Dia Internacional
do Câncer Infantil
Dia Internacional
do Câncer Infantil

Publicado em: 14/02/2020 - 14:38

Quinze de fevereiro é marcado para conscientizar sobre a doença em pacientes pediátricos

Em 2002, 15 de fevereiro foi instituído como o Dia Internacional do Câncer Infantil pela Childhood Cancer International (CCI). O câncer em crianças é diferente dos tumores em adultos, pois não existem fatores de risco como falta de exercícios físicos ou erros na dieta. Suas causas ainda são desconhecidas.

Para receber e tratar estes pacientes de forma especializada, em 1964 foi criada a nossa Oncologia Pediátrica. A área conta com profissionais especialistas em pediatria que tratam o paciente como um todo, considerando não só a doença, mas, especialmente o indivíduo, suas dores, emoções e necessidades específicas.

“É fundamental não só que a equipe seja treinada e especializada, mas também que trabalhe de forma integrada para garantir que todas as necessidades de cada criança e adolescente sejam atendidas de forma eficiente e com foco na sua qualidade de vida durante e após o tratamento”, explica a Dra. Cecília Costa, head da Pediatria.

Escola Especializada Schwester Heine

A Escola Especializada Schwester Heine, carinhosamente chamada de "Escolinha da Pediatria", tornou-se referência nacional em classes hospitalares. O objetivo é valorizar a formação das crianças e dos adolescentes, ajudando-os no retorno e na reintegração ao convívio escolar.

Para saber mais sobre a Escola Especializada Schwester Heine, clique aqui.

Escola Especializada Schwester Heine

 

Foco no público infantil

Para que nossos pacientes sintam-se em um ambiente acolhedor, confortável e descontraído, a equipe da Pediatria tenta, na medida do possível, ajudar a criança a manter a rotina de brincar e estudar durante o período no hospital. E, desse esforço, em conjunto com diversas outras áreas da instituição, resultaram ações lindas que aquecem o coração das crianças em tratamento e também da nossa equipe.

Confira abaixo algumas das ações já desenvolvidas na nossa pediatria:

Heróis do bem
Quem não se anima quando recebe a visita dos seus heróis favoritos? 

 

Festa de final de ano da pediatria
Crianças, pais e familiares participaram da festa de fim de ano com a temática “Guardiões dos Mares”, com diversas atividades e brincadeiras

 

Desfile de aventais da Pediatria
Desfile do novo avental da pediatria

 

Patas Therapeutas
A parceria com a ONG Patas Therapeutas rende belos sorrisos das crianças, dos acompanhantes e da equipe da pediatria

 

Turma da Mônica
Nossos pequenos pacientes receberam a visita da Turma da Mônica para alegrar o dia