Nosso Programa de Pós-graduação Stricto Sensu foi recomendado pelo GTC da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES) em 30 de dezembro de 1996. Iniciou suas atividades em agosto de 1997 e foi o primeiro Programa a ser criado em um Hospital, na área de Oncologia, e mantido por uma instituição privada não associada a uma Universidade.
O corpo docente é composto por cientistas atuantes e reconhecidos na área da oncologia, um corpo multidisciplinar que atua de forma integrada na proposta de transformar a atividade assistencial em conhecimento científico e também em questionamentos que possam buscar resposta na pesquisa básica e experimental a fim de proporcionar retorno de qualificação no cuidado oncológico. Atualmente oferecemos cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica.
Regimentos da pós-graduação
ENS-REG-0001 - Regulamento Pós-Graduação
ENS-REG-0006 - Regulamento Disciplinar
GOV-REG-0016 - Regimento Interno CPG
Processo seletivo
O candidato ao Programa de Pós-graduação em Oncologia poderá candidatar-se em qualquer época do ano, desde que cumpra os pré-requisitos.
Linhas de pesquisa
Nossas linhas de pesquisa são: Biologia Celular, Molecular e Genética; Diagnóstico em Oncologia; Epidemiologia e Prevenção; Terapias Oncológicas; Suporte e Reabilitação:
Esta linha de pesquisa estuda os mecanismos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos associados ao risco, surgimento, prognóstico, resposta ao tratamento e progressão dos diversos tipos de câncer. Entre eles, incluem-se as alterações genômicas e epigenômicas que levam a mudanças no controle das funções celulares relacionadas à tumorigênese, assim como a identificação dos mecanismos de controle de transcrição, tradução, modificações pós-traducionais, vias de sinalização celulares associados ao câncer. Buscamos a caracterização do papel do sistema imune no processo tumoral e os mecanismos associados com sua regulação como alvo de terapia do câncer. Estão incluídos o papel do microambiente tumoral, dos microrganismos, agentes etiológicos e fatores ambientais relacionados ou associados ao câncer. São investigados ainda biomarcadores teciduais e circulantes em fluidos corporais para diagnóstico, prognóstico, alvos terapêuticos e resposta ao tratamento. Dentre as abordagens utilizadas para essa linha de pesquisa, destacam-se as diversas “ômicas”, os modelos celulares e animais, ferramentas bioinformáticas, entre outras.
Corpo docente dessa linha de pesquisa:
- Ana Cristina Victorino Krepischi
- Claudia Malheiros Coutinho Camillo
- Diana Noronha Nunes
- Dirce Maria Carraro (Subcoordenadora)
- Emmanuel Dias Neto (Subcoordenador)
- Fabio Albuquerque Marchi
- Giovana Tardin Torrezan
- Glaucia Noeli Maroso Hajj
- Israel Tojal da Silva
- Keneth John Gollob
- Ludmilla Thome Domingos
- Maria Mitzi Brentani
- Martin Roffe
- Silvia Regina Rogatto
- Tiago Góss dos Santos
- Vanessa Karen de Sá
- Vilma Regina Martins (Subcoordenadora)
- Vladmir Claudio Cordeiro de Lima
Esta linha de pesquisa engloba estudos relacionados à utilização de métodos diagnósticos, seja por exames de imagem seja pela avaliação histopatológica e molecular, nas diversas etapas do manejo de pacientes oncológicos, incluindo rastreamento, diagnóstico, estadiamento e avaliação de resposta, além do desenvolvimento de novos testes e ferramentas que possam ser utilizados para melhor entendimento da doença.
Corpo docente dessa linha de pesquisa:
- Almir Galvão Vieira Bitencourt (Subcoordenador)
- Antonio Hugo J. F. de Marques Campos
- Chiang Jeng Tyng
- Eduardo Nóbrega Pereira Lima
- Fernando Augusto Soares
- Isabela Werneck da Cunha
- José Vassallo
- Louise de Brot Andrade (Subcoordenadora)
- Marcos Duarte Guimaraes
- Maria Dirlei Ferreira de Souza Begnami
- Mariana Petaccia de Macedo
- Marina de Brot Andrade
- Mauro Tadeu Sayegh
- Paula Nicole Vieira Pinto Barbosa
- Rafael Malagoli Rocha
- Rubens Chojniak
- Victor Piana de Andrade
A linha de pesquisa de epidemiologia do câncer está engajada em estudos sobre as análises de fatores epidemiológicos, sociodemográficos e de estilo de vida associados ao risco de câncer. Estuda a distribuição e os determinantes de eventos associados à sobrevida como mortes precoces, comorbidades e desfechos de ordem clínica hospitalar e de base populacional. A epidemiologia avalia os fatores de risco e as ações de prevenção com potencial de reduzir ou aumentar o risco de câncer. Nessa linha de pesquisa, enquadram-se, entre outros, os desenhos de estudos do tipo caso-controle, prospectivos ou retrospectivos (coorte) e multicêntricos.
Corpo docente dessa linha de pesquisa:
- Maria Paula Curado (Subcoordenadora)
- Wilson Luiz da Costa Jr.
Esta linha de pesquisa se dedica aos aspectos relacionados com o tratamento do câncer. O tratamento do câncer é complexo e envolve diversas especialidades. Dividimos as terapias oncológicas em três grandes áreas, para fins de estruturação de projetos de pesquisa e alinhamento das diversas estratégias investigacionais.
Cirurgia: avaliação de resultados de novas técnicas/intervenções cirúrgicas, estudos de fatores prognósticos e desfechos após o tratamento cirúrgico das neoplasias
Oncologia Clínica: avaliação da eficácia de novas terapias farmacológicas (quimioterapia, terapia-alvo específica, hormonioterapia), imunoterapia para o câncer; transplante de medula óssea; avaliação de biomarcadores clínicos e moleculares que se correlacionam com melhores resultados para o tratamento do câncer com a terapia sistêmica.
Radioterapia: desenho de novas abordagens da radioterapia para o tratamento do câncer.
Corpo docente dessa linha de pesquisa:
- Ademar Lopes
- Aldo Detino
- Alexandre André Balieiro da Costa
- Antonio Cassio Assis Pellizzon (Subcoordenador)
- Celia Beatriz Gianotti Antoneli
- Celso Abdon Lopes de Mello (Subcoordenador)
- Dov Charles Goldenberg
- Fabiana Makdissi
- Fabio de Oliveira Ferreira
- Glauco Baiocchi Neto
- Gustavo Cardoso Guimaraes
- Jefferson Luiz Gross
- João Gonçalves Filho
- João Pedreira Duprat Neto
- Jose Guilherme Vartanian
- Juliana Casagrande Tavoloni Braga
- Levon Badiglian Filho
- Luiz Paulo Kowalski (Subcoordenador)
- Maria Nirvana Formiga
- Rachel Simões Pimenta Riechelmann
- Samuel Aguiar Junior
- Stenio de Cassio Zequi
- Walter Henriques da Costa
Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo de todos os aspectos dos cuidados de suporte e reabilitação dos pacientes oncológicos. Estão incluídos estudos de aspectos físico, funcional, nutricional, psicossocial, mental e espiritual dos pacientes com câncer.
Corpo docente dessa linha de pesquisa:
- Antonio Paulo Nassar Junior (Subcoordenador)
- Benedito Jorge Pereira
- Diana Lima Villela
- Elisabete Carrara-Angelis (Subcoordenadora)
- Fabio de Abreu Alves
- Giane Nakamura
- Graziella Chagas Jaguar
- Guilherme Yazbek
- Ivan Leonardo Avelino França e Silva
- Kenji Nishinari
- Márcio Carlos Machado
- Maria Angelica Ferreira Dias
- Maria Teresa Duarte P. da Cruz Lourenço
- Maria Valéria Schmidt Goffi Gomez
- Marjorie Vieira Batista
- Pedro Caruso
Corpo Docente
Os candidatos interessados no Programa de Pós-graduação deverão contatar o orientador e, após entrevista com o possível orientador e o seu "de acordo", é iniciado o processo de seleção.
Para mais informações, clique aqui e acesse as informações de matrícula.
Disciplinas
Todas as disciplinas da pós-graduação estão sujeitas a mudanças de datas e locais.
Para acessar a grade de disciplinas, clique aqui
Para informações sobre rematrícula para alunos regulares, clique aqui.
Para informações sobre matrícula para alunos especiais, clique aqui.
Mais informações pelo e-mail: ensino.posgrad@accamargo.org.br
Professores responsáveis
Stênio de Cássio Zequi e Walter Henriques da Costa
Créditos
3 créditos
OBJETIVOS
- Estimular o desenvolvimento de senso crítico dos alunos e o aperfeiçoamento no conhecimento da literatura internacional.
- Estimular os alunos a desenvolver habilidades didáticas e transmissão de conhecimento.
Todos os alunos da Pós-graduação são convidados. Aos orientandos voltados à Urologia, a participação será obrigatória.
Professores responsáveis
Dr. Aldo Lourenço Abbade Dettino, Dr. Celso Abdon Lopes de Mello, Dra. Ludmilla Thomé Domingos Chinen e Dr. Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Estudar os principais mecanismos do câncer, com foco no entendimento das formas mais recentes de terapias-alvo específicas utilizadas na Oncologia.
Professores responsáveis
Vilma Regina Martins, Gláucia Hajj e Tiago Góss
Créditos
4 créditos
OBJETIVOS
Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre a estrutura celular, nuclear e das macromoléculas, de forma que os alunos possam aplicar abordagens experimentais, bem como despertar a análise crítica dos resultados apresentados na literatura.
Professor responsável
Martin Roffé
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Capacitar os alunos para a apresentação de seminários em inglês, ao mesmo tempo em que se promoverá a discussão científica entre alunos, orientadores e apresentadores dos seminários. Para isso, serão realizados seminários semanais em que os alunos do Centro de Pesquisa (CIPE), professores ou convidados apresentarão seus projetos de pesquisa. Será estimulada a discussão científica entre o convidado da semana e a plateia. As apresentações e discussões serão realizadas em inglês.
Professor responsável
Martin Roffé
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Capacitar os alunos para a apresentação de seminários em inglês, ao mesmo tempo em que se promoverá a discussão científica entre alunos, orientadores e apresentadores dos seminários. Para isso, serão realizados seminários semanais em que os alunos do Centro de Pesquisa (CIPE), professores ou convidados apresentarão seus projetos de pesquisa. Será estimulada a discussão científica entre o convidado da semana e a plateia. As apresentações e discussões serão realizadas em inglês.
Professores responsáveis
Gláucia Noeli Maroso Hajj, Samuel Aguiar Junior e Tiago Góss dos Santos
Créditos
4 créditos
OBJETIVOS
O curso procurará inserir e contextualizar o aluno no universo de discussão da Bioética, com ênfase na prática científica e na utilização de seres humanos e animais em atividades de pesquisa. Descrever o funcionamento e as atribuições dos Comitês de Ética ou Comitês de Bioética e dos Comitês de Ética em Pesquisa. Discutir aspectos éticos na manipulação de dados e fraudes na pesquisa científica.
Ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a refletir sobre conflitos e dilemas morais envolvidos na área das ciências biomédicas.
Professores responsáveis
Israel Tojal e Dr. Rodrigo Drummond
Créditos
3 créditos
Pré-requisito
Ter conhecimento básico de Biologia Celular e Molecular.
OBJETIVOS
O objetivo deste curso é formar uma nova geração de recursos humanos em áreas da saúde capazes de interpretar as informações genéticas aplicadas ao estudo do câncer, que contribuirão, posteriormente, para a prática da Medicina Genômica.
Professor responsável
Fábio Albuquerque Marchi
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
O objetivo desta disciplina é introduzir aos alunos os conceitos associados à biologia de sistemas, bem como métodos de análise e interpretação de dados que possam contribuir para o delineamento e desenvolvimento dos projetos desenvolvidos no A.C.Camargo Cancer Center.
Professores responsáveis
Fabiana Makdissi e Almir Bitencourt
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Apresentar e discutir conceitos multidisciplinares relacionados ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Professores responsáveis
Ademar Lopes e Hirofumi Iyeyasu
Créditos
3 créditos
OBJETIVOS
Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre cirurgia oncológica, enfatizando as diferenças entre ela e a cirurgia geral e sua importância no planejamento terapêutico dos pacientes cancerosos.
Professores responsáveis
José Oswaldo de Oliveira Júnior e Fábio H. de Gobbi Porto
Créditos
4 créditos
OBJETIVOS
A longevidade dos doentes oncológicos, sem qualquer dúvida, aumentou. Independente da cura efetiva, do controle ou não da doença, a demanda pela qualidade da sobrevida obtida passou a ser uma das exigências pétreas de nossa sociedade. A dor é a queixa que mais leva o doente com câncer ao atendimento médico, e, é aquela que mais deteriora sua qualidade de vida.
Tratar o câncer sem o alívio da dor dos seus portadores pode não melhorar a qualidade de vida e sobretudo não atingir ao desejo inicial e persistente deles: a analgesia e consequente conforto. A boa estratégia analgésica conservadora consegue sucesso em mais de 96% dos casos.
Professores responsáveis
Maria Paula Curado
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Introduzir os conceitos básicos sobre epidemiologia descritiva do câncer.
Professores responsáveis
Vinicius Fernando Calsavara
Créditos
5 créditos
OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno conhecimento das técnicas básicas de estatística, bem como capacitá-lo para o processo de manipulação de dados, construção e interpretação de gráficos e tabelas. Por meio das técnicas apresentadas, capacitar o aluno na análise de dados e na tomada de decisão.
Professores responsáveis
Vinicius Fernando Calsavara
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno conhecimento das técnicas/modelos comumente aplicadas na área da saúde, assim como expor outros tipos de análises que podem ser aplicados.
Professores responsáveis
Maria Paula Curado
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Introduzir os conceitos básicos do estudo caso-controle em câncer.
Professores responsáveis
Rachel Riechelmann
Créditos
5 créditos
OBJETIVOS
Ensinar sobre fundamentos de desenho de estudos e processo de desenvolvimento de drogas oncológicas, fases de estudos clínicos, interpretação da literatura
Professores responsáveis
Eduardo N. P. Lima, Marcos D. Guimarães, Chiang J. Tyng
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Apresentar e discutir conceitos básicos relacionados ao diagnóstico por imagem em oncologia.
Professores responsáveis
Rubens Choijniak, Almir G. V. Bitencourt, Paula N. V. Barbosa
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Apresentar e discutir métodos avançados de diagnóstico e tratamento por imagem em oncologia.
Professores responsáveis
Tiago Medina
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Estimular o pensamento crítico dos alunos acerca de questões complexas relacionadas à epigenética do câncer e suas interações com o sistema imune.
Professores responsáveis
Tiago Medina e Kenneth Gollob
Créditos
3 créditos
OBJETIVOS
Estimular o pensamento crítico dos alunos acerca de questões complexas relacionadas à imunologia tumoral. Buscamos trazer para o debate conceitos e princípios da imunologia e da imuno-oncologia básica e translacional.
Professor responsável
Dr. Antonio Paulo Nassar e Dra. Maria Paula Curado
Créditos
3 créditos
OBJETIVOS
Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre metodologia científica, com ênfase no preparo de projetos, desenho de estudos clínicos, interpretação de resultados de pesquisa clínica, preparo de manuscritos e apresentações de trabalhos científicos.
Professores responsáveis:
Diana Noronha Nunes e Emmanuel Dias-Neto
Créditos:
2 créditos
OBJETIVOS
Transmitir aos alunos conhecimentos sobre importância, métodos de estudo e diversidade da microbiota humana, com ênfase em seu papel na imunorregulação e impactos na carcinogênese e na terapia antitumoral.
Professores responsáveis
Stênio de Cássio Zequi
Créditos
4 créditos
OBJETIVOS
Depois de participar do curso, os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer o diagnóstico e o estadiamento das diversas neoplasias que acometem o trato geniturinário (TGU).
- Identificar os principais fatores prognósticos das neoplasias do TGU.
- Reconhecer as principais neoplasias com caráter hereditário.
- Entender os importantes aspectos da biologia molecular que estão em maior evidência na atualidade, seja para o diagnóstico seja para o prognóstico.
- Aprimorar os princípios técnicos que norteiam as diferentes neoplasias, mostrando aspectos recentes da técnica operatória que poderão ser incorporados para um maior êxito em seus resultados, minimizando complicações e morbidades para seus pacientes. Esses ensinamentos poderão abreviar a curva de aprendizado do tratamento cirúrgico.
- Poder propor tratamentos que poderão melhorar a qualidade de vida dos pacientes, por problemas relacionados ao tratamento clínico ou cirúrgico.
- Propor uma apresentação atualizada de cada tema abordado, discutindo fatores prognósticos e sua relevância para obter os melhores resultados terapêuticos.
- Mostrar as vantagens de tratamento de cada neoplasia baseada na evolução conforme o grupo de risco do paciente para cada neoplasia.
Professor responsável
Dr. João Gonçalves Filho e Dr. José Guilherme Vartanian
Créditos
5 créditos
OBJETIVOS
A biologia dos tumores malignos de cabeça e pescoço é bastante diversa, assim como inúmeros são os problemas do diagnóstico e tratamento que permanecem controversos. Os objetivos principais deste curso, destinado a alunos do curso de Pós-graduação em Oncologia, são: fornecer informações atualizadas nas áreas de epidemiologia descritiva e analítica, biologia tumoral, diagnóstico precoce, novos métodos propedêuticos e princípios do tratamento multidisciplinar, que permitam a interpretação e aplicação do conhecimento.
Professores responsáveis
Coordenadores: Dirce Maria Carraro / Giovana Tardin Torrezan
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Fornecer uma visão atualizada dos testes moleculares e genômicos em oncologia nos contextos de testes tumorais e germinativos, discutindo os aspectos técnicos de realização e os aspectos clínicos de aplicação e de interpretação.
Professores responsáveis
Coordenadores: Maria Nirvana Formiga / Giovana Tardin Torrezan
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Fornecer uma visão atualizada das Síndromes Genéticas de predisposição a câncer, com ênfase no diagnóstico clínico, molecular e manejo do risco.
Professores responsáveis
Marina De Brot, Louise De Brot e Mauro Saieg
Créditos
3 créditos
OBJETIVOS
Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre o diagnóstico anatomopatológico de tumores, bem como as características morfológicas de malignidade e benignidade dos tumores.
Professores responsáveis
Rubens Chojniak
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
- Capacitar o usuário no preenchimento e uso da Plataforma Brasil (plataforma utilizada para a inserção dos projetos de pesquisa para apreciação do Sistema CEP/Conep).
- Capacitar o usuário no preenchimento e uso da Plataforma AC Project (plataforma institucional utilizada para a inserção dos projetos de pesquisa para o gerenciamento dos projetos na instituição).
- Capacitar o usuário na Plataforma REDCap (plataforma institucional utilizada para o gerenciamento de bancos de dados em pesquisa e para indicadores administrativos).
- Capacitar o usuário no uso das principais bases de dados relacionados à literatura na área da saúde. O curso inclui a utilização correta dos Descritores de assunto (DESC e MESH)
- Capacitar o usuário no gerenciamento das referências bibliográficas utilizadas em publicações científicas
- Capacitar o aluno nas normas institucionais para a apresentação de Monografias, Dissertações e Teses.
Professores responsáveis
Giovana Torrezan, Tiago Góss, Victor Piana de Andrade
Créditos
4 créditos
OBJETIVOS
Preparo técnico do aluno para a comunicação oral e escrita no ambiente científico.
Professores responsáveis:
Rubens Chojniak
Créditos:
4 créditos
OBJETIVOS
Essa disciplina tem por objetivo a difusão de conhecimentos de diferentes áreas e constitui a base para a integração de docentes e discentes do programa e também para intercâmbio com pesquisadores e personalidades de outras áreas de atuação e instituições.
Professores responsáveis
Antonio Paulo Nassar Junior e Elisabete Carrara de Angelis
Créditos
2 créditos
OBJETIVOS
Os objetivos principais desta disciplina são fornecer informações atualizadas nas áreas de suporte e reabilitação ao paciente com câncer, que permitam a reflexão e a aplicação do conhecimento adquirido.
Documentação para alunos regulares
O aluno do Programa de Pós-graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente deverá utilizar os documentos abaixo em sua rematrícula e durante o curso:
- Rematrícula de alunos regulares com parecer do Orientador
- Sugestão de membros da Comissão Julgadora para defesa de dissertação ou tese
- Formulário sugestão de membros da banca de qualificação
- Autorização para publicação de apresentação, aula, trabalhos e afins em arquivos e site
- Modelo de capa para envio de relatório
- Solicitações
- Termo de cessão de direito para uso de imagem
- Declaração do orientador após defesa de tese - REDCap