A.C.Camargo Cancer Center. Estamos entre os 30 melhores hospitais oncológicos do mundo

Atendimento Oncológico Protegido

Estamos preparados para receber e cuidar de nossos pacientes em tempos de Covid-19, com total segurança, excelência e agilidade!

O sucesso de uma terapia oncológica depende muito do diagnóstico precoce e do tratamento adequado de um tumor, pois um dos fatores que aumenta a chance de cura da doença é tratá-la em até 30 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico.

A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação. Essa especialização nos permite oferecer agilidade, excelência e segurança no tratamento oncológico.

Dessa forma, estabelecemos o Atendimento Oncológico Protegido – um conjunto de processos para o paciente prosseguir com seu tratamento, em tempos de pandemia.

Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Conheça as nossas principais medidas.

Triagem virtual

Antes de vir ao A.C.Camargo, o paciente tem a opção de acessar a plataforma Pronto Atendimento Digital e responder a uma série de questões. Por exemplo, se teve contato com alguém com suspeita de Covid-19, se há sintomas como febre e falta de ar e se pertence a algum grupo de risco.

Em seguida, a inteligência artificial analisa as informações concedidas e define se o caso é considerado crítico ou não. Assim, evita-se que o Pronto Atendimento fique saturado com casos não-urgentes e diminuem-se os focos de contaminação.

Os dois cenários:

• Se os sintomas forem de gravidade: o paciente com suspeita de Covid-19 confirma que vai para o A.C.Camargo e, imediatamente, ele aparece na plataforma de previsão de demanda para o Pronto Atendimento, visualizada pelos profissionais da Instituição.

• Se o caso for menos crítico: uma mensagem orienta a permanência em isolamento domiciliar. Depois, a plataforma convida o paciente a responder ao formulário diariamente para monitorar seus sintomas, assim a equipe assistencial poderá acompanhar a progressão ou não do quadro, dia a dia. O paciente ainda recebe dicas de prevenção.

Triagem na emergência

Especificamente para a entrada do pronto atendimento, profissionais paramentados entregam a máscara para o paciente e perguntam sobre sintomas associados à Covid-19. Em caso afirmativo, ele é direcionado para uma sala específica. Já quem não tem sintomas segue outro fluxo, especial para pessoas assintomáticas.

Pacientes com sintomas não cruzam com os que não os tem, uma ala é isolada da outra.

Isolamento na internação e UTI

Pacientes oncológicos que precisam de internação tem à disposição apartamentos, enfermarias e leitos na unidade de terapia intensiva devidamente protegidos uma vez que há áreas específicas e isoladas para pacientes com suspeita ou diagnóstico do novo Coronavírus.

Ambulatório

Consultas, exames, sessões de quimioterapia e radioterapia também contam com cuidados específicos para aumentarem a segurança do paciente oncológico durante seu tratamento.

O exame de RT-PCR e o tratamento cirúrgico do câncer

Para fazer o diagnóstico da Covid-19, o A.C.Camargo observa sinais e sintomas dos pacientes, conforme os protocolos da OMS e do Ministério da Saúde. Na sequência, o médico pede o exame de RT-PCR e verifica a carga viral.

Também foi implementado um protocolo para pacientes não-internados que tratam câncer e estão com uma cirurgia marcada, para a segurança deles e da nossa equipe. Primeiramente, mesmo que seja assintomático para a Covid-19, ele responde a um questionário que verifica inclusive se ele teve contato com alguém com sintomas.

Antes da cirurgia, o paciente faz um exame de PCR e vai para casa ficar isolado enquanto aguarda o resultado – este definirá se a cirurgia será feita como o previsto ou se será adiada momentaneamente. 

Equipamentos de proteção individual

Os profissionais do A.C.Camargo estão paramentados com equipamentos de proteção individual (EPIs) de acordo com as exigências das autoridades científicas.

O cuidado é ainda maior quando se trata daqueles que lidam diretamente com os pacientes: são disponibilizados face shields individuais e descartáveis, máscaras N95, aventais impermeáveis e o que mais for necessário.

Há também medidas como a limitação de quantidade de pessoas nos elevadores, o distanciamento entre as recepções e as faixas no chão que demarcam a distância entre as pessoas.

 

#QuemTemCâncerTemPressa e estamos prontos para acolher nossos pacientes, assistindo-os de forma segura em todas as fases de seu tratamento.