Processo Seletivo para
Bolsas nos Cursos de
Mestrado e Doutorado
Processo Seletivo para Bolsas nos Cursos de Mestrado e Doutorado

Publicado em: 18/05/2020 - 09:15

O A.C.Camargo Cancer Center (cuja razão social é Fundação Antônio Prudente), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu desta instituição, estabelece e torna público o presente Edital para o processo seletivo para preenchimento das vagas dos Programas de Mestrado e Doutorado em 2020, para ingresso imediato, em conformidade com as normativas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Portaria CTC/CAPESMEC de 19/12/1996 e MEC 2530/2002 de 04/09/2002.

O processo seletivo é destinado a brasileiros graduados em todo o território nacional por faculdades oficiais ou reconhecidas, autorizadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), bem como os estrangeiros ou formados no exterior com diplomas revalidados no Brasil por instituições credenciadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), conforme a Resolução CFM nº 2.216, de 27 de setembro de 2018. 

1. Objetivo

O presente Edital tem por objetivo selecionar candidatos para as vagas de Mestrado e Doutorado com acesso a bolsas de estudos da CAPES, conforme disponibilidade no período da matrícula.

2. Disposições preliminares

O Programa, que compreende cursos de pós-graduação stricto sensu regulares, com área de concentração em oncologia, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e homologados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), tem como propósito a formação de docentes e pesquisadores com amplo domínio do conhecimento científico na área de oncologia, dentro dos mais altos preceitos de qualidade e ética científica, visando contribuir no avanço do conhecimento nos aspectos do conhecimento básico e aplicado da oncologia.

As bolsas são destinadas aos alunos com dedicação exclusiva de acordo com as Normas estabelecidas pelas agências de fomento CAPES. Clique aqui para mais informações.

Os cursos terão os seguintes prazos para serem realizados

  • Para o curso de mestrado, o prazo será de no mínimo doze meses e no máximo de vinte e quatro meses; 
  • Para o curso de doutorado, o prazo será de no mínimo dezoito meses e no máximo de quarenta e oito meses.

A contagem do prazo inicia-se na data de matrícula e se encerra com o depósito da respectiva versão final do trabalho defendido, respeitados os procedimentos definidos pela Comissão de Pós-Graduação.

3. Vagas

Curso Vagas Bolsas Valor da bolsa Duração
Mestrado 2 CAPES 1.500,00 Até 24 meses de curso
Doutorado 5 CAPES 2.200,00 Até 48 meses de curso

 

4. Implementação da bolsa

A implantação da bolsa será realizada apenas mediante confirmação de disponibilidade das cotas na plataforma da agência de fomento. Considerar o pagamento do valor da bolsa no mês seguinte à implementação.

5.    Requisitos e documentação obrigatória

Será necessário informar os seguintes documentos

  • Ficha de inscrição;
  • RG e CPF;
  • Link do CV Lattes;
  • Carta de intenção;
  • Histórico da graduação;
  • Diploma do curso de graduação;
  • Os candidatos a doutorado deverão apresentar o Diploma de Mestrado Strictu Senso emitido por curso reconhecido pela Capes/MEC 
  • Certificado de proficiência em Língua Inglesa válido e emitido por instituição de certificação de língua estrangeira. São aceitos certificados do tipo TEAP (com pontuação mínima de 50 pontos), TOEFL (modalidade “IBT”, com pontuação mínima de 60 pontos), IELTS (modalidade “Academic”, com pontuação mínima de 4,0 pontos), Michigan (modalidades ECCE ou ECPE, com pontuação mínima de 650 pontos) ou testes de proficiência classificados pela "Common European Framework of Reference - CEFR" no nível Intermediário B1.
  • Comprovante da proficiência na Língua Portuguesa para candidatos estrangeiros, CELPE BRAS nível Intermediário;
  • Carta atestando a dedicação exclusiva.

6. Inscrição

Inscreva-se entre os dias 18 de maio e 5 de junho de 2020Clique aqui para se inscrever

A confirmação da inscrição se dará automaticamente, após envio do formulário de inscrição e documentos solicitados no item 5 deste edital.

7. Fases do processo

Para o Programa Pós-Graduação Stricto Sensu de que trata este Edital, o Processo Seletivo terá três fases, todas de caráter eliminatório e classificatório.

Primeira fase - de 8 a 16 de junho de 2020 – divulgação dos resultados em 17 de junho

  • Efetivação da inscrição;
  • Análise da documentação;
  • Análise curricular (CV Lattes) e seleção dos candidatos aprovados para a segunda fase (Realizada pela Comissão de Bolsas); 
  • Critérios: a análise curricular levará em conta prioritariamente o histórico escolar da graduação e as atividades acadêmicas como iniciação científica e publicações científicas. Em candidatos com avaliação equivalente, a classificação social será utilizada como critério complementar.  

Segunda fase - 18 e 19 de junho de 2020 – divulgação dos resultados em 22 de junho

  • Entrevista (online) e seleção dos candidatos aprovados para a terceira fase (Realizada pela Comissão de Bolsas);
  • Seleção de temas e orientação para produção de propostas de projetos de pesquisa.

Terceira fase – de 29 de junho a 1º de julho de 2020 

  • Entrega das propostas de Projeto de Pesquisa (via plataforma virtual/site) – Dia 29/06;
  • Apresentação oral das propostas de Projeto de Pesquisa. Tempo de Apresentação: 10 minutos - Dias 30 de junho e 1º de julho;
  • Seleção e classificação dos candidatos aprovados (Realizada pela Comissão de Bolsas).

9. Classificação final

O resultado final do Processo Seletivo, com a lista de aprovados e lista de espera, será publicado nesta página no dia 6 de julho de 2020.

O resultado não será divulgado por telefone, e-mail ou outra forma de comunicação. 

10. Matrícula e documentação

A matrícula será realizada com o ingresso do aluno no curso desde que disponibilizada a bolsa pela agência de fomento, e a rematrícula deverá ser realizada anualmente, até o final do curso, de acordo com o calendário acadêmico divulgado anualmente.

Deverá preencher um formulário (que será disponibilizado nesta página após o término do processo seletivo) até o dia 7 de julho de 2020, desde que disponibilizada a bolsa pela agência de fomento.

Serão necessários os documentos

  1. Certidão de Nascimento ou Casamento;
  2. Carteira do Registro de Profissão (para os médicos);
  3. Histórico Escolar do Curso de Graduação;
  4. Foto em tamanho 3x4 recente (com fundo branco e com boa resolução);
  5. Cartão Nacional de Saúde (CNS) do Sistema Único de Saúde (SUS); 
  6. Carteira de vacinação em dia; hepatite B (3 doses), Dupla Adulto (validade de 10 anos, no máximo) e SCR (2 doses de reforço na fase adulta);
  7. Conta corrente bancária individual do Banco do Brasil;
  8. Termo de Compromisso;
  9. Documento de Anuência e Autorização, assinado;
  10. Protocolo de Submissão do projeto de pesquisa à Comissão de Ética em Pesquisa;
  11. ORCID.

11. Convocação em lista de espera

A convocação dos candidatos em lista de espera acontecerá mediante vacância de vagas no decorrer do ano e obedecendo a ordem classificatória.

12. Início do programa

O início no programa será em 10 de julho de 2020, mediante a confirmação da disponibilidade de bolsa.

Deverá comparecer à Secretaria de Ensino para retirar o crachá de identificação do aluno e receberá o acesso para a Plataforma Virtual Moodle, o link de acesso para a Integração Institucional e o manual do aluno.
 

Etapas Datas de divulgação de resultados
Fases dos processos Primeira fase 17 de junho de 2020
Segunda fase 22 de junho de 2020
Classificação final 6 de julho de 2020
Matrícula e documentação 7 de julho de 2020
Início no programa 10 de julho de 2020
Implementação da bolsa Conforme item 4 deste edital