Pacientes e Tudo Sobre o Câncer

Notícias

Prevenção no trabalho. Siga essa ideia e garanta a sua segurança

27.07.2012

Garantir a segurança do colaborador em seu local de trabalho e atendê-lo da melhor maneira possível em caso de acidentes são, dentre outras atividades, responsabilidades dos setores de Medicina do Trabalho, Segurança do Trabalho e Gerenciamento de Riscos.

No Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho, o A.C.Camargo conversa com profissionais desses departamentos para entender como funciona e o que é necessário para contribuir com a segurança dos colaboradores.

Logo que é contratado para trabalhar no A.C.Camargo, o colaborador assiste a uma palestra onde recebe orientações sobre a prevenção contra os acidentes de trabalho. Um dos assuntos abordados é a importância e a correta utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) tais como: avental, óculos, luvas, máscara, calçados, etc. "Todo colaborador recebe um kit com os EPIs necessários para o seu cargo", afirma Rosangela Lisboa Marcatti, Engenheira de Segurança do Trabalho do A.C.Camargo. Segundo ela, o uso desses equipamentos é muito importante para a proteção contra infecções e para evitar outros acidentes, por isso, é de uso obrigatório. Na ocasião, o colaborador também recebe informações sobre a importância do descarte correto de resíduos. "As lixeiras são sinalizadas e buscam evitar que o colaborador entre em contato com materiais infectantes", ressalta.

Além de acidentes relacionados ao cotidiano do profissional, podem acontecer imprevistos, como tropeços, escorregões e quedas. Em qualquer uma dessas ocasiões, os Departamentos de Medicina do Trabalho e Segurança do Trabalho são acionados para avaliar o caso, prestar o primeiro atendimento e registrar o ocorrido, além de propor medidas corretivas e reforçar as orientações.

O Departamento de Segurança do Trabalho também é responsável por divulgar informações sobre prevenção, fazer inspeções e investigar acidentes, tanto dentro da empresa quanto os de trajeto. Dentre as campanhas de prevenção realizadas no A.C.Camargo, estão além da palestra de integração, os treinamentos da Brigada e as orientações pontuais e ações de comunicação. Além disso, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), um evento anual e obrigatório nas empresas brasileiras, segundo a legislação trabalhista, é organizado especificamente com o intuito de prevenção.

O trabalho de prevenção é essencial para que o local de trabalho seja seguro e funcione adequadamente. "A conscientização do colaborador é a melhor forma de prevenção. Ele deve estar ciente dos riscos, como evitá-los e seguir a risca as orientações", afirma Rosângela.

Agora que você já conhece um pouco sobre o trabalho de prevenção do A.C.Camargo em relação aos acidentes de trabalho, informe-se e consulte os departamentos responsáveis da sua empresa. Siga essa ideia e garanta a sua segurança.

Selecionar