Úlcera no intestino pode
ser um sinal de câncer?
Úlcera no intestino pode
ser um sinal de câncer?

Publicado em: 20/02/2020 - 08:38

Essa ferida que aparece em diversas áreas do organismo é detectada via colonoscopia

Úlcera é uma ferida que pode surgir em várias partes do corpo, até na pele, mas a palavra está quase sempre associada às úlceras no duodeno, no estômago e na junção deste órgão com o intestino delgado.

Sensação de empanzinamento, dor abdominal e vômitos e fezes com sinal de sangue são alguns dos principais sintomas.

Já as causas apontam para histórico familiar, estresse, abuso de anti-inflamatórios, má alimentação e, principalmente, a presença da bactéria H. pylori.

Por outro lado, quando a úlcera aparece no intestino, é um motivo de preocupação. 


Úlcera: afinal, é sinal de câncer?

“Se a pessoa fez colonoscopia e tem úlcera, esta deve realizar uma biópsia para tirar a prova”, afirma Samuel Aguiar Junior, cirurgião oncologista e head do Centro de Referência em Tumores Colorretais do A.C.Camargo Cancer Center.

O maior risco se dá a partir de uma infecção duradoura por H. pylori, que pode levar a uma inflamação estomacal crônica. 

Esse é um processo que pode acabar em uma perda do tecido gástrico normal, tornando-o fibroso, algo que eleva o risco de o paciente desenvolver um tumor.


Sobre o câncer colorretal

O câncer de cólon e reto, mais conhecido como colorretal, é o segundo mais frequente entre as mulheres e entre os homens no Brasil, descontando-se o câncer de pele não-melanoma. 

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano de 2020 são esperados 40.990 novos casos, dos quais 20.470 em mulheres e 20.520 em homens.

Doutor Samuel Aguiar Jr fala sobre a Úlcera