Responsabilidade Ambiental - A.C.Camargo Cancer Center

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental

ISO 14001

O A.C.Camargo Cancer Center obteve em janeiro de 2013 a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que a Organização atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO 14001:2004.

A Norma especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental, permitindo à Instituição desenvolver e implementar políticas e objetivos que levem em conta os requisitos legais, internos e informações referentes aos aspectos e impactos ambientais significativos.

Aspecto Ambiental: elemento das atividades, produtos ou serviços do Hospital que podem interagir com o meio ambiente. Por exemplo, o consumo de água, de energia elétrica, descarte de resíduos de serviço e saúde, emissão de fumaça preta, emissão de ruído etc.

Impacto Ambiental: qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte no todo ou em partes dos aspectos ambientais do Hospital, como esgotamento de recursos naturais, exaustão de fontes de energia, poluição do solo e da água, poluição do ar, poluição sonora, etc.


Política do Sistema de Gestão Integrado

O A.C.Camargo Cancer Center, com base na sua visão, missão e valores, assume os seguintes compromissos perante o seu Sistema de Gestão Integrado:
  • Promover a melhoria contínua dos seus processos organizacionais e do Sistema de Gestão, assegurando a satisfação de seus clientes, colaboradores, comunidade, meio ambiente e sociedade, e a eficácia na gestão de riscos clínicos e não-clínicos;
  • Garantir a segurança no planejamento terapêutico;
  • Otimizar e racionalizar os recursos naturais renováveis e não-renováveis, prevenindo o impacto ambiental de suas atividades, processos e serviços prestados;
  • Atuar preventivamente na saúde e segurança ocupacional dos colaboradores;
  • Atender aos requisitos legais e estatutários aplicáveis;
  • Proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional aos seus dirigentes, colaboradores e fornecedores, ampliando a assistência oncológica para servir à comunidade;
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável.