Editais Residência Médica

Escola de Cancerologia - Processo seletivo 2018
Edital - abertura de inscrições para os Programas de Aperfeiçoamentos

A Escola de Cancerologia Celestino Bourroul, órgão que congrega o ensino do A.C.Camargo Cancer Center da Fundação Antônio Prudente, em São Paulo, torna público por meio deste Edital, que no período abaixo citado, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo dos Programas de Aperfeiçoamento nas seguintes áreas:

 

Cirurgia Torácica em Oncologia, Mastologia, Microcirurgia, Oncologia Ortopédica, Urologia em Oncologia

1. Das características do programa

ESPECIALIDADE

DURAÇÃO

PRÉ-REQUISITO

VAGAS

Cirurgia Torácica em Oncologia

1 ano

Residência Médica em Cirurgia Torácica ou em Cancerologia/Cirúrgica, reconhecidas pela CNRM/MEC.

1

Mastologia

1 ano

Residência Médica em Mastologia ou Cancerologia Cirúrgica, reconhecidas pela CNRM/MEC

1

Microcirurgia

1 ano

Residência Médica em Cirurgia Plástica ou em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, reconhecidas pela CNRM/MEC.

1

Oncologia Ortopédica

2 anos

Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia. reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica. CNRM/MEC. e Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT

2*

Urologia em Oncologia

1 ano

Residência Médica em Urologia ou em Cancerologia Cirúrgica, reconhecida pela CNRM/MEC.

3

 

* Caso a vaga de Oncologia Ortopédica não seja preenchida por um médico estrangeiro (vide Edital do Programa de Capacitação para Médicos Estrangeiros 2017), esta vaga poderá ser preenchidas por um segundo candidato brasileiro.
Os candidatos da área Oncologia Ortopédica que ainda não possuem o titulo de especialista, poderão prestar o processo seletivo, sendo a matricula referendada após apresentação do comprovante de título de especialista.


2. Das inscrições

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma das áreas conforme consta na abertura do Edital. A taxa de inscrição uma vez paga pelo candidato, não será restituída em hipótese alguma.

As inscrições serão recebidas no período de 14/08/17 a 13/10/17, das 08h00 às 15h00, na Secretaria da Escola de Cancerologia localizada junto a Pós-Graduação no 2º subsolo - na Rua Prof. Antonio Prudente, 211 (Estação São Joaquim ou Vergueiro do Metrô). Exceto no horário de almoço (12h00 e 13h00), aos sábados, domingos e feriados.

Para realização da inscrição o candidato deverá atender os seguintes requisitos:
(O candidato que não for de São Paulo poderá se inscrever com o CRM da cidade origem. Caso seja aprovado no processo seletivo, deverá solicitar transferência para o CRM de SP).

 

Candidatos para área de Cirurgia Torácia em Oncologia:

  • Currículo lattes (não deverá ser encadernado);
  • Cópias simples: RG, CPF e CRM;
  • Cópia simples: Diploma de Residência Médica de Cirurgia Torácica ou Cancerologia Cirúrgica reconhecida pelo MEC (candidatos que já concluíram a residência);
  • Declaração da Residência Médica onde deverá constar o número do parecer MEC (candidatos que estejam no último ano do programa).

Candidatos para área de Mastologia:

  • Currículo lattes (não deverá ser encadernado);
  • Cópias simples: RG, CPF e CRM;
  • Cópia simples: Diploma de Residência Médica de Mastologia ou Cancerologia Cirúrgica reconhecida pelo MEC (candidatos que já concluíram a residência);
  • Declaração da Residência Médica onde deverá constar o número do parecer MEC (candidatos que estejam no último ano do programa).

Candidatos para área de Microcirurgia:

  • Currículo lattes (não deverá ser encadernado);
  • Cópias simples: RG, CPF e CRM;
  • Cópia simples: Diploma de Residência Médica de Cirurgia Plástica ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço reconhecida pelo MEC (candidatos que já concluíram a residência);
  • Declaração da Residência Médica onde deverá constar o número do parecer MEC (candidatos que estejam no último ano do programa).

Candidatos para área de Oncologia Ortopédica:

  • Currículo lattes (não deverá ser encadernado);
  • Cópias simples: RG, CPF e CRM;
  • Cópia simples: Diploma de Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia reconhecida pelo MEC (candidatos que já concluíram a residência) e Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT;
  • Declaração da Residência Médica onde deverá constar o número do parecer MEC (candidatos que estejam no último ano do programa).

Candidatos para área de Cirurgia Urologia em Oncologia:

  • Currículo lattes (não deverá ser encadernado);
  • Cópias simples: RG, CPF e CRM;
  • Cópia simples: Diploma de Residência Médica de Urologia ou Cancerologia Cirúrgica reconhecida pelo MEC (candidatos que já concluíram a residência);
  • Declaração da Residência Médica onde deverá constar o número do parecer MEC (candidatos que estejam no último ano do programa);

As inscrições deverão ser feitas mediante o correto preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do A.C.Camargo Cancer Center (www.accamargo.org.br > Pesquisadores e Alunos > Residência Médica e Aperfeiçoamento Profissional > Editais Residência Médica) e o pagamento da taxa, no valor de R$ 265,00 (duzentos e sessenta e cinco reais), por meio de depósito bancário (Banco: Itaú. Agência: 0057 C/C: 01465-6), o comprovante original do depósito deverá ser entregue no ato da inscrição.  O depósito deverá ser identificado com o número do CPF do candidato.

As inscrições realizadas por correio deverão atender os requisitos das inscrições, sendo que o comprovante original do depósito deverá ser encaminhado junto com a documentação solicitada. Só serão aceitas as inscrições com data de postagem no máximo até o término das inscrições.

3. Da seleção

A seleção constará de:

Para os candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Torácica em Oncologia

  • 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha e 10 (dez) questões dissertativas em Cirurgia Torácica. Peso: 3
  • Entrevista e análise de Currículo: Peso: 1,0 cada.

Para os candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em Mastologia

  • 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha e 2 (duas) questões dissertativas em Mastologia. Peso: 3
  • Entrevista e análise de Currículo: Peso: 1,0 cada.

Para os candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em Mircrocirurgia

  • 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha e 2 (duas) questões dissertativas em Microcirurgia Reconstrutiva e Reconstrução de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Peso: 3
  • Entrevista e análise de Currículo: Peso: 1,0 cada.

Para os candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em Oncologia Ortopédica

  • 10 questões dissertativas. Peso 1; 
  • Entrevista - Peso: 1 e Análise de Currículo - Peso: 1

Para os candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em Urologia em Oncologia

  • 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha e 2 (duas) questões dissertativas em Oncologia Urológica. Peso: 3
  • Entrevista e análise de Currículo: Peso: 1,0 cada.
4.  Data e local da prova escrita/entrevista

Data da prova: 25/10/17 (quarta-feira) - Horário: 09h00 - Local: Auditório Senador José Ermírio de Morais. (Fundos do A.C.Camargo Cancer Center). Entrada pela Rua Tamandaré, 764, Liberdade - SP 

A entrevista será realizada com todos os candidatos ao término da prova escrita.

5. Resultado final

O resultado final será divulgado no site do A.C.Camargo Cancer Center (www.accamargo.org.br > Pesquisadores e Alunos > Residência Médica e Aperfeiçoamento Profissional > Alunos Aprovados) no dia: 10/11/2017 (sexta-feira). Não será divulgado resultado por telefone.

6.  Da matrícula

A matrícula será realizada nos dias 8 e 9/01/18 (segunda e terça) das 09h00 às 15h00, na Secretaria da Escola de Cancerologia. Rua Prof. Antonio Prudente, 211. Liberdade. O não comparecimento do candidato no dia previsto para a realização da matrícula caracterizará a sua desistência do processo seletivo, ficando a instituição autorizada para proceder com nova convocação.
Os candidatos aprovados deverão entregar a seguinte documentação para matrícula, todos os documentos deverão ser cópias simples:

  • Inscrição do trabalhador PIS ou PASEP;
  • Uma foto 3 x 4;
  • Cartão Nacional de Saúde (SUS);
  • No candidato estrangeiro aprovado deverá apresentar: 2 fotos 3 x 4, uma cópia do documento que comprove a regularidade e seu "visto temporário" no país emitido pelo órgão competente.

Bolsa da instituição: Os candidatos aprovados receberão bolsas de estudos financiadas pela Fundação Antonio Prudente - A.C.Camargo Cancer Center, conforme valor bruto determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica. CNRM/MEC. R$ 3.330,43 (três mil trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos) por mês. O bolsista será orientado a efetuar abertura de conta corrente no Banco Itaú (Agência A.C.Camargo), a fim de receber o valor da bolsa de estudos.

 

O certificado será emitido somente pela Fundação Antonio Prudente - A.C.Camargo Cancer Center.

O inicio dos Cursos de Aperfeiçoamento será em 01/03/18 (quinta-feira).

7. Equipe responsável

Coordenadores

Área

Dr. Samuel Aguiar Jr

Residência Médica

Dr. Gustavo Cardoso Guimarães

Urologia em Oncologia

Dr. Stênio Cássio Zequi

Dr. Jefferson Luiz Gross

Cirurgia Torácica em Oncologia

Dr. Marcus Vinicius B. Baranauskas

Dra. Fabiana Baroni Alves Makdissi

Mastologia

Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski

Microcirurgia

Dra. Mônica Lúcia Rodrigues

Dra. Suely Akiko Nakagawa

Ortopedia em Oncologia

Dr. Fábio Fernando Elói Pinto

 

Edital - abertura de inscrições para os Programas de Residência Médica

A Escola de Cancerologia Celestino Bourroul, torna público por meio deste Edital, que no período abaixo citado, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo dos Programas de Residência Médica nas seguintes áreas:

Citopatologia e Transplante de Medula Ossea

1. Das características do programa

Especialidade

Duração

Pré-Requisito

Vagas

Citopatologia

1 ano

Residência Médica em Patologia (3 anos), reconhecidas pela CNRM/MEC.

2

Transplante de Medula Óssea

1 ano

Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia (2 anos) reconhecidas pela CNRM/MEC.

2


A Residência Médica terá duração de 1 ano A carga horária do programa será de 2.880 horas, distribuídas em 60 horas semanais (teórica e prática).

2. Das inscrições

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma das áreas conforme consta na abertura do Edital. A taxa de inscrição uma vez paga pelo candidato, não será restituída em hipótese alguma.

As inscrições serão recebidas no período de 21/08/17 a 13/10/17 das 08h00 às 15h00, na Secretaria da Escola de Cancerologia localizada junto a Pós-Graduação no 2º. subsolo - na Rua Prof. Antonio Prudente, 211 - Estação São Joaquim ou Vergueiro do Metrô. Exceto no horário de almoço: 12h00 às 13h00, e aos sábados, domingos e feriados.

Para realização da inscrição deverá apresentar a seguinte documentação:


Candidatos para área de Citopatologia:

  • Currículo lattes (não deverá ser encadernado)
  • Cópias simples dos seguintes documentos: RG, CPF e CRM*.
  • Cópia simples do Diploma da Residência Médica em Patologia reconhecida pelo MEC (Candidatos que já concluíram a Residência)
  • Declaração original da Residência Médica com o número do Parecer MEC (Candidatos que estejam no último ano do programa)

Candidatos para área de Transplante de Medula Óssea:

  • Currículo lattes (não deverá ser encadernado),
  • Cópias simples: RG, CPF e CRM*.
  • Cópia simples: Diploma da Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia reconhecida pelo MEC (Candidatos que já concluíram a Residência)
  • Declaração da Residência Médica com o numero do parecer MEC (Candidatos que estejam no último ano do programa)

Serão aprovados apenas os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 (sete) no processo seletivo, dentro do número de vagas de cada programa.

*O candidato que não for de São Paulo, poderá se inscrever com o CRM da cidade origem, caso seja aprovado no processo seletivo deverá solicitar transferência para o CRM de SP.

 

As inscrições deverão ser feitas mediante o correto preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do A.C.Camargo Cancer Center (www.accamargo.org.br > Pesquisadores e Alunos > Residência Médica e Aperfeiçoamento Profissional > Editais Residência Médica) e o pagamento da taxa, no valor de R$ 265,00 (Duzentos e Sessenta Cinco Reais), por meio de depósito bancário (Banco: Itaú - Agência: 0057 C/C: 01465-6), o comprovante original do depósito deverá ser entregue no ato da inscrição. O depósito deverá ser identificado com o número do CPF do candidato.

As inscrições realizadas por correio deverão atender os requisitos do prazo de inscrições sendo que o comprovante original do depósito deverá ser encaminhado junto com a documentação solicitada. Só serão aceitas as inscrições com data de postagem no máximo até o término das inscrições.

3. Da seleção

A seleção constará de:


Para os candidatos de Residência Médica em Citopatologia:
  • Prova escrita e prática, análise de currículo e entrevista.


  • Para os candidatos de Residência Médica em Transplante de Medula Óssea
  • 20 (vinte) questões de múltiplas escolhas e 04 (quatro) questões dissertativas em TMO - peso: 2

  • Entrevista e análise de Currículo - peso: 1

4. Data e local da prova escrita/entrevista

Para os candidatos das áreas profissionais: Citopatologia:

  • Data da prova: 23/10/17 (segunda-feira) - Horário: 9h00
  • Local: Biblioteca do A.C.Camargo (Fundos do A.C.Camargo Cancer Center). Entrada pela Rua Tamandaré, 764 - Liberdade.

Para os candidatos das áreas profissionais: Transplante de Medula Óssea:

  • Data da prova: 25/10/17 (4ª. Feira) - Horário: 09h00
  • Local: Auditório Senador José Ermírio de Morais  (Fundos do A.C.Camargo Cancer Center). Entrada pela Rua Tamandaré, 764 - Liberdade.

A entrevista será realizada com todos os candidatos ao término da prova escrita.

5. Resultado final

O resultado final: entrevista, análise do currículo e a classificação dos candidatos no Processo Seletivo serão divulgadas no site do A.C.Camargo Cancer Center (www.accamargo.org.br > Pesquisadores e Alunos > Residência Médica e Aperfeiçoamento Profissional >Alunos Aprovados) no dia: 10/11/2017 (sexta-feira). Não será divulgado resultado por telefone.

6. Da matrícula

A matrícula será realizada nos dias 08 e 09/01/18 (segunda e terça-feiras) das 09h00 às 15h00, na Secretaria da Escola de Cancerologia - Rua Prof. Antonio Prudente, 211, Liberdade. O não comparecimento do candidato no dia previsto para a realização da matrícula caracterizará a sua desistência do processo seletivo, ficando a instituição autorizada para proceder com nova convocação.
Os candidatos aprovados deverão entregar a seguinte documentação para matrícula, todos os documentos deverão ser cópias simples:

  • Inscrição do trabalhador PIS ou PASEP;
  • Uma foto 3x4;
  • Cartão Nacional de Saúde - SUS.

Bolsa da instituição: Os candidatos aprovados receberão bolsas de estudos financiadas pela Fundação Antonio Prudente - A.C.Camargo Cancer Center, conforme valor bruto determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM/MEC - R$ 3.330,43 (Três mil trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos) por mês. O bolsista será orientado a efetuar abertura de conta corrente no Banco Itaú (Agência A.C.Camargo), a fim de receber o valor da bolsa de estudos.

CERTIFICADO: Será emitido pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM do MEC.

O início do Programa de Residência Médica será 01/03/18 (quinta-feira).

7. Equipe responsável

Coordenadores

Área

Dr. Samuel Aguiar Jr

Residência Médica

Dr. Felipe D'Almeida Costa

Citopatologia

Dr. Garles Miller Matias Vieira

Transplante de Medula Óssea

 

Programa de capacitação profissional para médicos estrangeiros 2018

O Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros (PCPME) da Fundação Antonio Prudente - A.C.Camargo Cancer Center, constitui uma modalidade de ensino de aprimoramento destinada exclusivamente a médicos estrangeiros, com a finalidade de aprimoramento e/ou especialização médica, visando à difusão dos conhecimentos médicos brasileiros mediante o intercâmbio com outros países.

O PCPME terá carga horária de 60 horas/semanais, sob supervisão direta do tutor responsável pela área. Não havendo qualquer extensão ou redução do programa, mesmo que exigida pelo país de origem.

1. Das características do programa

O Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros (PCPME), nas seguintes áreas:

ESPECIALIDADE

DURAÇÃO

PRÉ-REQUISITO

VAGAS

Cirurgia de Cabeça e Pescoço 

2 anos 

Residência Médica em Cirurgia Geral ou Otorrinolaringologia

2 vagas 

Cancerologia/Cirúrgica 

3 anos 

Residência Médica em Cirurgia Geral 

1 vaga 

Ortopedia

2 anos

Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia e Título de Especialista do país de origem

1 vaga*


Os programas dos cursos terão duração e conteúdo idênticos aos programas de Residência Médica para brasileiros, já autorizados pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica-MEC) e vigentes para cada especialidade.

O Programa de Capacitação para médico estrangeiro será realizado conforme a Resolução 1.832/2008 do Conselho Federal de Medicina.

* O Programa de aperfeiçoamento em Oncologia Ortopédica é constituído por 2 vagas no total. Estas vagas poderão ser preenchidas tanto por candidatos brasileiros ou estrangeiros, de acordo com o processo de seleção, conforme consta nos editais do "Programa de capacitação profissional para médicos estrangeiros 2018 - Oncologia Ortopédica" e "Programas de Aperfeiçoamentos - Oncologia Ortopédica".   

2. Das inscrições

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas UMA DAS ÁREAS conforme consta na abertura do Edital.  

Período de inscrição: As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente ou pelos correios no período de 28/08/17 a 29/09/17, de segunda à quinta, das 08h00 às 15h00, e sexta, das 08h00 às 15h00. Exceto no horário de almoço, 12h00 às 13h00.
Endereço: Escola de Cancerologia, Rua Prof. Antonio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo. CEP: 01509-900.

Pré-requisitos: possuir o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras) em nível intermediário superior, conforme resolução 1.831/2008.

3. Data e local da prova escrita/entrevista

Data da prova: 23/10/17 (segunda) às 09h00
Na Pós-Graduação (fundos do A.C.Camargo Cancer Center) entrada pela Rua Tamandaré, 764, Liberdade, São Paulo

A entrevista será realizada com todos os candidatos ao término da prova escrita.

4. Da seleção

A seleção constará de:

Para os candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em Cancerologia Cirúrgica

  • 20 (vinte) questões de múltipla escolha em Cirurgia Geral;
  • Entrevista e análise de Currículo.

Para os candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia de Cabeça e Pescoço - com pré-requisito em Cirurgia Geral

  • 20 (vinte) questões de múltipla escolha em Cirurgia Geral;
  • Entrevista e análise de Currículo.

Para os candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia de Cabeça e Pescoço - com pré-requisito em Otorrinolaringologia

  • 20 (vinte) questões de múltipla escolha em Otorrinolaringologia;
  • Entrevista e análise de currículo.

Para os candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em Ortopedia

  • 10 (dez) questões dissertativas (peso: 1), entrevista (peso: 1) e análise de currículo (peso: 1)

Os resultados serão divulgados na internet no dia 10/11/17 (sexta) no endereço www.accamargo.org.br > Pesquisadores e Alunos > Residência Médica e Aperfeiçoamento Profissional > Alunos Aprovados

5. Da matrícula

A matrícula será realizada nos dias 08 e 09 de janeiro de 2018, das 09h00 às 15h00 na  Secretaria da Escola de Cancerologia

A matrícula não será referendada na falta de qualquer dos documentos necessários para inscrição, bem como o resultado da proficiência em português.

Documentação para inscrição e matrícula:

  • Ficha de inscrição;
  • 2 fotos 3x4 recentes;
  • Curriculum vitae não deverá ser encadernado;
  • 2 Cópias do Diploma de Medicina (frente + verso) com tradução juramentada;
  • 2 Cópias do Diploma de Residência Médica (frente + verso) com tradução juramentada;
  • 2 Cópias do documento de identidade (RNE) ou protocolo;
  • Declaração que comprova recursos suficientes para sua manutenção em território brasileiro durante o período de treinamento;
  • Cópia do documento que comprove a regularidade e seu "visto temporário" no país emitido pelo órgão competente;
  • Seguro de acidentes pessoais.

Início do programa: 01/03/18 - quinta

Bolsa da instituição: Os candidatos aprovados receberão bolsas de estudos financiadas pela Fundação Antonio Prudente, A.C.Camargo Cancer Center, conforme valor bruto determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) de R$ 3.330,43 (três mil e trezentos e trinta reais e quarenta três centavos) por mês.

CERTIFICADO: Será emitido somente pela Fundação Antonio Prudente, A.C.Camargo Cancer Center.
O certificado de conclusão do curso possuirá área do programa, período de realização e, explicitamente, que o mesmo não é válido para atuação profissional em território brasileiro.

Informações: Secretaria da Escola de Cancerologia - Telefone: (11) 2189-5076 ou pelo e-mail: eccb@accamargo.org.br