Tratamento oncológico

Oncologia
Clínica
Oncologia Clínica

Uma das marcas registradas do A.C.Camargo Cancer Center é o Núcleo de Oncologia Clínica, que é composto por uma equipe de oncologistas especializados em clínica médica, oncologia ou hematologia. O serviço está preparado para oferecer um atendimento sistêmico e globalizado de forma multidisciplinar para determinar a escolha da melhor conduta para o tratamento.
A especialidade atua no acompanhamento clínico dos pacientes com tumores sólidos ou hematológicos, em tratamento ambulatorial ou internado. Participa do planejamento do tratamento em conjunto com os departamentos cirúrgicos, administra os tratamentos de quimioterapia, químio-imunoterapia, terapias-alvo, hormonioterapia e realiza os transplantes de medula óssea (TMO).

Os serviços oferecidos refletem a evolução em relação aos conhecimentos adquiridos sobre os mecanismos do câncer. Recursos como biologia molecular, marcadores tumorais e métodos de imagem garantem diagnósticos precoces e condições de tratamento mais adequadas. Nossa equipe investe ainda em ensino e pesquisa, participando de protocolos experimentais de tratamento, internacionais e multicêntricos, além de realizar protocolos e trabalhos de iniciativa própria, sempre com o consentimento do paciente e seguindo as normas éticas internacionais.

Terapias-alvo

São drogas que atingem diretamente moléculas específicas, que são essenciais para o tumor.
As terapias-alvo costumam ser mais eficazes e menos tóxicas que a quimioterapia.


Hormonioterapia

É um procedimento minimamente invasivo para identificar a presença de DNA tumoral a partir de uma amostra de sangue. É indicada para pacientes já diagnosticados para acompanhamento da doença, escolha e monitoramento do tratamento.
 

Transplante de medula óssea

É a Oncologia Clínica que realiza os transplantes de medula óssea. Existem dois tipos de transplantes: o alogênico, em que o doador da “nova” medula é outra pessoa compatível com o paciente, podendo ou não ser da família; e o autólogo (ou autotransplante), em que o paciente recebe uma medicação para aumentar a produção de células-tronco, que serão coletadas e congeladas. O paciente então recebe uma alta dose de quimioterapia e, depois de destruir todo o sistema imunológico, as células-tronco são novamente infundidas no sangue do paciente, que volta a produzir células saudáveis.

Oncogeriatria

Coordenado pela Oncologia Clínica, o serviço de Oncogeriatria do A.C.Camargo reúne uma equipe interdisciplinar, todos com especialização em oncologia, entre eles, psicólogos, psiquiatras e enfermeiros.

O serviço oferece atendimento especializado para os pacientes com mais de 70 anos, proporcionando um tratamento baseado em sua idade biológica e não cronológica. São utilizadas ferramentas constituídas de questionários específicos que ajudam a determinar aspectos da saúde física e emocional do paciente, que poderiam não ser percebidos em uma consulta de rotina. 
O paciente oncológico com mais de 70 anos que chega para sua primeira consulta, além do atendimento oncológico geriátrico inicial, é avaliado pela equipe de enfermagem e de psiquiatria. O objetivo é determinar as condições funcionais desse paciente em relação às suas atividades básicas da vida diária, para então elaborar um plano de tratamento.  

O objetivo é observar se o paciente consegue agir por si próprio, se está ou não deprimido, e identificar outros aspectos importantes como manutenção da memória, saúde cardiológica, pulmonar e renal e até mesmo se medicamentos que estão prescritos para ele podem conflitar com os quimioterápicos. Essas ações são para diminuir eventuais complicações durante a quimioterapia e reduzir o tempo necessário de internações, proporcionando mais qualidade de vida ao paciente idoso. 
Ao identificar esses aspectos clínicos, é possível tratar cada paciente de forma correta, evitando que sejam adotados procedimentos invasivos desnecessários ou medidas mais cautelosas para alguém que reúne plenas condições clínicas de receber um tratamento convencional.