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Cinco dicas de alongamento para qualquer idade
Cinco dicas de alongamento para qualquer idade

Publicado em: 31/01/2015

O alongamento contribui não só para o relaxamento, mas também para aumentar a flexibilidade do corpo. Se realizado com frequência, pode ajudar também na prevenção de dores e de problemas na postura. Consulte um especialista para conhecer alternativas de exercícios e, neste artigo, cinco maneiras de se alongar, com as dicas da equipe do Serviço de Fisioterapia do A.C.Camargo.



Pescoço
Incline a cabeça para a frente e, lentamente, gire-a da esquerda para a direita e da frente para trás, em um movimento de 360 graus. Atenção: nunca faça movimentos bruscos, pois isso pode ser perigoso.

Ombros
Estique um dos braços e o encoste ao peito. Com o membro oposto, segure o antebraço até sentir que está sendo alongado. Caso sinta a força ser feita sobre a musculatura do peito, o exercício pode estar errado. Nesse caso, retraia um pouco o braço alongado, para garantir que o alongamento seja no ombro.

Punhos e escápulas
Para alongar os punhos, estique um dos braços e puxe a palma da mão para baixo. Para alongar as escápulas (região encontrada nas costas, atrás do ombro), estenda os dois braços para frente e, após juntar as mãos e cruzar os dedos, estique os braços para frente e tente forçar as escápulas em direções opostas.

Pernas
Sentado no chão, estique uma das pernas e a alcance com a mão. Mantenha a posição por alguns segundos e depois repita com a outra perna.

Panturrilha
Em pé, estique uma das pernas levemente para frente e mantenha a outra flexionada. Abaixe-se e tente encostar a mão na ponta do pé esticado. Repita o procedimento com a outra perna.

Fta. Celena Freire Friedrich - CREFITO 13024-F
Diretora do Serviço de Fisioterapia