Outubro Rosa - A.C.Camargo Cancer Center

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Chegou o Outubro Rosa e as quatro super-heroínas da Liga do Rosa do A.C.Camargo Cancer Center vão invadir novamente as ruas de São Paulo para levar informação sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de ajudar a desvendar os mais misteriosos enigmas sobre este tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Estima-se que em 2014 sejam diagnosticados cerca de 57 mil novos casos da doença no país.


Entram em ação contra o vilão câncer a superprofissional, a supermãe, a superesportista e a superconectada, personagens que formam a Liga do Rosa e simbolizam mulheres comuns que cuidam da saúde pessoal, além de serem difusoras de informações para suas redes de contato contribuindo para desmistificar o tema.

Conheça abaixo as ações do A.C.Camargo para celebrar a data.

Conheça a Liga do Rosa

"Me dedico muito ao meu trabalho, mas sei que a falta de tempo não é desculpa para deixar de me cuidar. Esta super-heroína representa o perfil contemporâneo de mulheres que se destacam em todas as áreas do concorrido mercado de trabalho por seu dinamismo, versatilidade e criatividade. Por mais intensa que seja sua vida cotidiana, a superprofissional não negligencia os hábitos saudáveis e dedica momentos de sua vida para conhecer o próprio corpo e realizar exames como a mamografia".







"Estou sempre conectada a todo minuto e sei tudo sobre câncer de mama. Por isso o tempo para me cuidar vem em primeiro lugar! Consciente da importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o contexto do combate ao câncer de mama, a heroína superconectada ao mundo da web representa cada mulher que está sempre bem informada sobre as novidades em torno da doença e com muito talento difunde seus conhecimentos sobre prevenção e diagnóstico precoce para sua rede de amigos em perfis nas mídias sociais, além de ser um instrumento que auxilia na desmistificação deste que é o tipo de câncer mais comum na mulher em todo o mundo".




"Amo a minha família acima de tudo. Ela é meu porto-seguro. Preciso estar com a saúde em dia para cuidar dela. Além de zelar por sua saúde, a supermãe se dedica a cuidar do bem-estar de seus filhos e marido. Ela não se esquece de visitar o médico com regularidade e agenda também as consultas para todos que com ela vivem. E, quando o assunto é prevenção, é a primeira a cultivar os hábitos de vida saudáveis dentro de casa".








"Sei que a prática de atividade física e prevenção caminham juntas. Estou sempre exercitando o corpo para ter uma vida saudável. Uma homenagem às mulheres que colocam o corpo em movimento. A atividade física regular é um dos hábitos de vida mais importantes para prevenção de câncer de mama e outras doenças, principalmente se associada a adequado índice de massa corporal (IMC) além de aumentar as chances de cura por reduzir o risco de retorno (recidiva) do câncer de mama".
Selfie com as super-heroínas

Nos finais de semana do mês de outubro, os clientes da Applebee's poderão fazer uma selfie com as heroínas. Além disso, as crianças vão receber ilustrações das personagens para colorir.

Veja na tabela abaixo onde estarão as super-heroínas da Liga do Rosa e participe:

12h às 20h

Applebee's
Moema

Applebee's
Shopping Eldorado
Applebee's
Shopping Morumbi
Applebee's
Granja Viana

04.10 Superesportista Superprofissional Superconectada Supermãe
05.10 Supermãe Superesportista Superprofissional Superconectada
11.10 Superconectada Supermãe Superesportista Superprofissional
12.10 Superprofissional Superconectada Supermãe Superesportista
18.10 Superesportista Superprofissional Superconectada Supermãe
19.10 Supermãe Superesportista Superprofissional Superconectada
25.10 Superconectada Supermãe Superesportista Superprofissional
26.10 Superprofissional Superconectada Supermãe Superesportista

Adesivos da Liga do Rosa

A partir de 14 de outubro, as super-heroínas também marcarão presença nas lojas Amor aos Pedaços, onde o cliente poderá não só se informar sobre câncer de mama nos cartazes espalhados por 16 unidades da rede em São Paulo, além de receber adesivos da Liga do Rosa nas embalagens dos produtos.

Confira abaixo onde estarão a Supermãe, Superprofissional, Superesportista e Superconectada:

Terça a Sexta
11 às 19h
CENESP
(Centro Empresarial)
Rua da
Consolação
Av. Cidade
Jardim
Shopping
Vila Olímpia
14.10 Superesportista Superprofissional Superconectada Supermãe
15.10 Supermãe Superesportista Superprofissional Superconectada
16.10 Superconectada Supermãe Superesportista Superprofissional
17.10 Superprofissional Superconectada Supermãe Superesportista

Terça a Sexta
11 às 19h
Av. Aclimação
(Aclimação)
Rua Verbo Divino
(Chácara Santo Antônio)
Rua Pedroso Alvarenga
(Itaim Bibi)
Rua Loefgreen
(Vila Clementino)
21.10 Superesportista Superprofissional Superconectada Supermãe
22.10 Supermãe Superesportista Superprofissional Superconectada
23.10 Superconectada Supermãe Superesportista Superprofissional
24.10 Superprofissional Superconectada Supermãe Superesportista

Sábado e Domingo
12h às 20h
Shopping Ibirapuera Shopping Iguatemi Shopping Pátio Paulista Shopping Bourbon
18.10 Superesportista Superprofissional Superconectada Supermãe
19.10 Supermãe Superesportista Superprofissional Superconectada

Sábado e Domingo
12h às 20h
Shopping Anália Franco
Shopping Plaza Sul
Grand Plaza Shopping
Shopping Tietê
25.10 Superconectada Supermãe Superesportista Superprofissional
26.10 Superprofissional Superconectada Supermãe Superesportista

Convite da Liga do Rosa

Faça parte do Outubro Rosa


Divulgue você também o Outubro Rosa.

Clique aqui
e faça download do folheto da Liga do Rosa.
Hábitos Saudáveis x Fatores de Risco

O envelhecimento é o principal fator de risco para câncer de mama, pois com o passar dos anos o DNA sofre mais alterações genéticas. A idade, quanto mais avançada, maior a probabilidade de a paciente desenvolver câncer de mama, alcançando seu pico entre os 60-70 anos, Isso não significa que ser jovem é estar imune ao câncer. Em relação a casos de histórico familiar de câncer de mama, principalmente mãe, irmã e filha, o risco é um pouco maior.

De acordo com o cirurgião oncologista, epidemiologista e diretor do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo, José Luiz Bevilacqua, 8 entre 10 casos de câncer de mama ocorrem, esporadicamente, por influência dos fatores ambientais. "Os hábitos que auxiliam na prevenção são manter o peso adequado, a adoção de uma dieta balanceada, com baixa ingestão de gorduras, a prática de atividade física e evitar bebidas alcoólicas", afirma o especialista, acrescentando que "os principais fatores de risco são ter apresentado a primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa acima dos 55 anos e nunca ter engravidado".
Mamografia para Redução da Mortalidade

Nas últimas décadas, o câncer tem se tornado um dos maiores problemas de saúde no Brasil e no mundo, sendo a segunda principal causa de morte na população brasileira. De acordo com José Luiz Bevilacqua, nos países desenvolvidos, que propiciam maior acesso ao rastreamento por mamografia, a taxa de mortalidade vem diminuindo, algo não observado no Brasil. "Consequentemente, aqui no Brasil ainda predominam os casos diagnosticados em estágios mais avançado", destaca o médico.

Exame padrão-ouro, introduzido no A.C.Camargo nos anos 1970, a mamografia visa diagnosticar lesões com baixa dose de irradiação e analisar as glândulas mamárias e as regiões axilares. É um exame adotado em forma de rastreamento populacional a partir dos 40 anos, em mulheres que não apresentam sintomas, para detectar câncer em estágio inicial não palpável, quando a taxa de cura pode superar os 90%. Também é indicada para avaliar eventuais alterações clínicas como palpação de nódulo ou qualquer modificação nas mamas. Segundo Bevilacqua, em caso de história familiar - principalmente em se tratando de diagnóstico na mãe ou irmã - recomenda-se começar a mamografia dez anos antes da idade em que o parente de primeiro grau foi diagnosticado. Se a mãe, por exemplo, desenvolveu a doença aos 40 anos o aconselhável é fazer a primeira mamografia aos 30 anos.