A.C.Camargo
Facebook Twitter Google Plus Youtube LinkedIn Instagram

INCiTO 2012 » O que é

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica (INCITO) do A.C.Camargo Cancer Center é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT's), programa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT). No estado de São Paulo é realizado em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

A missão do INCITO A.C.Camargo é combater o câncer, por meio da aplicação de conceitos e tecnologias inovadoras. Esse programa científico abrange as áreas de epidemiologia e biologia do tumor, ensaios clínicos, recrutamento e acompanhamento de pacientes, com atividades realizadas por pesquisadores-cientistas de instituições nacionais e internacionais.

O principal estudo do projeto, "Câncer hereditário e agregação familial: perfis clínicos e moleculares de pacientes brasileiros e seus parentes com alto risco de câncer", propõe usar a investigação clínica e genética para ampliar o entendimento dos cânceres mais frequentes na população brasileira associados com predisposição hereditária (próstata, mama e colorretal). O desafio é sugerir, no futuro, novas alternativas de diagnóstico e tratamento para esses tipos de cânceres.

Todo o investimento envolvido com o projeto INCITO tem como objetivo traduzir os resultados da pesquisa para a prática clínica, de forma que os novos conhecimentos sejam transferidos rápida e eficientemente para o sistema brasileiro de saúde.

Sobre o INCT

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) é um programa para promover o avanço da ciência no território nacional, por meio do financiamento de projetos de pesquisa multicêntricos. Busca articular a atuação de grupos de pesquisa em áreas estratégicas para o país e estimular o desenvolvimento internacional das pesquisas científica e tecnológica.

Cada projeto envolve, pelo menos, três instituições de dois estados brasileiros e, além de integrar grupos de pesquisa, o INCT deve contribuir para a melhoria do ensino e para a difusão de ciência para a população leiga. Desta forma, a formação de jovens pesquisadores e o apoio à instalação e funcionamento de laboratórios em instituições de ensino e pesquisa brasileiros faz parte do escopo desse programa.