Residência Médica e Aprimoramento Profissional - A.C.Camargo Cancer Center

Pesquisadores e Alunos

Residência Médica e Aprimoramento Profissional

A Escola de Cancerologia Celestino Bourroul (ECCB) do A.C.Camargo Cancer Center foi pioneira na implementação do 1º programa de Residência Médica em Oncologia no Brasil em 1954. Com mais de meio século de existência já formou mais de mil oncologistas que atuam espalhados pelo Brasil. Países como a Argentina, Bolívia, China, Colômbia, El Salvador, Equador, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela também já enviaram profissionais para serem treinados aqui.


ThumbnailAlém da Residência Médica, que seleciona candidatos por meio de concurso público de provas e títulos (edital), realizado pela Secretaria da Saúde de São Paulo - SUS, anualmente, a Escola de Cancerologia é responsável pela coordenação de ensino de Cursos de Aprimoramento e pelos Períodos de Observação.

Oferece Residência Médica nas áreas de: Cancerologia Cirúrgica (03 anos), Clínica (03 anos), Pediátrica (02 anos), Radioterapia (03 anos), Radiologia e Diagnóstico por Imagem (03 anos), Patologia (03 anos), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (02 anos), Radiologia e Diagnóstico por Imagem-R4 (01 ano), Citopatologia/Patologia-R4 (01 ano), Medicina Nuclear (03 anos) e Medicina Intensiva (02 anos). O programa incentiva o residente a participar do desenvolvimento de pesquisas, teses, abstracts e artigos de revisão que enriquecem o seu aprendizado e o seu currículo. Todos os programas são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM-MEC).

Programas de Aprimoramento (destinado a físicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas formados): de Física da Radiológica (no serviço de Radioterapia, duração 2 anos), Nutrição (01 ano), Fisioterapia em Oncologia (01 ano) e Câncer Bucal (no serviço de Estomatologia, 02 anos). O ingresso no programa é realzado anualmente por meio de concurso público.

Há também o modelo de Períodos de observação - que permite a graduandos acompanhar as rotinas médicas dos profissionais e começar a identificação com a profissão. Todos os períodos de observação são acompanhados por médicos do corpo clínico. As inscrições são aceitas a qualquer época do ano.

Perfil exigido:
Graduando em Medicina (após 3º ano) ou médicos formados.

Documentos necessários:
Currículo, declaração de matrícula da Faculdade ou declaração de Residência Médica e Foto 3x4.

Mais informações:
Escola de Cancerologia
Tel.: (11) 2189.5076