Um professor de enfermagem com duas alunas

Técnico em Enfermagem

Obtenha o título de Técnico em Enfermagem em um dos maiores cancer centers da América Latina

A Escola Técnica do A.C.Camargo Cancer Center mantida pela Fundação Antônio Prudente, foi criada em 1990. Desde então foram mais de 1.159 alunos matriculados nos cursos. O programa tem como premissa atender a demanda do mercado de trabalho, qualificado e habilitando profissionais para que possam atuar com polivalência, iniciativa e ética. A formação proporcionará uma efetiva interação e integração entre ensino e prática profissional, a construção de teorias a partir das experiências práticas e científicas do modelo cancer center.

Nossa história

A Escola Técnica A.C.Camargo Cancer Center, mantida pela Fundação Antônio Prudente, foi criada em 1987. Nestes mais de 30 anos, formamos Auxiliares de Enfermagem, Técnicos em Enfermagem e Especialistas em Enfermagem Oncológica, sempre de acordo com as exigências do mercado de trabalho e as necessidades da comunidade.

Nossa Missão

Garantir a formação técnica científica para profissionais de diversas áreas, de acordo com as competências e habilidades necessárias, para desempenhar seu papel com excelência, compromisso e valor humanístico.

Clique aqui para acessar nosso regimento interno.

 

Inscrições encerradas

 

A quem se destina o curso?

Jovens e adultos, com 18 anos de idade e Ensino Médio completo no dia da matrícula e que tenham interesse em atuar como técnico em enfermagem.

Pré-Requisitos: Idade superior a 18 anos e ensino médio completo.
 

Qual a duração, frequência e horários?

Carga horária total: 1893 horas
Duração: 01/09/2021 até 27/06/2023
Início das aulas: 01/09/2021
Investimento: R$11.400
Inscrição: R$25,00
Formas aceitas para pagamento: Cartão de crédito ou boleto bancário em 24 vezes
Vagas disponíveis: 30

Certificado

Com a aprovação, ao final do curso de técnico em enfermagem o aluno receberá um diploma de Nível Técnico em Enfermagem que poderá ser registrado no Conselho Regional de Enfermagem, conforme a Resolução Cofen nº 418/2011.

O que vou aprender?

1. Ter compreendido o processo saúde/doença com determinação social, reconhecendo no mercado de trabalho a estrutura organizacional formal e informal, a cultura e política institucional, as funções e responsabilidades de cada membro da saúde, enquanto prestadores de serviço à clientela interna e externa;

2. Prestar assistência de enfermagem integral ao cliente em todos os níveis de atendimento à saúde tendo como base a fundamentação técnico-científica específica em Enfermagem, em especial em Enfermagem Oncológica, respeitando normas de segurança no trabalho e ambientais;

3. Participar como agente de transformação nos diferentes processos de trabalho da Enfermagem;

4. Realizar atividades de cunho administrativo relacionado a recursos materiais, ambientais e humanos, conhecendo a dimensão intelectual e operacional deste processo;

5. Desenvolver competências e habilidades técnico-científicas, ético-político-tecnológicas e de pesquisa necessárias para a assistência de Enfermagem especializada ao paciente/cliente oncológico dentro de seu âmbito de atuação. 

Como vou aprender?

Este curso será híbrido (online e presencial). As situações de aprendizagem previstas para cada unidade do componente curricular têm como eixo condutor um projeto que considera contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que deles emergem, como estudo de casos, proposição de problemas, pesquisa em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos, atividades em laboratório e o estágio profissional supervisionado. Cabe ressaltar que, na mediação dessas atividades, o docente deve atuar no sentido de possibilitar a identificação de problemas diversificados e desafiadores, orientando a busca de informações, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade, incentivando respostas inovadoras. Deve, também, criar estratégias que propiciem avanços, tendo sempre em vista que a competência é formada pela prática e que esta se dá em situações concretas.

O que vou desenvolver?

1. Atuar nas áreas de: prevenção de doenças, tratamento e reabilitação no processo saúde, prestando assistência integral ao cliente/paciente.

2. Entender e atuar em atividades administrativas de recursos materiais, ambientais e humanos, conhecendo a dimensão intelectual e operacional deste processo;

3. Estar apto para exercer sua profissão nos segmentos da saúde de pequeno, médio e grande porte seguindo o código ético de enfermagem.

Matriz Curricular Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Módulo I Componentes Curriculares Horas de
Teoria
Horas de
Estágio
Unidade I
Instrumentalizando o Cuidado
Anatomia e Fisiologia Humana aplicada à Enfermagem 64 -
Microbiologia e Parasitologia aplicada à Enfermagem 44 -
Noções  de Nutrição e Dietética aplicada à Enfermagem 16 -
Farmacologia I 76 -
Fundamentos de Enfermagem 104 145
Unidade II
Promovendo a Saúde e Aspectos Éticos
Psicologia aplicada à Enfermagem 16 -
Aspectos Éticos e Legais 20 -
Exames Diagnósticos aplicados à Enfermagem 12 -
Biossegurança 20 -
Saúde Coletiva I 40 25
Unidade III
Cuidando do Cliente nas Diversas Fases do Ciclo Vital I
Assistência de Enfermagem ao Paciente Clínico I 104 80
Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico I 108 70
Oncologia I 16  
Assistência de Enfermagem à Saúde da  Mulher I 40 40
Assistência de Enfermagem à Criança e ao Jovem I 40 40
Urgência e Emergência 48 -
  Subtotal 768 400
  Carga Horária Total do Módulo I 1.168

 

Módulo II Componentes Curriculares Horas de
teoria
Horas de
estágio
Unidade IV
Participando do Processo de Gestão em Saúde e Promoção da Saúde
Saúde do Idoso 24 -
Farmacologia II 32 -
Saúde Coletiva II 24 25
Administração aplicada à Enfermagem 44 35
Unidade V
Cuidando do Cliente nas Diversas Fases do Ciclo Vital II
Saúde Mental 40 -
Assistência de Enfermagem do Paciente Cirúrgico  96 80
Enfermagem Centro Cirúrgico e CME 24 25
Unidade VI
Cuidando do Cliente nas Diversas Fases do Ciclo Vital III e em Situação Crítica
Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher II 40 -
Assistência de Enfermagem à Criança e ao Jovem II 40 -
Enfermagem Paciente Crítico 80 80
Oncologia II 36 -
  Subtotal 480 245
  Carga Horária Total do Módulo II 725
  Total Geral Módulo I + Módulo II 1.893

Objetivos do curso

1. Compreender o processo saúde/doença com determinação social, reconhecendo no mercado de trabalho a estrutura organizacional formal e informal, a cultura e política institucional, as funções e responsabilidades de cada membro da saúde, enquanto prestadores de serviço à clientela interna e externa;

2. Prestar assistência de enfermagem integral ao cliente em todos os níveis de atendimento à saúde tendo como base a fundamentação técnico-científica específica em Enfermagem, em especial em Enfermagem Oncológica, respeitando normas de segurança no trabalho e ambientais;

3. Participar como agente de transformação nos diferentes processos de trabalho da Enfermagem;

4. Realizar atividades de cunho administrativo relacionado a recursos materiais, ambientais e humanos, conhecendo a dimensão intelectual e operacional deste processo;

5. Desenvolver competências e habilidades técnico-científicas, ético-político-tecnológicas e de pesquisa necessárias para a assistência de Enfermagem especializada ao paciente/cliente oncológico dentro de seu âmbito de atuação. 

Inscrições Online

Inscrições prorrogadas

28 de maio até 25 de agosto

Matrícula

Online
12 até 31 de Agosto de 2021

Presencial
16 até 01 setembro de 2021, na Secretaria da Escola Técnica

Prova objetiva (presencial)

A prova objetiva escrita será realizada na cidade de São Paulo, no dia 27/08/2021, com duração de1h30min.

Início das aulas

1º de setembro  de 2021
14h às 19h

Sistema de avaliação

Será considerado aprovado em cada componente curricular (disciplina), o aluno que obtiver:
1. Frequência igual ou superior a 75% da carga horária total letiva (ou 100% quando for estágio supervisionado); 

2. Média Final é a média aritmética de todas as atividades avaliativas propostas em cada componente curricular (disciplina) igual ou maior que 7,0 (sete).

Com quem vou aprender?

Graduada em enfermagem (2018) pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em oncologia na modalidade residência pela instituição A.C.Camargo Center (2021). Atuou como estagiária em reprodução humana assistida na clínica Gera, telemonitoramento na Informar Saúde e no setor de unidade de terapia intensiva adulto e pediátrica pelo A.C.Camargo Cancer Center.  Membro do grupo dos Cuidados Paliativos do A.C.Camargo Cancer Center. Atualmente enfermeira da Educação Continuada da instituição A.C.Camargo Center e preceptora de estágio de graduação em enfermagem pela Universidade Nove de Julho. 

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho (2009). Atualmente é enfermeiro da Fundação Antônio Prudente. Tem experiência na área de enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: serviço hospitalar de oncologia, educação em enfermagem e infecções por coronavírus. Pós-graduação em oncologia pela FAP (2014). Pós-graduação em docência para nível técnico e superior pela UNINOVE (2020).

Bacharela e licenciada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP. Realizou graduação sanduíche nos Estados Unidos e atuou como enfermeira estagiária no centro de Ciência da Ressuscitação Cardiopulmonar no departamento de emergência na Universidade da Pensilvânia.  É especialista em oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center e atua na educação continuada do A.C.Camargo Cancer Center. É membro do Grupo de Estudos em Pratica e Educação Baseadas em Evidências da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP .

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho (2008), pós-graduação em Assistência Multiprofissional em Oncologia pelo Centro Universitário São Camilo (2020), pós-graduação em Desenho Instrucional pela UniFCV centro universitário Cidade verde (2019), pós-graduação em docência em Enfermagem pela Unyleya (2018), pós-graduação em Gestão e Qualidade em Saúde pela Pró Saúde Assoc. Benef. de Assistência Social e Hospital (2015), pós-graduação em enfermagem em Hemodinâmica e Cardiologia pela Universidade Nove de Julho (2011). Possui experiência na posição de enfermeira em Pediatria, Pronto Socorro e Clínica Médica Cirúrgica. Atualmente é Responsável Técnica e docente da Escola Técnica do A.C.Camargo Cancer Center.

Possui Graduação em Enfermagem na Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, concluída em 1997. Especialização em Enfermagem em Oncologia, lato sensu, na Fundação Antônio Prudente, São Paulo, concluído em 2007. Atualmente, atua como enfermeira educadora no departamento de Ensino (Educação Continuada Multiprofissional), do A.C.Camargo Cancer Center, centro de referência no tratamento, pesquisa e reabilitação do câncer, onde contribuiu para o início da disciplina em Enfermagem Oncológica na Residência Multiprofissional em 2013, como Tutora e formadora dos preceptores da prática em campo com parceria acadêmica da UNIFESP e Programa ACOLHEONCO sob a liderança da Profa. Dra. Edvane B.L. de Domenico. Integra o Grupo de Estudo em Práticas e Educação Baseadas em Evidências (GEPEBE), EPE- UNIFESP, sob liderança da Profª. Dra. Edvane B. L. de Domenico. Mestranda do programa de Mestrado Profissional CEDESS-UNIFESP. Experiência profissional em diversos departamentos, unidades ambulatoriais, de internação adulto e pediátrica, e emergenciais adulto e pediátrica.

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo (2011). É especialista em educação continuada e permanente em saúde pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (2017) e Urgência, Emergência e UTI pelo Centro Universitário Internacional (2020). Atua na educação continuada do A.C.Camargo Cancer Center. 

Possui graduação em enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo (2011) e mestrado em oncologia pela Fundação Antônio Prudente (2015). Atualmente é enfermeiro da educação continuada - A.C.Camargo Cancer Center.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2012. Experiência na área de Enfermagem em Oncologia, tratamento de feridas neoplásicas, saúde do adulto, educação em saúde, metodologias ativas, satisfação do paciente, tradução e validação de instrumentos. Mestrado concluído em junho de 2018 pela UNIFESP.

Funcionamento

Segunda a sexta, das 8h às 16h
E-mail: [email protected]
Diretoria: Diretoria de Ensino Centro Sul 
Gerente de Ensino: Edna Rodrigues Bedani 
Supervisão de Enfermagem: Maria das Graças S. Matsubara
Responsável Técnica: Eliza Costa Cijevschi
Responsável Pedagógica: Juliane Aparecida Lima dos Santos

Endereço
O curso será ministrado fisicamente no Ensino do A.C.Camargo Cancer Center (Rua Prof. Antônio Prudente, 211), com o suporte do ambiente virtual de aprendizagem Moodle e da plataforma de videoconferência Teams.

Avaliação de conteúdo

Você gostaria de avaliar esse conteúdo?
Esse conteúdo foi útil?
Gostaria de comentar algo sobre esse conteúdo?
Ao continuar você confirma ter ciência de nossa Política de Privacidade e dos respectivos Avisos de Privacidade e Proteção de Dados presentes em nosso Portal de Privacidade.
CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.