Uma professora e uma aluna em sala de aula

Escola Especializada Schwester Heine

A Escola Especializada Schwester Heine  (EESH) completou 30 anos em 2017: foi a primeira escola em instituição hospitalar privada do país. Carinhosamente chamada de Escolinha da Pediatria, ela se tornou referência nacional em Classes Hospitalares. Professores da rede pública municipal e estadual da educação básica dão as aulas, com um projeto pedagógico especialmente desenvolvido para os alunos durante o tratamento oncológico. O objetivo é valorizar a formação das crianças e dos adolescentes e também ajudá-los no retorno e na reintegração ao convívio escolar. A iniciativa é desenvolvida em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação e abrange da educação infantil ao ensino médio.

A escola foi fundada pela Dona Carmen Prudente, em 1987, junto com a pedagoga Maria Genoveva Vello

Carmem Prudente
"
As crianças conseguiam vencer a doença, mas não conseguiriam vencer na vida sem educação
Dona Carmen Prudente

Em 2017, 2.020 pacientes foram atendidos na escola.

O trabalho pedagógico desenvolvido na EESH assegura os aspectos teórico-práticos com base em:  

Intencionalidades: dirigem as ações educativas e pedagógicas para e com os sujeitos a quem formaremos. 

Áreas do conhecimento: se referem aos objetos do conhecimento para os alunos pacientes.  

Saberes: correspondem às construções dos docentes e dos alunos pacientes. 

Didáticas: diferentes maneiras de ensinar desde a concepção dos sistemas educativos e dos docentes.  

Avaliações: referentes ao seguimento dos processos de ensino e aprendizagem, implicados ao assumir determinadas formas de compreender os processos educativos e pedagógicos.  

Objetivo: ser um espaço pedagógico e cultural de formação de escolares em tratamento oncológico empoderados para o exercício da plena cidadania e da consciência crítica, por meio da garantia e da continuidade dos estudos, a partir do regresso e reintegração ao convívio escolar.  

Proposta pedagógica: a proposta pedagógica da EESH estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação no contexto hospitalar por meio da Classe Hospitalar.  

Proposta metodológica: a EESH pratica uma educação humanizadora, que trabalha valores como liberdade, solidariedade, justiça e altruísmo. A metodologia proposta contempla uma prática personalizada, democrática e significativa, em que todos têm participação nas construções e decisões, a fim de se tornarem agentes empoderados para atuarem em suas realidades, transformando-as. 

Princípios e valores da EESH: mediar a formação cidadã dos escolares em tratamento oncológico, por meio de um processo humanizador, a fim de contribuir com seu retorno e sua reintegração ao convívio escolar. 

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