Imagem de dois folhetos de prevenção - próstata e mama

Manuais para Pacientes e Acompanhantes

Humanidade: este é um dos nossos valores. Acolher pacientes e familiares, do diagnóstico à reabilitação. Estes materiais promovem a troca de informações e experiências entre participantes e especialistas.

No entanto, como o cuidado é único e centrado no paciente, vale destacar que cada um recebe uma orientação nutricional específica para sua etapa do tratamento. Siga sempre a recomendação dada pela equipe de nutricionistas. Em caso de dúvidas, consulte nossos profissionais. 

A jornada do paciente no Centro de Referência

Ao longo de sua jornada em nossa Instituição, algumas dúvidas poderão surgir, ou até mesmo a necessidade de contatos com algumas áreas específicas.

Este manual foi desenvolvido para que você possa compreender as etapas dessa jornada, a estrutura da Instituição e os setores envolvidos na assistência que lhe será prestada.

Alimentação durante Imunoterapia - Orientações para Pacientes

Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para que o organismo funcione melhor em qualquer fase da vida e, durante o tratamento oncológico, é ainda mais importante. Quando não se ingere a quantidade suficiente e/ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem de fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais se enfraquecem e o corpo não consegue combater as infecções.

Alimentação durante a Quimioterapia - Orientações para Pacientes

Além dos efeitos colaterais indesejados que a quimioterapia pode causar, você pode enfrentar uma série de dúvidas referentes ao que é permitido ou não comer durante o tratamento. Os pacientes costumam pesquisar muito sobre a própria doença e, com tanto conteúdo contraditório na internet, ficam as perguntas: tem problema comer alimentos ácidos? Sorvete ajuda a aliviar os sintomas? Todas as suas dúvidas são relevantes e nosso objetivo é esclarecer todas elas para que você participe do seu tratamento e entenda as etapas que estão por vir.

Para melhor aproveitamento da sua consulta de orientação com a nutricionista, assista este vídeo antes de sua consulta:

Alimentação durante a Quimioterapia e a Radioterapia - Orientações para Crianças

Durante o tratamento, é muito importante a criança se alimentar bem. Devemos oferecer água e alimentos ricos em água para auxiliar na hidratação. Frutas, como laranja, ameixa, figo, pera, coco verde e tomate, estimulam o paladar e hidratam o corpo. Nessa fase, é comum a perda de apetite, por isso, aproveite os momentos em que a criança aceite bem a alimentação ou use estratégias para que ela coma melhor.

Alimentação durante a Radioterapia - Orientações para Pacientes

Os efeitos colaterais da radioterapia dependem da região que você está tratando e variam de pessoa para pessoa. Ou seja, se uma pessoa teve náusea e vômito, não significa que você também terá.
De forma geral, durante o tratamento, sua alimentação deve ser equilibrada, oferecendo nutrientes e energia para manter o organismo funcionando direitinho, e, ainda, possibilitar uma reação melhor aos efeitos colaterais.

Alimentação - Orientação para pacientes submetidos ao Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas

Este manual tem como objetivo esclarecer sobre os cuidados em relação à alimentação adequada durante a internação para o Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas. Queremos também lhe mostrar como cuidar dos alimentos em casa: a higienização correta, a manipulação e o preparo.

Cuidados Paliativos - Orientações para Pacientes e Acompanhantes

Ao contrário do que muitos pensam, os cuidados paliativos não são apenas para pacientes com câncer não tratável ou terminal. Eles podem ajudar, a partir do diagnóstico de uma doença crônica, atuando no controle de qualquer sintoma que o paciente apresentar, contribuindo para que tolere melhor os efeitos causados pela doença e seu tratamento. O objetivo é proporcionar qualidade de vida e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, tratamento de dor e outros problemas físicos, psicossocial e espiritual.

Diário da Caminhada - Orientações para Pacientes

No dia a dia, o hábito de caminhar traz inúmeros benefícios para a sua saúde, melhora o seu humor, contribui para uma mente sadia e proporciona boa forma física. Para pacientes hospitalizados, caminhar também é muito importante, pois contribui para a reabilitação e diminui riscos de complicações como trombose venosa.

Estomia - Orientações para Pacientes

Durante o seu tratamento, muitas dúvidas vão surgir. Por isso, a equipe do A.C.Camargo Cancer Center preparou este material para que esclareça todas elas e você passe por esse momento da melhor forma possível.

Queremos ajudar na sua reabilitação, tornando-a mais eficiente e segura.

Orientações para Hormonioterapia
Medicamentos: Tamoxifeno Anastrozol / Exemestano / Letrozol / Fulvestranto

A hormonioterapia é um tratamento que tem como objetivo impedir a ação dos hormônios femininos, estrógeno e progesterona, na célula tumoral. A terapia hormonal tem ação sistêmica, ou seja, ela age em todas as partes do organismo. A medicação é administrada por meio de comprimidos ou injeções subcutâneas ou intramusculares. 

Imunoterapia - Orientações para Pacientes

Neste manual, você encontrará informações que lhe ajudarão durante o tratamento com imunoterapia. São orientações sobre os possíveis efeitos colaterais e cuidados de como prevenir e/ou minimizar os sinais e sintomas relacionados ao tratamento. Procure sempre esclarecer dúvidas na consulta médica e com a equipe multidisciplinar.

Imunoterapia - Orientações sobre o uso do Blinatumomabe

Neste manual, você encontrará informações que o ajudarão durante o tratamento com imunoterapia. São orientações sobre os possíveis efeitos colaterais e cuidados de como prevenir e/ou minimizar os sinais e sintomas relacionados ao tratamento. Procure sempre esclarecer eventuais dúvidas na consulta médica e com a equipe de enfermagem.

Nutrição Enteral - Orientações para Pacientes

A nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca), como em casos de cirurgia da região da cabeça e do pescoço, esôfago, estômago, etc. A ingestão dos alimentos pode ser feita por meio de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago e no intestino delgado.

Prevenção de Quedas - Orientações para Pacientes e Acompanhantes

Para nós, a sua segurança é um item essencial para que o tratamento seja realizado com tranquilidade e no prazo planejado. Queremos que você passe por essa fase da forma mais confortável possível. Durante o período de internação, o mais importante é que você se recupere. E, neste período, o risco de queda é grande e pode atrapalhar o seu tratamento. As quedas contribuem para aumentar o tempo de permanência hospitalar e os custos assistenciais, além de gerar uma ansiedade no paciente e seus familiares.

Quimioterapia - Orientações para Pacientes

Entender a quimioterapia e seus efeitos colaterais é uma parte muito importante de seu tratamento. Por isso, queremos explicar para você o que o seu corpo precisa neste momento para contornar tudo isso e passar pelo tratamento da melhor forma possível. A quimioterapia atinge todas as células, inclusive as sadias. Então, é comum você sentir indisposição, como náuseas, boca seca e pele sensível. Mas alguns sintomas são esporádicos.

Radioterapia - Orientações para Pacientes

A radioterapia é um tratamento que utiliza a radiação para destruir ou impedir o crescimento das células de um tumor, controlar sangramentos e dores e reduzir tumores que estejam comprimindo outros órgãos. Durante as aplicações, você não conseguirá ver a radiação nem sentirá dor. 

Reabilitação Pós-cirurgia de Mama - Orientações para Pacientes

Durante a cirurgia para a remoção do tumor na mama, muitas vezes é necessária a retirada parcial ou total da mama e o esvaziamento axilar, ou seja, a retirada dos linfonodos/gânglios linfáticos. Com a retirada deles, seu braço poderá apresentar redução na defesa e circulação linfática mais lenta.

Reabilitação após alta hospitalar por COVID-19 - Orientações para Pacientes

A pandemia do COVID-19 trouxe diversos impactos ao mundo, ocasionando altas taxas de internação hospitalar e de mortalidade. Porém, o COVID-19 também traz grande impacto funcional aos que se recuperaram da doença, especialmente àqueles que necessitaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva.

Segurança do paciente

Desenvolvemos um material especial para orientá-lo(a) sobre os cuidados necessários para que você esteja em segurança durante sua internação ou passagem pelo hospital. Reunimos informações e procedimentos básicos que devem ser seguidos por você, familiares, visitantes e por toda a equipe de profissionais do hospital.

Traqueostomia - Orientações para Pacientes

É muito importante que nossos pacientes possam ter qualidade de vida após alguns procedimentos realizados durante o tratamento de câncer. Neste material, você encontrará informações para aprender, junto com seus familiares/cuidadores, os cuidados básicos com a traqueostomia, para que, com o tempo, você possa se tornar cada vez mais independente e retomar suas atividades. 

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é humano e para evitar envios de spam