Tipo de Cancer Detalhes - A.C.Camargo Cancer Center

Pacientes e Tudo Sobre o Câncer

Dermatofibrosarcoma

Dermatofibrosarcoma é um sarcoma de pele maligno e raro, que tem como principal característica ser reincidente, ou seja, voltar algumas vezes na pele. Raramente causa metástases.

Ele é geralmente um tumor pequeno, no formato de uma pequena bola vermelha e dura, que vai crescendo durante os anos, podendo muitas vezes ser confundido com um cisto sebáceo.

O diagnóstico do dermatofibrosarcoma é confirmado após a biópsia. Nesse caso, é importante que seja feito um acompanhamento com um especialista e avaliado se há algum resquício do tumor na região de onde foi retirado.

Principais sintomas: É um tumor assintomático, que pode crescer rápida ou lentamente. O conselho dos especialistas é prestar atenção ao seu corpo e ao surgimento de bolinhas vermelhas que mudam com o tempo.

No A.C.Camargo Cancer Center, o diferencial é a forma com que o tratamento desse tumor é abordado: uma cirurgia menos mutilante e mais efetiva é realizada. É necessário avaliar as margens em volta do tumor, para que ele seja removido por completo e não reincida. No Hospital, a avaliação da biópsia e mais especificamente do tumor proporcionam um índice muito baixo de reincidência.

A quimioterapia é utilizada apenas em casos de tumores muito grandes. O medicamento utilizado na quimioterapia-alvo é específico para uma alteração do tumor, que tem pouco efeito colateral.

As causa do dermatofibrosarcoma são desconhecidas. Não é causado pelo sol, como a maioria dos tumores de pele, nem por agentes externos. O tumor pode aparecer em qualquer lugar do corpo.