Trabalho realizado no A.C.Camargo
vence Congresso da Sociedade
Espanhola de Medicina Bucal
Trabalho realizado no A.C.Camargo vence Congresso da
Sociedade Espanhola
de Medicina Bucal


CLOSE

Trabalho realizado em nossa Instituição ganha 1º lugar no Congresso da Sociedade Espanhola de Medicina Bucal

Material foi apresentado pelo doutor Fábio Alves, head do departamento de Estomatologia

 

O trabalho sobre o uso de Cloreto de Betanecol na prevenção da disfunção de glândulas salivares em pacientes submetidos a iodo radioativo foi realizado em parceria entre os departamentos de Estomatologia e Medicina Nuclear do A.C.Camargo Cancer Center, com a liderança da doutora Graziella Jaguar e do doutor Eduardo Nóbrega.

O material foi tema da dissertação do aluno Daniel Campanhã e apresentado no congresso da Sociedade Espanhola de Medicina Oral pelo doutor Fábio Alves, head do departamento de Estomatologia, e ganhou o primeiro lugar em pesquisa clínica.

Neste estudo foi possível demonstrar a eficácia do fármaco cloreto de betanecol na prevenção de sialoadenite (inflamação das glândulas salivares), associada ao iodo radioativo.

 

A iodoterapia

É o uso do iodo radioativo (iodo 131) como adjuvante no tratamento dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide. A técnica tem como objetivo destruir as células cancerígenas restantes através da radiação emitida pelo iodo. Contudo, alguns efeitos colaterais podem causar muitos transtornos aos pacientes, sendo o principal deles a sialoadenite, uma inflamação das glândulas salivares que ficam inchadas e muito doloridas.

Participaram do estudo 50 pacientes, distribuídos em dois grupos: grupo betanecol e grupo placebo. Os indivíduos foram seguidos e avaliados nos dias “0” (antes da iodoterapia), “10”, “30” e “90” após a iodoterapia.

Como conclusão, o cloreto de betanecol foi eficaz na prevenção da boca seca, além de ter reduzido a sialoadenite, algo que causou importante impacto na qualidade de vida dos pacientes que fazem iodoterapia como adjuvante no tratamento do câncer de tireoide.