medicamentosas?
Chás e alguns medicamentos podem interferir na ação dos quimioterápicos Por Daniel Garcia, médico oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Pacientes com câncer têm um risco particularmente alto de interações medicamentosas, que, por definição, são um efeito do uso de duas (ou mais) drogas, ou...
"Tirinhas sem Graça" - Cartunistas deixam a piada de lado e falam sério sobre câncer de próstata
O câncer de próstata é um assunto que deve ser sempre levado a sério. Baseado nesse conceito, o A.C.Camargo divulgou a ação "Tirinhas sem Graça", criada pela agência J. Walter Thompson, com ilustrações de alguns dos principais cartunistas do Brasil sobre a importância do diagnóstico...
Síndrome metabólica e os riscos de diabetes, doenças do coração e câncer de fígado
Não é uma doença nova, mas de uns anos para cá a chamada síndrome metabólica passou a chamar a atenção dos médicos de várias áreas, inclusive da oncologia. Síndrome metabólica é um quadro clínico que envolve pelo menos três das seguintes características: Pressão alta Obesidade...
Conheça as diferenças da leucemia e do linfoma entre crianças e adultos
O câncer é uma doença rara na faixa etária pediátrica. No Brasil, por exemplo, a estimativa é de um novo caso a cada 300 jovens de até 18 anos. No entanto, certos tipos de câncer, como a leucemia e os linfomas, podem se desenvolver em...
Formas de higienizar suas mãos
Pode parecer um ato banal, mais um que repetimos automaticamente ao longo do dia, mas a higienização das mãos é a mais básica, barata e eficiente ação para o controle de infecções e prevenção da transmissão de germes. A prática mais importante para prevenir infecções...