Projetos de Incentivo Aprovados - Ciclo 2013 - A.C.Camargo Cancer Center

Projetos de Incentivo Aprovados - Ciclo 2013

Projetos de Incentivo Aprovados - Ciclo 2013

Programa de Controle Externo de Qualidade em Imunoistoquimica e Hibridação in Situ

O programa destina-se a laboratórios de anatomia patológica, bem como seus técnicos e patologistas, que realizem rotineiramente exames de imunoistoquímica e hibridação in situ e será baseado na modalidade de treinamento a distância e, eventualmente, presencial, que se desenvolverá em um ambiente coletivo e colaborativo.

O participante será parte de um grupo cuja técnica laboratorial e capacidade de interpretação de IHQ e ISH serão avaliadas por um grupo de expertise em cada área e receberá um relatório desta avaliação. Em caso de identificação de problemas nos laboratórios participantes por parte dos especialistas, seus responsáveis poderão passar por períodos de reciclagem e aperfeiçoamento no laboratório de referência do Departamento de Anatomia Patológica do A.C.Camargo Cancer Center. Dentro desta atitude, o aperfeiçoando deve ter o seu aprendizado baseado em interatividade, cooperação e autonomia, dentro do conceito construtivista.

O programa justifica-se pela necessidade do aperfeiçoamento e melhoria da qualidade técnica laboratorial e de interpretação de IHQ e ISH no Brasil. Considerando que estas técnicas são definitivas na definição do diagnóstico e como testes preditivos da resposta à terapia, este aperfeiçoamento é uma necessidade mundial. No Brasil, onde tais técnicas têm ganhado importância diagnóstica, terapêutica e prognóstica cada vez maior em diversos centros de diferentes regiões, a carência de acompanhamento para a excelência técnica e interpretativa se faz ainda mais necessária, uma vez que não há nenhum programa de qualidade na América Latina.

Objetivo específico: Buscar o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade técnica laboratorial e de interpretação IHQ e ISH nos laboratórios de anatomia patológica de todo o país.

Indicadores: Número de profissionais certificados e sua inserção no retorno à sua origem.

Metas: Certificação de qualidade dos laboratórios de anatomia patológica, bem como seus técnicos e patologistas no prazo estabelecido no projeto. O projeto tem duração de 24 meses fornecendo certificações anuais, renováveis a cada ano.

Vagas ofertadas: Até 40 laboratórios poderão participar do programa simultaneamente. Os índices de qualidade global e individual serão divulgados ao fim de cada ano. Os laboratórios que não alcançarem proficiência ou com dificuldades técnicas em determinados testes serão convidados para reciclagem teórico-prática.