Chiclete no câncer:
sem açúcar, é um
aliado no tratamento
do câncer colorretal
Chiclete no câncer:
sem açúcar, é um aliado
no tratamento do
câncer colorretal

Publicado em: 01/11/2019 - 15:44

 

Protocolo nutricional que inclui goma de mascar e outras condutas pode reduzir pela metade o tempo de internação de pacientes operados

Chiclete no câncer? Há mais de dois anos, a equipe de nutrição do A.C.Camargo Cancer Center emprega um protocolo nutricional que inclui, entre outras abordagens, o uso da goma de mascar sem açúcar. 

Nesse período, um grupo de 988 pacientes operados de tumores de cólon e reto foi submetido a um modelo de Nutrição Oncológica, que diminuiu a quantidade de complicações pós-operatórias e fez cair o tempo médio de internação em mais de 50% – de 10 a 12 dias para cinco.

Entre janeiro de 2017 e março de 2019, essas pessoas receberam nutrientes imunomoduladores (arginina, nucleotídeos e ômega-3) no pré e no pós-operatório para adequar sua resposta imunológica. 

Também mascaram chicletes sem açúcar durante o tempo de jejum, antes e depois da cirurgia. 
 

Chiclete no câncer: resposta peristáltica

Thais Manfrinato Miola, Supervisora da Nutrição Clínica do A.C.Camargo, explica: “Ao mascar a goma, o paciente estimula a resposta peristáltica, movimento involuntário de estruturas do trato digestivo, e retoma mais rapidamente sua alimentação normal”.